#1885: Monitoramos o avanço do projeto que regula inteligência artificial

Pesquisa Ipsos mostra que cerca de 46% dos jovens da geração Z têm medo de perder trabalho para IA

#1885: Monitoramos o avanço do projeto que regula inteligência artificial
Projeto tende a ser votado no Senado / Imagem: Steve Johnson/Unsplash
Table of Content
Bem-vindo ao resumo de notícias enviado pelo Correio Sabiá no WhatsApp. Receba gratuitamente aqui. Saia quando quiser, se quiser.

🤖 Inteligência artificial. O projeto que regula a inteligência artificial (2.338/2023) tende a ser votado amanhã (18) na Comissão Temporária de Inteligência Artificial do Senado. 🗓️🎩📃 O MobileTime reuniu especialistas no assunto para comentar a proposta. 🤓 No Correio Sabiá, mostramos reportagem do Núcleo Jornalismo sobre como congressistas de direita têm feito campanha nas redes sociais contra o projeto. 💸💻 - MobileTime (Leitura: 4min)

  • A possibilidade de votação consta na Agenda da Semana do Correio Sabiá, que ajuda a dar previsibilidade ao noticiário 

📊 The Brief. Uma pesquisa Ipsos realizada em 32 países (de 19.abr a 3.mai) procurou responder à seguinte pergunta: “Na sua opinião, qual a probabilidade de ser substituído por IA no seu trabalho em 5 anos?” ❓ Cerca de 46% da geração Z disse que tem medo dessa substituição. 😰👧🏻 O The Brief mostrou um gráfico por faixa etária. 👴🏻 - The Brief (infográfico)

💭 Contexto/Kult. No Correio Sabiá, mostramos o anúncio do Apple Intelligence. 🧠 Os iPhones passarão a ter IA nativa, ou seja, integrada no próprio celular. 🛜📱 Com base nisso (e aproveitando o Dia dos Namorados), nossa dica kultural de sexta-feira (14.jun), em parceria com a Kult, foi o filme “Her”. 👨🏻🤖♥️

✈️ Lula em viagem à Itália. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou à Itália (🇮🇹) na última semana, do dia 13 ao 15.jun, para encontro do G7 ampliado. 🌎 Já voltou ao Brasil (🇧🇷) e cumpre agenda normal nesta segunda-feira (17). Na viagem, teve encontros com o primeiro-ministro da Índia (🇮🇳), Narendra Modi; o presidente da França (🇫🇷), Emmanuel Macron; o chanceler da Alemanha (🇩🇪), Olaf Scholz; e a presidente da Comissão Europeia (🇪🇺), Ursula von der Leyen. 🛬 - GOV (Leitura: no seu tempo + Vídeo: 40min)  

💭 Contexto. Os encontros ocorreram depois de várias eleições no mundo, como temos mostrado em nosso projeto Pulpo Eleitoral (entre no grupo do WhatsApp). 🗳️🐙📲 A coalizão do partido de Modi venceu na Índia, mas com margem bem menor do que a esperada. 📉 Na Europa, mostramos os resultados da eleição ao Parlamento Europeu e o avanço da extrema direita, incluindo França e Alemanha. 👉🏻 Macron, inclusive, convocou novas eleições para o final deste mês. 🗓️

🐙 Pulpo Eleitoral: faça descobertas sobre eleições no mundo aqui. 🗳️  
  • ➕ Mais: Lula teve outros encontros por ocasião do G7. Conversou com o presidente da Turquia (🇹🇷), Recep Erdoğan, que pediu apoio para que seu país passe a integrar o Brics (grupo originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). 🗺️ O Brics está em expansão, e Lula concordou. 🤝

🌳 Meio Ambiente. As reuniões preparatórias para a COP29 terminam em Bonn, na Alemanha (🇩🇪), mas sem entregar o que precisava: deixar encaminhada uma nova meta de financiamento para a emergência climática. 🌍💰 Nas palavras do Observatório do Clima, é “quanto dinheiro os países desenvolvidos precisam prover aos países em desenvolvimento para financiar o cumprimento das suas metas climáticas e a adaptação à mudança do clima, além de lidar com as perdas e danos decorrentes dos eventos extremos que já não podem ser evitados.” 🆘⛈️🌪️ - Observatório do Clima (Leitura: 3min)   

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.