História

O Correio Sabiá é a 1ª organização de mídia do Brasil criada no WhatsApp, 2018, para combater a desinformação de um jeito inovador ao disseminar conteúdo jornalístico no app de mensagens.

Em 2020, veio o 1º reconhecimento internacional, quando nosso CEO/fundador Maurício Ferro foi selecionado no programa Emerging Media Leaders, parceria do ICFJ (International Center for Journalists) com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, para líderes de mídia da América Latina e do Caribe.

Voamos.

Sob o lema "make it cool and have fun", aprendido nas mentorias, o Correio Sabiá passa a desenvolver produtos e soluções focados na audiência, endereçados a resolver os 3 principais problemas do ecossistema noticioso em nossa visão: desinformação, news avoidance (rejeição intencional a consumir notícias) e falta de confiança.

As soluções que desenvolvemos estão nas abas deste site, que foi todo reformulado em 2024. Trocamos de CMS para torná-lo mais ágil, integrando os produtos que oferecemos.

Nossas políticas editoriais, códigos de ética e conduta e outros documentos que consideramos essenciais para o jornalismo ter a transparência que a audiência merece estão abaixo, em PDF.

Abaixo, informações sobre nosso Time e nossas Conquistas nacionais e internacionais.

Vamos voar ainda mais.

Time

👤 Maurício Ferro. CEO/fundador. Jornalista pela UFRJ. Emerging Media Leader do ICFJ (International Center for Journalists), 2020. Líder de mídia nativa digital pela Fundação Gabo, 2023. Cobriu a Presidência da República. Team-leader e responsável principal por todos os produtos do Correio Sabiá.

👤 João Gabriel Peixoto. CVO (Chief Vibe Officer). Designer pela UFRJ e responsável pela unificação da identidade visual dos produtos do Correio Sabiá.

👤 Pedro Koblitz. Desenvolvedor web. Responsável pela parte de tecnologia dos projetos do Correio Sabiá.

👤 Rafael Menezes. Consultor para Assuntos Ambientais, com foco em Oceanos. Oceanógrafo pela USP. Mestre em Biotecnologia Marinha pela UFF.

👤 Barbara Padovani. Designer UX. Responsável pela experiência de usuário dos projetos Pulpo e platō, ambos desenvolvidos pelo Correio Sabiá.

👤 Gabriel Menezes. Consultor de Marketing e Estratégia Digital. Publicitário pela UFRJ. Apoia o branding dos produtos do Correio Sabiá.

👤 Thainan Castro. Artista. Baseado em Londres, é o criador da logomarca do Correio Sabiá e colabora com ilustrações. Graduado em Desenho Industrial pela PUC-Rio.

Quem já voou com a gente

*Estamos atualizando esta seção. Em breve, novidades.

Conquistas 🏆

Um dos 6 selecionados de diferentes países no programa "Conservando Juntos", aliança de Internews, USAID (Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional) e WCS (Wildlife Conservation Society), em 2024.

  • Projeto: Mentorar estudantes, jornalistas e pesquisadores para que ampliem a divulgação de delitos ambientais na Amazônia, usando a expertise do Correio Sabiá para estimular a construção de canais noticiosos com engajamento de audiência, endereçando uma solução ao deserto de notícias.

Selecionado no Leap, um News Innovation Lab global do ICFJ (International Center for Journalists), em 2023, para desenvolver uma solução de combate à desinformação com inteligência artificial.

Selecionado no programa Acelerando Negócios Digitais, em 2023, da Meta com o ICFJ, em 2023. Um dos 80 selecionados no Brasil. O objetivo do programa foi melhorar esta organização de notícias. Nosso projeto, qualificar o platō, foi escolhido como um dos 'cases de sucesso' do programa, motivo pelo qual apresentamos o produto num evento presencial.

Um dos 9 selecionados no mundo pelo Earth Journalism Network, em 2023, no programa Ocean Media Initiative Story Grants to Report on Marine Pollution.

  • Projeto: Reportar sobre poluição sonora marinha. O Correio Sabiá fez mais do que isso e criou documentário (legendas em português e inglês), vídeo teaser (parte da estratégia de divulgação e distribuição de conteúdo), landing page e até Instagram (@ocean.correiosabia) focado em oceanos, tornando o projeto permanente. Um hub para tratar da temática oceânica.

Um dos 9 selecionados do Brasil no programa Jogo Limpo 2.0, em 2023, do ICFJ com o YouTube Brasil, para desenvolver "projeto inovador de combate à desinformação". Foi assim que desenvolvemos o Pulpo Antifiction, uma plataforma interativa que permite descobertas de sistemas eleitorais de diferentes países e até comparações.

Selecionado no Laboratório de Sustentabilidade do Google News Initiative, em 2023, um programa que reuniu 40 organizações jornalísticas interessadas em defender causas ambientais.

Um dos 16 selecionados do Brasil no programa Google Startups Lab, em 2022, do Google News Initiative em parceria com o laboratório de futuros desejáveis Echos e com a Ajor (Associação de Jornalismo Digital).

Fellowship no programa "A Digital Path to Entrepreneurship and Innovation for Latin America", atualmente chamado "Emerging Media Leaders", do ICFJ (International Center for Journalism) em parceria com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, de setembro/2020 a novembro de 2020.

  • (Obs.: em decorrência da pandemia em 2020, houve uma viagem a Washington, DC, apenas em setembro de 2022, a convite do ICFJ e do governo dos Estados Unidos, para 15 dias de conferência com autoridades do Jornalismo por ocasião do mesmo programa).

➕ Voos

Os itens acima ilustram um pouco da nossa história, mas também acumulamos participações em congressos e conferências.

Por causa do trabalho desenvolvido no Correio Sabiá, Maurício Ferro foi um dos 10 jornalistas convidados a escrever previsões para o mercado de mídia brasileiro em 2024, na série "O Jornalismo no Brasil em 2024", um especial anual da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) com a Farol Jornalismo.

Em 2023, Maurício Ferro foi um dos 16 líderes de mídia nativa digital da América Latina e do Caribe selecionados pela Fundação Gabo para uma conferência em Buenos Aires (Argentina), por 4 dias.

Ainda em 2023, tivemos um stand no WebSummit, um dos maiores eventos de empreendedorismo e tecnologia do mundo. Foi assim que lançamos oficialmente o platō.

Em 2022, Ferro convidado a ser speaker num painel do Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Digital) sobre "como divulgar notícias no WhatsApp".

Há ainda uma série de convites para conversas com estudantes de várias universidades, públicas e particulares, em diferentes regiões do Brasil. Mostra o alcance do Correio Sabiá e a boa reputação construída em anos de trabalho.

Também são diversas as menções ao Correio Sabiá por outros veículos informativos (brasileiros e estrangeiros) e até em pesquisas de mestrado e doutorado, no Brasil e no exterior.

Correio Sabiá