⚡️ #979: As notícias essenciais da semana (17 a 23.jul) num lugar só

Correio Sabiá lista o essencial do noticiário num só lugar / 📸 Stas Ostrikov/Unsplash
Table of Content

⚡️ #979: As notícias essenciais da semana (17 a 23.jul) num lugar só

Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Correio Sabiá lista o essencial do noticiário num só lugar / ? Stas Ostrikov/Unsplash
Correio Sabiá lista o essencial do noticiário num só lugar / ? Stas Ostrikov/Unsplash

Começou o recesso parlamentar. Até 1º de agosto, os congressistas ficam de “folga”. Por isso, o noticiário sobre projetos no legislativo deve se limitar a negociações para que as propostas andem quando as atividades forem retomadas. No radar, estão as votações, por exemplo:

➡️ Todas essas questões ficam para agosto. Da mesma forma, segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, também ficou para agosto o lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A informação anterior, dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é de que o PAC seria lançado em julho.

A Câmara aprovou o texto-base da reforma tributária no dia 6 de julho de 2023 / ? Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
A Câmara aprovou o texto-base da reforma tributária no dia 6 de julho de 2023 / ? Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Aliás, Lula cumpre viagem à Bélgica na segunda (17.jul.2023) e terça (18.jul). Ele participa da Cúpula Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos)-União Europeia. Todas as viagens internacionais do Lula em 2023 estão listadas nesta reportagem do Correio Sabiá, que recebe atualizações constantes.

Por outro lado, o programa Desenrola, do governo federal, começa na segunda (17) e vale para renegociação de dívidas. Cerca de 30 milhões de pessoas devem ser beneficiadas. Nesta reportagem do Correio Sabiá, mostramos as principais medidas do governo Lula 2023.

Eis o vídeo da coletiva de imprensa do ministro da Fazenda Fernando Haddad, transmitida no canal do governo no YouTube:

Agenda. A viagem do Lula e o lançamento do Desenrola constavam na Agenda da Semana do Correio Sabiá, que lista os principais eventos, todos separados por data. É um jeito de dar mais previsibilidade ao noticiário.

IBC-Br. Na mesma Agenda da Semana, constava a divulgação na segunda (17), pelo Banco Central, do IBC-Br, que é considerado a prévia do PIB (Produto Interno Bruto). Neste caso, houve uma queda de 2% em relação a maio (mês anterior). Foi o pior resultado para junho desde 2018. Eis a íntegra da divulgação do Banco Central.

De acordo com o ministro Fernando Haddad, a queda no indicador é resultado do alto patamar da taxa básica de juros no país, a Selic, que o Copom (Comitê de Política Monetária) tem, sucessivamente, mantido em 13,75% ao ano. Integrantes do governo, incluindo o próprio Lula, criticam o patamar da taxa desde o início do ano.

  • ? Contexto: Como a inflação já deu sinais de estar controlada, a tendência é que comece um ciclo de redução da taxa básica de juros a partir da próxima reunião do Copom. Principalmente no início do ano, houve tensão (e muitas notícias) envolvendo o presidente do Banco Central, Roberto Campo Neto, e o governo federal. Campos Neto foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o cargo. Por causa da lei que definiu a “independência do Banco Central”, o mandato dele continua a durar mesmo no governo Lula. Foi nesse contexto que Campos Neto, em fevereiro, deu entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Saiba como foi a entrevista nesta reportagem do Correio Sabiá.

Nos próximos dias, ainda será relevante acompanhar os desdobramentos das ofensas contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), quando estava em Roma, na Itália. 3 suspeitos teriam chamado o ministro de “bandido, comunista e comprado”.

Relembre como foi a semana anterior nesta curadoria de notícias do Correio Sabiá.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.