#1196: Sem reestruturação, servidores da área ambiental entram em greve

Paralisação completa ocorre após meses de tentativa de negociação com o governo federal

#1196: Sem reestruturação, servidores da área ambiental entram em greve
Agente do Ibama observa aeronave queimada / Imagem: Ricardo Campos da Nóbrega/Flickr/Ibama
Link copiado!
Bem-vindo ao resumo de notícias do Correio Sabiá no WhatsApp. Receba antes, gratuitamente, aqui. Saia quando quiser, se quiser.

✊🏾 Greve. Servidores da área ambiental entraram ontem (1º.jul.2024) em greve. ⛔️🌳 Temos mostrado no Correio Sabiá que, desde o início deste ano, esses servidores (exemplo: do Ibama e ICMBio) pedem:

  • Reestruturação de carreira;
  • Melhores condições de trabalho;
  • Remuneração justa; e
  • Redução da diferença salarial entre técnicos e analistas.

💵 Os servidores já tinham interrompido as atividades de campo, como a fiscalização ambiental. Mostramos isso numa reportagem no Correio Sabiá, publicada originalmente em janeiro de 2024. 🚜 No entanto, ainda mantinham tarefas burocráticas e negociavam suas demandas. 📝👨🏻‍💻👔 Diante das negativas do governo federal, pararam totalmente. 🚦

📈 Mudando de assunto... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou ontem (1º) que não tem que prestar contas a “nenhum ricaço ou banqueiro”, mas sim “ao povo pobre e trabalhador”. 👷🏼‍♂️👨🏽‍💼👔 Lula diz que não vai cortar gastos mexendo em benefícios sociais. ✂️ Também fala que o próximo presidente do Banco Central vai olhar para o país do que jeito que o Brasil é, e não como o mercado financeiro quer. 🏦 O dólar subiu ontem (1º) a R$ 5,65, maior patamar em 2 anos e meio. 💸🏆 - Infomoney (Leitura: 2min)

🎩 Câmara. O site da Câmara nesta madrugada (2.jun) era praticamente todo formado por notícias que exaltavam a participação feminina na política. 💪🏼🦸🏽‍♀️ A página destacava que mulheres devem atuar em decisões globais sobre mudanças climáticas. 🌍 Também mostrava duas reportagens focadas no presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), defendendo políticas públicas com mais direitos para as mulheres e até um percentual de cadeiras na Câmara para criar mais lideranças femininas. 👀 - Câmara (Leitura: 2min)

💭 Contexto. A iniciativa ocorre após deputados articularem para avançar um projeto que atacava os direitos reprodutivos femininos. 🤰🏾📃 Por iniciativa de congressistas conservadores, a maioria deles do PL, entrou em discussão um projeto que criminalizava o aborto após 22 semanas de gestação, inclusive nos casos previstos por lei (como o estupro). 🚨 A proposta não avançou depois da (péssima) repercussão, 📰 mas criaria uma aberração: a vítima de estupro poderia pegar uma pena superior à do próprio estuprador. 🧑🏻‍⚖️⚖️ Lira vai terminar seu mandado e tenta emplacar seu sucessor na presidência da Câmara. ♟️

Saiba o que temos feito para você:

🐙 Pulpo Eleitoral. Diálogos para descobrir e aprender sobre eleições no mundo. 🗳️ Participe.
👨🏻‍🚀 platō. Criamos uma uma platōforma em que você pode mandar perguntas sobre as notícias e ser respondido por especialistas. ❓😉 Participe do grupo

Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.