Correio Sabiá: Missão, Políticas Editoriais e Código de Conduta

Correio Sabiá: Missão, Políticas Editoriais e Código de Conduta

Correio Sabiá: Missão, Visão, Valores, Políticas Editoriais e Código de Conduta

Criada em 2018 para combater a desinformação, organização jornalística formulou documentos internos
Missão do Correio Sabiá é permitir que a sociedade tome decisões melhores, a partir do oferecimento de informações confiáveis e do fomento ao debate público / Foto: Amr Serag/Unsplash
Missão do Correio Sabiá é permitir que a sociedade tome decisões melhores, a partir do oferecimento de informações confiáveis e do fomento ao debate público / Foto: Amr Serag/Unsplash

O Correio Sabiá é uma organização jornalística profissional, independente, imparcial e apartidária criada em outubro de 2018. Deste então, dedica-se ao combate da desinformação. Agora, termina de criar uma série de documentos para balizar suas operações. Eis abaixo os PDFs:

Inicialmente focado no WhatsApp, o Correio Sabiá expandiu suas operações desde que foi criado. Atualmente, conta com site de notícias, podcast de segunda a sexta-feira (Spotify e Google Podcasts) e está em quase todas as redes sociais.

Para conferir ainda mais qualidade ao trabalho jornalístico, o Correio Sabiá formulou normas internas rígidas: Políticas Editoriais e Código de Conduta. Tudo em PDF disponibilizado neste site, na seção “Quem Somos”.

Assim, o Correio Sabiá reforça seu compromisso com a transparência interna e externa, junto aos seus colaboradores, leitores e ouvintes, conforme consta em outro documento desta organização jornalística independente que trata especificamente sobre Missão, Visões e Valores.

Ressalte-se que, em nosso Código de Conduta, o 1º tópico é o Combate à discriminação e ao assédio, item imprescindível na construção desta organização. A razão para este ser o 1º item do Código é justamente afirmar a sua importância na construção das bases deste veículo.

O documento mostra uma série de orientações aos colaboradores no relacionamento com o público e com fontes, além de direcionamentos sobre como se portar nas redes sociais, instrumento cada vez mais relevante na comunicação jornalística.

Por fim, nas Considerações Finais do mesmo Código, deixamos o espaço aberto para que você, leitor/ouvinte, possa fazer críticas, elogios e sugestões às nossas políticas internas pelo e-mail: redacao@correiosabia.com.br.

O Jornalismo que queremos construir é participativo, com interação. Você faz parte deste voo.

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá@correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais