Senado sabatina Galípolo, dados eleitorais do primeiro turno e mais ataques de Israel

Estamos conduzindo conversas de alto nível em nossos grupos do Pulpo Eleitoral e do platō; participe

Senado sabatina Galípolo, dados eleitorais do primeiro turno e mais ataques de Israel
Saiba o essencial desta terça-feira (8.out) para começar o dia voando / Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil
Link copiado!

🏦 O Senado sabatina hoje (8.out.2024) Gabriel Galípolo, o indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidir o Banco Central a partir de 2025. Ontem (7.out), os 2 se reuniram. Este é um dos principais assuntos desta semana informativa pós-1º turno. - Correio Sabiá (Leitura: 3min)

  • 🐙 Falando em eleições, debatemos os resultados do pleito de domingo (6.out) no grupo do Pulpo Eleitoral no WhatsApp. Usamos dados para tentar entender quem saiu melhor ou pior.

🔴 Um dos casos mais comentados foi do PT (Partido dos Trabalhadores). É que o partido aumentou o número de prefeituras: 251 no 1º turno de 2024 contra um total de 182 em 2020.

💬 No entanto... São poucas as cidades em que o PT é forte com mais de 200 mil habitantes. Já a direita se consolidou, e os partidos do chamado "centrão" (grupo de siglas sem coloração ideológica bem-definida) ampliaram sua participação.

📊 O PL (Partido Liberal), do ex-presidente Jair Bolsonaro, expandiu em número de prefeituras. Por enquanto, saltou do total de 344 em 2020 para 523 apenas no 1º turno de 2024. PSD, MDB e PP conquistaram, respectivamente, 882, 856 e 748 prefeituras no 1º turno.

  • 🗣️ Na sua opinião, qual segmento político saiu fortalecido até agora? Comente em nosso Fórum. No Correio Sabiá, fazemos um jornalismo interativo para ter conversas de alto nível.

🪖 No aniversário de 1 ano da guerra em Gaza, Israel lançou um forte ataque em 120 pontos diferentes do Líbano (🇱🇧). O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu falou que seu país continuará a lutar. - The Guardian (Leitura: no seu tempo, em inglês)  

❓ "Israel (🇮🇱) pode atacar estruturas de desenvolvimento nuclear do Irã (🇮🇷)?" Esta era uma pergunta que o New York Times fazia na sua manchete na noite desta segunda-feira (7.out). - NYTimes (Leitura: 3min, em inglês) 

  • Resposta: as forças israelenses teriam se preparado por décadas para este momento, mas é improvável que tentem isso numa eventual próxima rodada de retaliações –e dificilmente teriam sucesso sem ajuda dos Estados Unidos (🇺🇸).

👨🏻‍🚀 É possível levantar questões como essa no platō, a platōforma social do Correio Sabiá para fazer perguntas e ser respondido por jornalistas. Tentaremos te responder o mais rápido possível. Participe do grupo no WhatsApp.

🤖 Falando em guerra... Entrevistamos Richard Ponzio, que é Senior Fellow e Diretor do Programa de Governança Global, Justiça e Segurança do Stimson Center. Ele comentou sobre perigos do mau uso de IA (inteligência artificial), principalmente se atrelada a questões bélicas.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.