Resumo da semana informativa (13 a 19.jan de 2025)

Política, meio ambiente e economia. O que há de essencial nas notícias está aqui.

Resumo da semana informativa (13 a 19.jan de 2025)
Reunimos abaixo todos os principais assuntos do noticiário / Imagem: Google DeepMind/Unsplash
Table of Content

🎩 Política

Trump toma posse no dia 20 de janeiro de 2025

Presidente eleito dos Estados Unidos 🇺🇸, Donald Trump toma posse na próxima segunda-feira (20.jan.2025). Ele convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o evento.

Por isso, Bolsonaro pediu que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizasse sua viagem. Isso porque o ex-presidente, sob investigações judiciais por supostamente ter tramado um golpe de Estado, está impedido de deixar o Brasil 🇧🇷.

Declarações expansionistas de Trump

Nas últimas semanas, antes de se tornar novamente presidente dos EUA, Donald Trump deu diversas declarações expansionistas que tiveram como alvos a Groelândia 🇬🇱 (território semiautônomo pertencente à Dinamarca 🇩🇰), o Canal do Panamá 🇵🇦 e o Canadá 🇨🇦.

☞ O tema da newsletter por e-mail do Pulpo Eleitoral da última sexta-feira (10.jan) foi a eleição na Groelândia. O Pulpo promove descobertas sobre pleitos no mundo. Para receber, é necessário ter cadastro no site do Correio Sabiá.

Posse de Nicolás Maduro na Venezuela

Nicolás Maduro tomou posse para um 3º mandato como presidente da Venezuela 🇻🇪, após uma eleição contestada. A maioria da comunidade internacional considera que houve uma fraude. A posse foi condenada por diversos países, que denunciaram a falta de legitimidade democrática do processo.

Mudanças na política de moderação da Meta

A Meta (empresa dona do Facebook e Instagram) anunciou o fim do seu programa de checagem de fatos nos Estados Unidos 🇺🇸, o que tem gerado preocupações sobre o impacto das fake news nas eleições brasileiras de 2026. Especialistas alertam que essas alterações podem deteriorar o ambiente digital e aumentar a disseminação de desinformação.

Dados de transparência do relatório da própria Meta (página 17) mostram a eficácia do programa de checagem de fatos no combate à desinformação. Enquanto apenas 3% das informações classificadas como falsas pelos fact-checkers tiveram sua classificação revertida após apelação, outras categorias tiveram mais de 60% das apelações resultando na reversão da decisão original.

♻️ Meio Ambiente

Previsões climáticas para 2025

Especialistas preveem que 2025 será um dos 3 anos mais quentes já registrados, com temperaturas acima da média em todo o Brasil.

2024 é o 1º ano a ultrapassar 1,5°C de aquecimento global

O relatório Global Climate Highlights 2024 do Copernicus revelou que 2024 foi o ano mais quente já registrado, com a temperatura média global ultrapassando 1,5°C acima dos níveis pré-industriais pela 1ª vez.

Com uma média de 15,10°C, o ano superou o recorde anterior de 2023 em 0,12°C, representando um aumento de 1,60°C em relação ao período pré-industrial. Este marco alarmante foi acompanhado por níveis crescentes de gases de efeito estufa, com o CO2 atingindo aproximadamente 422,1 ppm.

A Europa experimentou seu ano mais quente, aquecendo duas vezes mais rápido que a média global desde os anos 1980. Esses dados ressaltam a urgência de ações climáticas globais mais ambiciosas, especialmente à medida que nos aproximamos da COP30, que será realizada em Belém, no Pará, onde novos compromissos climáticos serão apresentados.

Incêndios em Los Angeles

Incêndios florestais que ocorrem desde o dia 8 de janeiro em Los Angeles, nos Estados Unidos 🇺🇸, vêm causando grande destruição. Ao menos 24 pessoas morreram e mais de 130 mil foram deslocadas. O evento está sendo considerado um dos mais destrutivos da história da cidade.

Sanção do projeto de eólicas offshore

O presidente Lula sancionou o projeto de lei que regulamenta a exploração de energia eólica offshore no Brasil. Esta legislação estabelece as diretrizes para a instalação de parques eólicos em águas marítimas, prometendo impulsionar a produção de energia renovável no país e atrair investimentos para o setor energético.

💰 Economia

Lula desmente fake news da taxação do PIX

Na última sexta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desmentiu notícias falsas de que o PIX seria taxado pelo governo brasileiro. Vestindo um casaco do Corinthians, o presidente gravou um vídeo no qual doava R$ 1.013,00 para o clube financiar o seu estádio.

Aumento da taxa Selic e inflação

O mercado financeiro projeta que a taxa Selic encerrará 2025 em 15% ao ano, com expectativas de inflação mais alta para 2025 e 2026.

Crescimento do crédito

Apesar da alta nos juros, empresas e famílias brasileiras estão fazendo mais empréstimos. O estoque de crédito concedido cresceu mais de 10,7% em um ano, atingindo R$ 6,3 trilhões.

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.