Resumo da semana informativa (13 a 19.jan de 2025)

Política, meio ambiente e economia. O que há de essencial nas notícias está aqui.

Resumo da semana informativa (13 a 19.jan de 2025)
Reunimos abaixo todos os principais assuntos do noticiário / Imagem: Google DeepMind/Unsplash
Link copiado!

🎩 Política

Trump toma posse no dia 20 de janeiro de 2025

Presidente eleito dos Estados Unidos 🇺🇸, Donald Trump toma posse na próxima segunda-feira (20.jan.2025). Ele convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o evento.

Por isso, Bolsonaro pediu que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizasse sua viagem. Isso porque o ex-presidente, sob investigações judiciais por supostamente ter tramado um golpe de Estado, está impedido de deixar o Brasil 🇧🇷.

Declarações expansionistas de Trump

Nas últimas semanas, antes de se tornar novamente presidente dos EUA, Donald Trump deu diversas declarações expansionistas que tiveram como alvos a Groelândia 🇬🇱 (território semiautônomo pertencente à Dinamarca 🇩🇰), o Canal do Panamá 🇵🇦 e o Canadá 🇨🇦.

☞ O tema da newsletter por e-mail do Pulpo Eleitoral da última sexta-feira (10.jan) foi a eleição na Groelândia. O Pulpo promove descobertas sobre pleitos no mundo. Para receber, é necessário ter cadastro no site do Correio Sabiá.

Posse de Nicolás Maduro na Venezuela

Nicolás Maduro tomou posse para um 3º mandato como presidente da Venezuela 🇻🇪, após uma eleição contestada. A maioria da comunidade internacional considera que houve uma fraude. A posse foi condenada por diversos países, que denunciaram a falta de legitimidade democrática do processo.

Mudanças na política de moderação da Meta

A Meta (empresa dona do Facebook e Instagram) anunciou o fim do seu programa de checagem de fatos nos Estados Unidos 🇺🇸, o que tem gerado preocupações sobre o impacto das fake news nas eleições brasileiras de 2026. Especialistas alertam que essas alterações podem deteriorar o ambiente digital e aumentar a disseminação de desinformação.

Dados de transparência do relatório da própria Meta (página 17) mostram a eficácia do programa de checagem de fatos no combate à desinformação. Enquanto apenas 3% das informações classificadas como falsas pelos fact-checkers tiveram sua classificação revertida após apelação, outras categorias tiveram mais de 60% das apelações resultando na reversão da decisão original.

♻️ Meio Ambiente

Previsões climáticas para 2025

Especialistas preveem que 2025 será um dos 3 anos mais quentes já registrados, com temperaturas acima da média em todo o Brasil.

2024 é o 1º ano a ultrapassar 1,5°C de aquecimento global

O relatório Global Climate Highlights 2024 do Copernicus revelou que 2024 foi o ano mais quente já registrado, com a temperatura média global ultrapassando 1,5°C acima dos níveis pré-industriais pela 1ª vez.

Com uma média de 15,10°C, o ano superou o recorde anterior de 2023 em 0,12°C, representando um aumento de 1,60°C em relação ao período pré-industrial. Este marco alarmante foi acompanhado por níveis crescentes de gases de efeito estufa, com o CO2 atingindo aproximadamente 422,1 ppm.

A Europa experimentou seu ano mais quente, aquecendo duas vezes mais rápido que a média global desde os anos 1980. Esses dados ressaltam a urgência de ações climáticas globais mais ambiciosas, especialmente à medida que nos aproximamos da COP30, que será realizada em Belém, no Pará, onde novos compromissos climáticos serão apresentados.

Incêndios em Los Angeles

Incêndios florestais que ocorrem desde o dia 8 de janeiro em Los Angeles, nos Estados Unidos 🇺🇸, vêm causando grande destruição. Ao menos 24 pessoas morreram e mais de 130 mil foram deslocadas. O evento está sendo considerado um dos mais destrutivos da história da cidade.

Sanção do projeto de eólicas offshore

O presidente Lula sancionou o projeto de lei que regulamenta a exploração de energia eólica offshore no Brasil. Esta legislação estabelece as diretrizes para a instalação de parques eólicos em águas marítimas, prometendo impulsionar a produção de energia renovável no país e atrair investimentos para o setor energético.

💰 Economia

Lula desmente fake news da taxação do PIX

Na última sexta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desmentiu notícias falsas de que o PIX seria taxado pelo governo brasileiro. Vestindo um casaco do Corinthians, o presidente gravou um vídeo no qual doava R$ 1.013,00 para o clube financiar o seu estádio.

Aumento da taxa Selic e inflação

O mercado financeiro projeta que a taxa Selic encerrará 2025 em 15% ao ano, com expectativas de inflação mais alta para 2025 e 2026.

Crescimento do crédito

Apesar da alta nos juros, empresas e famílias brasileiras estão fazendo mais empréstimos. O estoque de crédito concedido cresceu mais de 10,7% em um ano, atingindo R$ 6,3 trilhões.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.