Correio Sabiá: balanço do que fizemos em maio

Correio Sabiá: balanço do que fizemos em maio

Correio Sabiá: saiba o que fizemos em maio para te deixar bem informado

Listamos todas as iniciativas que adotamos em nossos os canais com foco em sermos mais úteis para você
Ampliamos a campanha de financiamento do Correio Sabiá, agora com mais apoiadores engajados em custear nossa operação jornalística / Foto: Green Chameleon/Unsplash
Ampliamos nossa campanha de financiamento, agora com mais apoiadores engajados em custear nossa operação jornalística / Foto: Green Chameleon/Unsplash

Do diretor,

Depois da grande repercussão da entrevista exclusiva que fizemos em abril com o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Fabricio Queiroz, maio foi um mês de organizar internamente o Correio Sabiá. Terminamos de elaborar diversas diretrizes internas que orientam esta organização jornalística. Tornamos todas essas diretrizes públicas neste site, em PDF, na seção “Quem Somos”. Os detalhes das nossas iniciativas estão abaixo, em tópicos, para facilitar a sua vida.

Destaques do Correio Sabiá em maio:

  • Organizamos uma série de documentos internos e, para ampliar a transparência, disponibilizamos todos eles, em PDF, na seção “Quem Somos” do nosso site.
  • Criamos um grupo exclusivo no WhatsApp para os financiadores do Correio Sabiá, que passam a receber a curadoria de notícias mais cedo. Assim, a experiência com o Correio Sabiá fica ainda melhor para quem apoia esta organização jornalística.
  • Mais 5 leitores/ouvintes passaram a financiar o Correio Sabiá. São aliados na nossa missão de permitir que a sociedade tome decisões melhores a partir da divulgação de informação confiável e do fomento ao debate público.
  • O crescimento do nosso podcast foi 12,86 em maio. Somando-se com o crescimento de 43,59% em abril, nosso podcast passou da barreira de 56% de crescimento em apenas 2 meses.

Saiba todas as novidades do Correio Sabiá em maio

Eis abaixo a lista completa de melhorias e novidades de maio, de acordo com cada canal do Correio Sabiá:

Documentos internos:

Para conferir ainda mais qualidade ao seu trabalho jornalístico, o Correio Sabiá formulou normas internas –Políticas Editoriais e Código de Conduta–, tudo em PDF, disponibilizado publicamente no site na seção “Quem Somos”. Outro documento elaborado e publicado em PDF no site mostra Missão, Visões e Valores da organização jornalística. 

Todo esse material está alinhado com nossa visão de estreitar a relação com o público, a partir de uma relação transparente sobre aquilo que pensamos e no que estamos comprometidos. 

No caso, o Correio Sabiá é uma organização jornalística que persegue obstinadamente a imparcialidade e objetividade dos fatos; e que pretende permitir que a sociedade tome decisões melhores a partir da oferta de informação confiável e do fomento ao debate público. 

Campanha de financiamento:

Mais 5 leitores/ouvintes se juntaram à nossa campanha de financiamento recorrente. É importantíssimo apoiar nosso trabalho jornalístico, se você puder. Assim, a gente consegue manter 1) as operações em funcionamento; e 2) continuar crescendo e desenvolvendo novos projetos para ser cada vez mais úteis a você.

WhatsApp:

Lançamos um grupo exclusivo para financiadores, que têm a experiência com o Correio Sabiá ainda melhor e recebem a curadoria de notícias pelo WhatsApp mais cedo, a partir das 7h. Todas as vantagens de ser um apoiador do Correio Sabiá, além de ajudar no combate à desinformação, estão aqui. Considere nos ajudar a voar mais alto, caso você ainda não financie este trabalho jornalístico. 

Spotify:

O podcast do Correio Sabiá continuou crescendo em maio. Em abril, cresceu 43,59%. Agora, o crescimento foi de 12,86%. Assim, em apenas 2 meses, o crescimento de ouvintes é superior a 56%. 

Outras redes:

A maioria das outras redes do Correio Sabiá (Instagram, WhatsApp, Telegram e e-mail) apresentaram estabilidade de seguidores em maio. Twitter e LinkedIn tiveram leves altas. 

O LinkedIn do Correio Sabiá, inclusive, é um ponto forte desta organização jornalística. São mais de 1,1 mil seguidores –bem acima de várias empresas de médio porte do mercado.

Site:

Ajustamos textos em diversas áreas do site, sobretudo na seção “Quem Somos”. Muitas vezes, as mudanças textuais no site são pontuais e sutis, quase imperceptíveis, mas podem fazer toda a diferença para que novos leitores compreendam melhor a nossa organização jornalística à primeira vista. 

Exemplos de mudanças pontuais no site: 

  • nomenclaturas no menu (no topo da página): mudança na nomenclatura “Contato” para “Feedbacks”;  
  • tecla de início (“Home”) para levar à home page, alteração que foi efetivada a partir de feedback de um leitor. 

Além disso, continuamos com a publicação de conteúdos exclusivos no site. Publicamos entrevistas e reportagens de contexto, que ajudam a entender determinados temas do noticiário em profundidade. 

Por fora:

O criador e diretor do Correio Sabiá participou do curso online Jornalismo Empreendedor, do Knight Center, da Universidade de Austin, para tornar o Sabiá melhor para você. 

leia mais