#1887: Justificativa do projeto contra o aborto foi 'copiada e colada' de site negacionista, diz site
Pergunte o que quiser sobre esse e outros assuntos no platō
Bem-vindo ao resumo de notícias enviado pelo Correio Sabiá no WhatsApp. Receba gratuitamente aqui. Saia quando quiser, se quiser.
🤰🏾 Aborto. Sabe “Ctrl C + Ctrl V”, o famoso copia e cola? 📑 Foi isso o que fizeram os deputados federais que querem criminalizar o aborto acima de 22 semanas, como mostrou reportagem do Aos Fatos. 🗞️ - Aos Fatos (Leitura: 4min)
💻 Para ser mais claro: a justificativa que eles apresentaram no projeto foi copiada por inteiro de um site que divulga conteúdo negacionista para atacar direitos reprodutivos das mulheres. 😶 O texto estava disponível na internet desde o dia 24.fev, quase 3 meses antes de ser usado na Câmara. 🎩
❓ Dúvidas. Quem está por trás desse site? Como esse site se financia? Podemos aprofundar o debate no platō, dentro da Comunidade do Correio Sabiá. 👨🏻🚀 O platō é uma “platōforma” interativa para que você possa perguntar e ser respondido por um especialista. 🚀 Participe.
🗳️ Índia. O Pulitzer Center explicou a máquina de WhatsApp na eleição na Índia (🇮🇳), algo que comentamos algumas vezes por aqui e que tem sido motivo de conversas de alto nível no Pulpo Eleitoral, outra iniciativa da nossa comunidade. 😉🐙 - Pulitzer Center (Leitura: no seu tempo, em inglês)
🐙 Pulpo Eleitoral: faça descobertas sobre eleições no mundo aqui. 🗳️
💬 Continuando… A reportagem fala do uso extensivo do WhatsApp para campanhas políticas, aproveitando a penetração do app. 📱🛜 Há uma rede de voluntários bem organizada que dissemina conteúdo em grupos, alcançando milhões de pessoas, inclusive em áreas remotas. 🧑🧑🧒🧒 O impacto é enorme, mas com ampla divulgação de desinformação. 🤥📈
📲 Correio Sabiá. Somos o 1º jornal do Brasil criado no WhatsApp, em 2018, justamente para combater a desinformação no app de mensagens. ⚔️ Por isso é tão importante que vocês coloquem mais gente participando de nossos grupos. 💙
- ➡️ Temos a chance de fazer o inverso: usar o WhatsApp para levar conteúdo confiável, ajudando a manter a sociedade bem-informada e permitindo decisões baseadas em fatos, dados e evidências. 📊➡️ Considere apoiar mensalmente, com qualquer valor, nosso trabalho incansável.
🔬 Netlab. Ontem (18) publicamos em nosso site (todo renovado) a entrevista que fizemos com os pesquisadores do Netlab, da ECO-UFRJ (Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro). 👩🏻🔬 Falamos de desinformação, eleições em 2024, regulação de plataformas, WhatsApp e mais. 🔍🤓 - Correio Sabiá (Leitura: no seu tempo)
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.