#1887: Justificativa do projeto contra o aborto foi 'copiada e colada' de site negacionista, diz site

Pergunte o que quiser sobre esse e outros assuntos no platō

#1887: Justificativa do projeto contra o aborto foi 'copiada e colada' de site negacionista, diz site
Texto estava disponível na internet 3 meses antes de projeto ser apresentado / Imagem: Syed Ali/Unsplash
Table of Content
Bem-vindo ao resumo de notícias enviado pelo Correio Sabiá no WhatsApp. Receba gratuitamente aqui. Saia quando quiser, se quiser.

🤰🏾 Aborto. Sabe “Ctrl C + Ctrl V”, o famoso copia e cola? 📑 Foi isso o que fizeram os deputados federais que querem criminalizar o aborto acima de 22 semanas, como mostrou reportagem do Aos Fatos. 🗞️ - Aos Fatos (Leitura: 4min)

💻 Para ser mais claro: a justificativa que eles apresentaram no projeto foi copiada por inteiro de um site que divulga conteúdo negacionista para atacar direitos reprodutivos das mulheres. 😶 O texto estava disponível na internet desde o dia 24.fev, quase 3 meses antes de ser usado na Câmara. 🎩

Dúvidas. Quem está por trás desse site? Como esse site se financia? Podemos aprofundar o debate no platō, dentro da Comunidade do Correio Sabiá. 👨🏻‍🚀 O platō é uma “platōforma” interativa para que você possa perguntar e ser respondido por um especialista. 🚀 Participe.

🗳️ Índia. O Pulitzer Center explicou a máquina de WhatsApp na eleição na Índia (🇮🇳), algo que comentamos algumas vezes por aqui e que tem sido motivo de conversas de alto nível no Pulpo Eleitoral, outra iniciativa da nossa comunidade. 😉🐙 - Pulitzer Center (Leitura: no seu tempo, em inglês)

🐙 Pulpo Eleitoral: faça descobertas sobre eleições no mundo aqui. 🗳️  

💬 Continuando… A reportagem fala do uso extensivo do WhatsApp para campanhas políticas, aproveitando a penetração do app. 📱🛜 Há uma rede de voluntários bem organizada que dissemina conteúdo em grupos, alcançando milhões de pessoas, inclusive em áreas remotas. 🧑‍🧑‍🧒‍🧒 O impacto é enorme, mas com ampla divulgação de desinformação. 🤥📈

📲 Correio Sabiá. Somos o 1º jornal do Brasil criado no WhatsApp, em 2018, justamente para combater a desinformação no app de mensagens. ⚔️ Por isso é tão importante que vocês coloquem mais gente participando de nossos grupos. 💙

  • ➡️ Temos a chance de fazer o inverso: usar o WhatsApp para levar conteúdo confiável, ajudando a manter a sociedade bem-informada e permitindo decisões baseadas em fatos, dados e evidências. 📊➡️ Considere apoiar mensalmente, com qualquer valor, nosso trabalho incansável.

🔬 Netlab. Ontem (18) publicamos em nosso site (todo renovado) a entrevista que fizemos com os pesquisadores do Netlab, da ECO-UFRJ (Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro). 👩🏻‍🔬 Falamos de desinformação, eleições em 2024, regulação de plataformas, WhatsApp e mais. 🔍🤓 - Correio Sabiá (Leitura: no seu tempo)

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.