#1196: Sem reestruturação, servidores da área ambiental entram em greve

Paralisação completa ocorre após meses de tentativa de negociação com o governo federal

#1196: Sem reestruturação, servidores da área ambiental entram em greve
Agente do Ibama observa aeronave queimada / Imagem: Ricardo Campos da Nóbrega/Flickr/Ibama
Table of Content
Bem-vindo ao resumo de notícias do Correio Sabiá no WhatsApp. Receba antes, gratuitamente, aqui. Saia quando quiser, se quiser.

✊🏾 Greve. Servidores da área ambiental entraram ontem (1º.jul.2024) em greve. ⛔️🌳 Temos mostrado no Correio Sabiá que, desde o início deste ano, esses servidores (exemplo: do Ibama e ICMBio) pedem:

  • Reestruturação de carreira;
  • Melhores condições de trabalho;
  • Remuneração justa; e
  • Redução da diferença salarial entre técnicos e analistas.

💵 Os servidores já tinham interrompido as atividades de campo, como a fiscalização ambiental. Mostramos isso numa reportagem no Correio Sabiá, publicada originalmente em janeiro de 2024. 🚜 No entanto, ainda mantinham tarefas burocráticas e negociavam suas demandas. 📝👨🏻‍💻👔 Diante das negativas do governo federal, pararam totalmente. 🚦

📈 Mudando de assunto... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou ontem (1º) que não tem que prestar contas a “nenhum ricaço ou banqueiro”, mas sim “ao povo pobre e trabalhador”. 👷🏼‍♂️👨🏽‍💼👔 Lula diz que não vai cortar gastos mexendo em benefícios sociais. ✂️ Também fala que o próximo presidente do Banco Central vai olhar para o país do que jeito que o Brasil é, e não como o mercado financeiro quer. 🏦 O dólar subiu ontem (1º) a R$ 5,65, maior patamar em 2 anos e meio. 💸🏆 - Infomoney (Leitura: 2min)

🎩 Câmara. O site da Câmara nesta madrugada (2.jun) era praticamente todo formado por notícias que exaltavam a participação feminina na política. 💪🏼🦸🏽‍♀️ A página destacava que mulheres devem atuar em decisões globais sobre mudanças climáticas. 🌍 Também mostrava duas reportagens focadas no presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), defendendo políticas públicas com mais direitos para as mulheres e até um percentual de cadeiras na Câmara para criar mais lideranças femininas. 👀 - Câmara (Leitura: 2min)

💭 Contexto. A iniciativa ocorre após deputados articularem para avançar um projeto que atacava os direitos reprodutivos femininos. 🤰🏾📃 Por iniciativa de congressistas conservadores, a maioria deles do PL, entrou em discussão um projeto que criminalizava o aborto após 22 semanas de gestação, inclusive nos casos previstos por lei (como o estupro). 🚨 A proposta não avançou depois da (péssima) repercussão, 📰 mas criaria uma aberração: a vítima de estupro poderia pegar uma pena superior à do próprio estuprador. 🧑🏻‍⚖️⚖️ Lira vai terminar seu mandado e tenta emplacar seu sucessor na presidência da Câmara. ♟️

Saiba o que temos feito para você:

🐙 Pulpo Eleitoral. Diálogos para descobrir e aprender sobre eleições no mundo. 🗳️ Participe.
👨🏻‍🚀 platō. Criamos uma uma platōforma em que você pode mandar perguntas sobre as notícias e ser respondido por especialistas. ❓😉 Participe do grupo

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.