⚡️ #976: Pontapé inicial para as notícias da semana (26.jun a 2.jul)

Correio Sabiá lista os assuntos essenciais do noticiário / 📸 @felipepelaquim/Unsplash
Table of Content

⚡️ #976: Pontapé inicial para as notícias desta semana (26.jun a 2.jul)

Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Correio Sabiá lista os assuntos essenciais do noticiário / ? @felipepelaquim/Unsplash
Correio Sabiá lista os assuntos essenciais do noticiário / ? @felipepelaquim/Unsplash

*Assobio: esta curadoria foi publicada, originalmente, no dia 27 de junho de 2023, às 8h43, mas recebeu atualizações para te manter bem informado/a.

? Julgamento do Bolsonaro. Um dos principais assuntos desta semana é o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Bolsonaro pode ficar inelegível até 2030. O voto do relator Benedito Gonçalves foi por esse entendimento. Eis a íntegra do voto do ministro, em PDF. Até o momento (consultar a data da última atualização desta curadoria), o placar está em 3 a 1 pela inelegibilidade. Para acompanhar verdadeiramente este assunto, veja esta reportagem completa do Correio Sabiá, que recebe atualizações constantes. Nesta curadoria, vamos apenas dar o balanço das notícias essenciais para te situar no noticiário.

  • Bolsonaro pode ficar inelegível por “abuso de poder político” e “uso indevido dos meios de comunicação”. Isso porque, em julho de 2022, o então presidente da República fez reunião com embaixadores de diversos países no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Houve transmissão ao vivo pela TV Brasil e pelas redes sociais. Ele contestou a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro como um todo e também, especificamente, a segurança das urnas eletrônicas.

“O Tribunal Superior Eleitoral se manterá firme em seu dever de, como órgão de cúpula da governança eleitoral, transmitir informações verídicas e atuar para conter o perigoso alastramento da desinformação que visa desacreditar o próprio regime democrático”

Benedito Gonçalves, relator no TSE da ação que pode tornar Bolsonaro inelegível

O julgamento começou no dia 22 de junho de 2023. Foi paralisado e retomado às 19h de terça-feira (27.jun), quando houve voto do relator (para tornar Bolsonaro inelegível). Uma nova paralisação ocorreu. O julgamento voltou na quinta-feira (29), ficando em 3 a 1 pela inelegibilidade. Há transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube. Restam os votos dos seguintes ministros:

  • Cármen Lúcia (vice-presidente do TSE)
  • Kassio Nunes Marques
  • Alexandre de Moraes (presidente do TSE)

? Continuando… Ex-ministro da Casa Civil e candidato à Vice-Presidência na chapa com Bolsonaro, o general Walter Braga Netto também pode ficar inelegível neste mesmo caso.

? Lula. Já de volta da viagem que fez à Itália ?? e à França ?? na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (26) o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em Brasília (DF). Na ocasião, voltou a dizer que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pode financiar um gasoduto argentino. Também voltou a falar na criação de uma unidade comum entre os 2 países para transações comerciais.

Mais. Na terça (27), Lula anunciou um novo Plano Safra, com foco na sustentabilidade. Na quarta (28), tinha audiência com a vice-presidente executiva da BYD e presidente da BYD para as Américas, Stella Li. Essas informações constavam na Agenda da Semana do Correio Sabiá, conteúdo que dá previsibilidade ao noticiário e recebe atualizações diárias. ?️

➡️ Saiba todas as viagens internacionais do presidente nesta reportagem do Correio Sabiá.

? Relembre ainda o resumão de notícias anterior do Correio Sabiá.

22.06.2023 - Lula discursa no evento “Power Our Planet”, em Paris (França) / ? Ricardo Stuckert/PR
Lula discursou no evento “Power Our Planet”, em Paris (França), na semana passada / ? Ricardo Stuckert/PR
  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.