Cerca de 58% do território nacional enfrenta seca

Governo tinha até ontem (9) para entregar ao STF um plano de prevenção e combate aos incêndios na Amazônia e no Pantanal

Cerca de 58% do território nacional enfrenta seca
Brigadistas do Ibama apagam fogo / Imagem: Ibama/Reprodução
Link copiado!

➡️ Outros highlights desta edição do resumo: São Paulo figura entre as cidades com pior qualidade do ar em rankings internacionais, mas Porto Velho (RO) passa por situação mais grave 😷 Novos picos de calor devem ocorrer em setembro no país 🌡️ Brigadistas do Ibama estão na Bolívia para tentar proteger santuário da biodiversidade do Pantanal ✊🏽 Lula anuncia Macaé Evaristo, mulher negra, para chefiar o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania 🇻🇪 Opositor na Venezuela consegue asilo na Espanha 🇪🇸

  • Participe do Pulpo Eleitoral para fazer descobertas sobre eleições no mundo 🐙 
  • ⚠️ Seja membro do Correio Sabiá. Ganhe privilégios que tornarão sua experiência ainda melhor. ✨ Cancele quando quiser.
  • 🔆 X/Twitter fora do ar? O Correio Sabiá tem conta criada verificada no BlueSky. 😉

🗓️ Agenda da Semana: eis abaixo os eventos que mapeamos para esta terça-feira (10.set).

  • Inflação. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
  • 🇺🇸 Estados Unidos. 1º debate presidencial desde que começou, oficialmente, a campanha eleitoral. A realização é da ABC News.

💨 Fumaça. Atualmente, cerca de 58% do território nacional enfrenta seca. A ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) falou no dia 4.set, no Senado, que podemos perder o Pantanal neste século. Ontem (9), São Paulo era uma das cidades do planeta com ar mais poluído, segundo diferentes rankings de distintas metodologias. 😷

💭 Contexto. As medições desses rankings têm alguns pontos fracos, como a dificuldade de mapear todas as cidades de todos os países, por exemplo. Sabe-se que Porto Velho (RO) está em situação ainda pior que São Paulo. É possível saber mais detalhes por meio do Amazon, o grupo do Correio Sabiá para assuntos amazônicos. 🌳

  • Leia também: Os desafios para medir a qualidade do ar no Brasil - Ipam (Leitura: 5min)

📡 Tempo. Em setembro, devem ocorrer novos picos de calor em diferentes regiões do Brasil. No norte do Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso, a temperatura pode chegar aos 43°C. O Brasil deve ser o lugar mais quente do Hemisfério Sul. Enquanto isso, o verão do Hemisfério Norte neste ano é o maior da História. 🌡️ - ClimaInfo (Leitura: 2min)

🌍 Impactos internacionais. Na Bolívia (🇧🇴), um dos países do mundo que mais perdem bosques para incêndios florestais, várias zonas precisaram ser evacuadas por causa do fogo. Há 2 meses, uma área do tamanho da Bélgica (🇧🇪) já tinha sido queimada por lá em 2024. - Correo Del Sur (Leitura: 2min30s, em espanhol)

💬 Aliás... Brigadistas do Ibama estão na Bolívia atuando para conter o fogo e tentar evitar que se alastre num santuário da biodiversidade do Pantanal. Outra informação: o que se diz é que a fumaça da Amazônia pode chegar até a Argentina (🇦🇷) e o Uruguai (🇺🇾). 🌳 - G1 (Leitura: 3min)

(Parênteses: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre hoje (10) uma série de compromissos no Amazonas. Visita comunidades em Manaquiri e Tefé, dá entrevista à Rádio Norte FM e se reúne com prefeitos de municípios amazonenses afetados pela seca. Em seguida, anuncia medidas de combate à seca na Amazônia.)

✊🏽 Direitos Humanos. Aliás, Lula escolheu uma mulher negra para comandar o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania: a deputada estadual Macaé Evaristo, do PT de Minas Gerais. O cargo estava vazio desde que Lula decidiu demitir o então ministro Silvio Almeida, acusado de assediar várias mulheres, entre elas a também ministra Anielle Franco (Igualdade Racial). 🔴 - O Globo (Leitura: 2min) 

➕ Mais. Macaé Evaristo já foi secretária nacional de Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (2013-2014); secretária de Educação de Minas Gerais (2015-2018); e secretária de Educação de Belo Horizonte (2005 - 2012). Ela pretendia disputar novo mandato como deputada estadual em 2026, mas teria aceitado abrir mão da candidatura para permanecer como ministra até o final do mandato de Lula. 🤝


🇻🇪 Venezuela. O candidato opositor Edmundo González ganhou asilo político na Espanha (🇪🇸), depois que a Justiça venezuelana determinou sua prisão. A oposição diz que González foi o vencedor. No entanto, o CNE (Conselho Nacional Eleitoral), sem apresentar as atas publicamente, declarou reeleito o presidente Nicolás Maduro. Posteriormente, a Justiça do país, também aparelhada pelo presidente, disse que as atas deveriam ficar "resguardadas". 📋 - BBC Brasil (Leitura: 3min)


🇺🇸 Estados Unidos. Ocorre hoje (10.set) o 1º debate presidencial dos Estados Unidos (🇺🇸) desde que as candidaturas foram oficialmente formalizadas. Mencionamos o evento em nossa Agenda da Semana, que dá mais previsibilidade ao noticiário e é enviada com exclusividade, por e-mail, aos membros do nosso programa de apoio. Torne-se um também. 😉

  • 🐙 Acompanhe o Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para descobertas sobre eleições no mundo.

♻️ Meio Ambiente. O governo federal tinha até ontem (9.set) para entregar um plano de prevenção e combate a incêndios no Pantanal e na Amazônia, em cumprimento a uma determinação do STF (Supremo Tribunal Federal). A ordem foi dada no dia 20 de março. O prazo final era 26 de agosto, mas foi prorrogado pelo ministro André Mendonça. 👨🏻‍⚖️ - STF (Leitura: 3min)

➕ Mais. Ainda não temos notícias se o prazo foi cumprido. Estamos de olho. Ficamos sabendo dessa agenda ao ouvir um episódio do podcast Café da Manhã, com o jornalista Vinicius Sassine, que deu amplo contexto sobre as queimadas, a fumaça e a seca que assolam o país, numa mescla de mudanças climáticas e atividades criminosas. 🔥 - Café da Manhã (Áudio: +30min) 


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.