⚡️ #968: Notícias essenciais desta semana (22 a 28.mai)

⚡️ #968: Notícias essenciais desta semana (22 a 28.mai)

⚡️ #968: Notícias essenciais desta semana (22 a 28.mai) em até 3 minutos de leitura

Esta curadoria do Correio Sabiá tem atualizações diárias para concentrar as notícias num lugar só e te manter bem informado/a
Correio Sabiá sumariza as principais notícias destes dias num lugar só / ? Kelly Sikkema/Unsplash
Correio Sabiá sumariza as principais notícias destes dias num lugar só / ? Kelly Sikkema/Unsplash

As notícias essenciais de terça-feira (23.mai.2023)

O jogador de futebol Vini Jr., do Real Madrid, compartilhou no Instagram um vídeo que reúne vários momentos em que foi vítima de racismo no futebol espanhol. ⚽️?? Voltou a cobrar providências da Liga que organiza a competição nacional. No mesmo sentido, o governo brasileiro emitiu uma nota conjunta, assinada por vários ministérios, pedindo a punição dos responsáveis. Três pessoas foram presas nesta terça-feira (23.mai.2023) pela polícia da Espanha. ? Eis o vídeo no Instagram do atleta:

? No Brasil… Lula retornou de viagem ao Japão, onde participou da Cúpula do G7 (grupo das7 maiores economias do mundo). O Brasil não faz parte do grupo, mas foi convidado neste ano. Lula chegou na madrugada desta terça-feira (23) em Brasília. ? ? Antes de voltar, cobrou providências da Espanha e manifestou solidariedade ao jogador de futebol Vini Jr. ⚽️✊?

Mais: Lula teve vários encontros bilaterais. ? Estão na lista, por exemplo, o presidente da França e o chanceler da Alemanha. ???? No entanto, não encontrou individualmente os presidentes da Ucrânia e dos Estados Unidos. ????

O chefe de Estado ucraniano foi perguntado se ficou decepcionado por não encontrar Lula. ? Respondeu com ironia, dizendo que o presidente brasileiro é que deveria ter ficado desapontado. 

Nestes próximos dias, Lula deve acompanhar as negociações na Câmara sobre o novo marco fiscal, que tem sido chamado de “arcabouço fiscal”. ?? Relembrando… na semana passada, você viu a aprovação do pedido para que a proposta de arcabouço fiscal tramitasse em regime de urgência. ⚠️ Nesta semana, há a possibilidade de votação do texto na Câmara. ?

Lula também vai tratar da exploração de petróleo próximo à Foz do Amazonas, motivo de disputa entre Petrobras e Ibama. ?️♻️? Contexto: o Ibama negou o licenciamento com base em parecer técnico dos servidores, no entanto o caso expôs divergências dentro do governo. ??

Mudando de assunto para o Judiciário… o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) afastou do cargo o juiz federal Eduardo Appio na segunda-feira (22.mai). Ele era o atual responsável pela Lava-Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba. Era crítico da operação.

Appio é suspeito de ter feito um telefonema com “ameaças” a João Eduardo Barreto Malucelli, filho do desembargador Marcelo Malucelli. ???‍⚖️ João Eduardo foi sócio do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), antigo titular da 13ª Vara Federal de Curitiba. ?

Ainda deve continuar o julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) que já tem maioria para condenar o ex-presidente e ex-senador Fernando Collor por corrupção. ??‍⚖️⚖️ Desdobramentos sobre a cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol e sobre o PL das Fake News também devem estar no radar.

Na quinta-feira (25), o Congresso ainda deve instalar a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que vai investigar os atos extremistas do dia 8 de janeiro de 2023. ?

Nesse mesmo dia (25), ocorre a divulgação da inflação oficial do país referente a maio, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Nos Estados Unidos, a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do 1º trimestre. ??? Um dia antes, na quarta (24), tem a divulgação da ata da reunião que aumentou a taxa básica de juros norte-americana. ??

Relembre a curadoria de notícias anterior do Correio Sabiá.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais