⚡️ #976: Pontapé inicial para as notícias da semana (26.jun a 2.jul)
⚡️ #976: Pontapé inicial para as notícias desta semana (26.jun a 2.jul)
Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
*Assobio: esta curadoria foi publicada, originalmente, no dia 27 de junho de 2023, às 8h43, mas recebeu atualizações para te manter bem informado/a.
? Julgamento do Bolsonaro. Um dos principais assuntos desta semana é o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Bolsonaro pode ficar inelegível até 2030. O voto do relator Benedito Gonçalves foi por esse entendimento. Eis a íntegra do voto do ministro, em PDF. Até o momento (consultar a data da última atualização desta curadoria), o placar está em 3 a 1 pela inelegibilidade. Para acompanhar verdadeiramente este assunto, veja esta reportagem completa do Correio Sabiá, que recebe atualizações constantes. Nesta curadoria, vamos apenas dar o balanço das notícias essenciais para te situar no noticiário.
- Bolsonaro pode ficar inelegível por “abuso de poder político” e “uso indevido dos meios de comunicação”. Isso porque, em julho de 2022, o então presidente da República fez reunião com embaixadores de diversos países no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Houve transmissão ao vivo pela TV Brasil e pelas redes sociais. Ele contestou a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro como um todo e também, especificamente, a segurança das urnas eletrônicas.
O julgamento começou no dia 22 de junho de 2023. Foi paralisado e retomado às 19h de terça-feira (27.jun), quando houve voto do relator (para tornar Bolsonaro inelegível). Uma nova paralisação ocorreu. O julgamento voltou na quinta-feira (29), ficando em 3 a 1 pela inelegibilidade. Há transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube. Restam os votos dos seguintes ministros:
- Cármen Lúcia (vice-presidente do TSE)
- Kassio Nunes Marques
- Alexandre de Moraes (presidente do TSE)
? Continuando… Ex-ministro da Casa Civil e candidato à Vice-Presidência na chapa com Bolsonaro, o general Walter Braga Netto também pode ficar inelegível neste mesmo caso.
? Lula. Já de volta da viagem que fez à Itália ?? e à França ?? na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (26) o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em Brasília (DF). Na ocasião, voltou a dizer que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pode financiar um gasoduto argentino. Também voltou a falar na criação de uma unidade comum entre os 2 países para transações comerciais.
- Contexto: O encontro ocorreu num momento em que a Argentina passa por crise financeira e social, com disparada da inflação, que chega a 114% quando anualizada (12 meses). Ocorreu ainda por ocasião dos 200 anos de relações diplomáticas entre os 2 países.
Mais. Na terça (27), Lula anunciou um novo Plano Safra, com foco na sustentabilidade. Na quarta (28), tinha audiência com a vice-presidente executiva da BYD e presidente da BYD para as Américas, Stella Li. Essas informações constavam na Agenda da Semana do Correio Sabiá, conteúdo que dá previsibilidade ao noticiário e recebe atualizações diárias. ?️
➡️ Saiba todas as viagens internacionais do presidente nesta reportagem do Correio Sabiá.
- Clique aqui para receber a curadoria de notícias do Correio Sabiá no seu WhatsApp.
- Clique aqui para se INSCREVER no podcast diário do Correio Sabiá no Spotify.
- Apoie os voos do Correio Sabiá.
? Relembre ainda o resumão de notícias anterior do Correio Sabiá.
- Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:
- ?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (15 a 21.jan)
- Quiz no Instagram do Correio Sabiá ?
- ⚡️ #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
- Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises ?
- ? Israel x Hamas: tudo o que sabemos até agora (atualizações constantes)
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.