⚡️ #969: Câmara aprova novo marco fiscal; falta o Senado

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no dia 23 de maio de 2023, votação do novo marco fiscal / 📸 Pablo Valadares/
Table of Content

⚡️ #969: Câmara aprova novo marco fiscal; texto segue para o Senado

Esta curadoria do Correio Sabiá tem atualizações diárias para concentrar as notícias num lugar só e te manter bem informado/a
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no dia 23 de maio de 2023, votação do novo marco fiscal / ? Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no dia 23 de maio de 2023, votação do novo marco fiscal / ? Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

*Assobio: esta curadoria foi publicada, originalmente, no dia 24 de maio de 2023, às 6h57, mas recebeu atualizações para te manter bem informado/a.

A Câmara dos Deputados aprovou o novo marco fiscal –que tem sido chamado de arcabouço fiscal– nesta quarta-feira (24.mai.2023). A votação começou na terça-feira (23.mai), quando ocorreu a aprovação do texto-base. Restavam os destaques (trechos votados separadamente, que alteram o texto principal). Não restam mais. Agora, o texto segue para análise do Senado.

  • Todos os destaques apresentados foram rejeitados.
  • Na véspera, o texto-base havia sido aprovado por 372 votos a favor e apenas 108 contra.
  • O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, deu 30 votos à proposta. Já o PSOL votou contra.

O arcabouço fiscal define um conjunto de regras para evitar que as despesas do governo cresçam acima da arrecadação. Um ponto sensível foi a inclusão do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) nessa limitação. No entanto, há garantia de valorização do salário mínimo e do Bolsa Família acima da inflação de cada ano.

Ainda nesta quarta (24), no Congresso, ministros do governo Lula participaram de audiências em comissões temáticas.

  • A ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, Marina Silva, criticou a MP (medida provisória) que altera a configuração do governo, porque diz acreditar que o texto esvazia sua pasta.
  • O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, falou que o Brasil defende o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Já no STF (Supremo Tribunal Federal), continuou o julgamento que já formou maioria para condenar o ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello. A sessão continua nesta quinta-feira (25). Até agora, 7 ministros foram favoráveis à condenação, enquanto 2 votaram pela absolvição dos acusados.

Outra notícia relevante: os ministérios de Igualdade do Brasil e da Espanha assinaram uma nota conjunta nesta terça (23) em apoio ao jogador de futebol Vini Jr., do Real Madrid, que tem sido vítima de racismo na Espanha.

Por fim, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse à imprensa que é possível equilibrar exploração de petróleo com desenvolvimento sustentável. A declaração ocorre em meio às disputas dentro do governo sobre a possibilidade ou não de exploração na Foz do Amazonas.

Lula chegou de viagem ao Japão e passou a terça (23) no Palácio da Alvorada, sua residência oficial. Padilha visitou-o. Eis o vídeo da coletiva de imprensa:

Relembre a curadoria de notícias anterior do Correio Sabiá.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.