#952: Resumo das notícias essenciais desta semana em 4 minutos de leitura

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino / Foto: Ricardo Stuckert/PR
Table of Content

#952: Resumo das notícias essenciais desta semana em 4 minutos de leitura

Correio Sabiá poderá fazer atualizações nesta curadoria de notícias para te manter bem informado/a
Correio Sabiá: O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino / Foto: Ricardo Stuckert/PR
Correio Sabiá: O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino / Foto: Ricardo Stuckert/PR

Mostramos na semana anterior, numa das curadorias de notícias do Correio Sabiá, que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentaria ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a proposta de arcabouço fiscal, que vai substituir a regra do teto de gastos. De fato, apresentou.

A regra do arcabouço fiscal será uma espécie de “âncora fiscal” para evitar gastos descontrolados do governo federal. O teto de gastos impede que a maior parte das despesas do governo federal cresça acima da inflação.

Agora, nesta semana, Lula, Haddad e outros ministros envolvidos na elaboração dessa proposta devem voltar a se reunir na terça-feira (21.mar.2023). O encontro consta na Agenda da Semana do Correio Sabiá, que recebe atualizações frequentes para te manter bem informada/o.

A ideia é que Lula viaje à China no final deste mês já com uma definição de qual vai ser a proposta de arcabouço fiscal. Lula embarca no sábado (25.mar). Chega na China no dia 26. Encontra-se com o presidente chinês Xi Jinping no dia 28. Fica por lá até o dia 31 de março. Em seguida, vai aos Emirados Árabes. Atualizamos o conteúdo que temos sobre todas as viagens internacionais de Lula em 2023.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, embarca para a China nesta segunda-feira (20.mar) acompanhado de mais de 100 integrantes do agronegócio brasileiro. São pequenos, médios e grandes empresários, produtores, representantes de associações e cooperativas.

Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, embarcou para Natal, no Rio Grande do Norte, estado que passou por uma onda de violência na semana passada, com fogo em veículos e depredação de patrimônio público. O governo federal não fez uma intervenção na segurança pública estadual, mas tem dado apoio às operações contra a criminalidade. Dino discutirá essas ações.

Em Brasília (DF), no Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo), Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, relançam nesta segunda-feira (20) o programa Mais Médicos. Lembrando: este e todos os eventos acima estão na Agenda da Semana do Correio Sabiá.

Da mesma forma, também consta na Agenda da Semana do Correio Sabiá a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos. Os 2 encontros começam na terça-feira (21) e acabam na quarta-feira (22), quando há divulgação sobre ajuste (ou não) da taxa básica de juros.

Desta vez é especialmente relevante destacar o contexto em que as duas reuniões ocorrem:

  • No Brasil, Lula e outras autoridades próximas do governo federal têm pressionado pela redução da taxa básica de juros, a Selic, atualmente no patamar de 13,75% ao ano. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi criticado nos últimos meses. Deu até entrevista para explicar o caso. Saiba como foi a entrevista do presidente do Banco Central no Roda Viva. Além disso, há desdobramentos sobre a proposta de âncora fiscal do governo. No mesmo dia, ainda há divulgação da prévia da inflação de março. Tudo isso deve ser levado em consideração para monitorar qual será a decisão do Copom. O mercado espera que a taxa fique no mesmo patamar.
  • Nos Estados Unidos, avaliava-se mais uma subida da taxa básica de juros, atualmente na faixa de 4,50% a 4,75% ao ano. No entanto, a decisão desta quarta-feira (22) ocorre num momento em que investidores prestam atenção na falência do banco SVB (Silicon Valley Bank), na Califórnia, e no fechamento do banco Signature Bank, em Nova York. Por isso, o jogo ficou mais aberto: o ciclo de 7 altas seguidas pode acabar com a manutenção da taxa no mesmo patamar. A tendência, porém, é que haja o 8º aumento consecutivo, desta vez de 25 pontos-base, levando a taxa para a faixa de 4,75% a 5% ao ano.

Na curadoria de notícias anterior do Correio Sabiá, mostramos mais detalhes da proposta de arcabouço fiscal do governo federal, a crise de segurança pública no Rio Grande do Norte e outras notícias relevantes. Relembre abaixo:

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.