#1195: Extrema direita lidera eleições legislativas na França, aponta boca de urna

No Pulpo Eleitoral (projeto do Correio Sabiá), promovemos diálogos sobre como são as eleições em diferentes países

#1195: Extrema direita lidera eleições legislativas na França, aponta boca de urna
Grupo político de Macron saiu enfraquecido do 1º turno das eleições legislativas / Imagem: X/Twitter/Reprodução
Link copiado!
Bem-vindo ao resumo de notícias enviado pelo Correio Sabiá no WhatsApp. Receba gratuitamente aqui. Saia quando quiser, se quiser.

🇫🇷 França. As projeções das pesquisas de boca de urna indicam que o partido de extrema direita saiu na frente no 1º turno das eleições legislativas, com 34% dos votos. 🥇🗳️ O bloco de partidos de esquerda ficou em 2º, com 28%. 🥈 Em 3º, o grupo de partidos de centro, do presidente Emmanuel Macron, com 20%. 🥉 Explicamos no Correio Sabiá como funcionam as eleições legislativas na França. 👨🏻‍🏫

🐙 Pulpo Eleitoral. Também temos feito diálogos de alto nível no Pulpo Eleitoral, que é o projeto do Correio Sabiá para descobrir e aprender sobre eleições no mundo. 🗳️ Nos 2 casos, os grupos são interativos e estão na nossa Comunidade. Participe.

💬 Continuando… O comparecimento de eleitores na França neste ano foi um recorde. 🏆 (Isso porque o voto não é obrigatório, ao contrário do que ocorre no Brasil, por exemplo.) 🗳️ A eleição foi antecipada por Macron, tentando responder ao avanço da extrema direita em votação para o Parlamento Europeu. 🇪🇺 Os franceses estão escolhendo os 577 integrantes da Assembleia Nacional (como se fosse a Câmara dos Deputados do Brasil). 🎩 Agora, diante da boca de urna, o grupo de centro (encabeçado por Macron) e de esquerda devem se unir para tentar conter a extrema direita. 🤝♟️ Esta semana deve ser marcada por negociações. 🎩 - Euronews (Leitura: 4min)

🇺🇾 Uruguai. Também neste domingo (30), houve eleição no Uruguai. 🇺🇾 Neste caso, “eleições primárias”, que são para definir os candidatos à Presidência. É outra história que atualizamos no Pulpo Eleitoral, no WhatsApp. 📲 Quem falou por lá foi o jornalista uruguaio Pablo Alfano, do Sudestada. Com ajuda dele, produzimos uma reportagem explicativa no site. 👨🏻‍💻📰 - Correio Sabiá (Leitura: 3min)

  • ➡️ Acesse o Pulpo Eleitoral e escolha entre os 5 países disponíveis para fazer descobertas eleitorais. O Uruguai é uma das opções.

🇺🇸 Estados Unidos. Uma série de organizações jornalísticas, como New York Times, The Economist e Washington Post, pediram que o presidente Joe Biden desista da candidatura à Presidência após seu desempenho no 1º debate contra o ex-presidente Donald Trump. 📺🗞️ Este é um assunto que tende a continuar em alta nos próximos dias. 🌡️ Por lá, a eleição está marcada para 5.nov. 🗓️ - G1 (Leitura: 3min)

👨🏻‍🚀 platō. Criamos uma platōforma em que você pode mandar perguntas sobre as notícias e ser respondido por especialistas. ❓😉 Participe do grupo

🌊 Ocean. Você sabe por que iniciativas de restauração de corais podem ser um problema aos biomas? 🪸 Pois é, esta é uma pergunta que caberia tranquilamente no platō, mas já respondemos numa reportagem no Correio Sabiá, com apoio do professor de Oceanografia da USP (Universidade de São Paulo) Miguel Mies, coordenador do Projeto Coral Vivo. 👨🏻‍🏫🐠🧬 - Correio Sabiá (Leitura: 4min)


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.