🇻🇪 Justiça da Venezuela manda prender opositor Edmundo González

Vamos acompanhar os desdobramentos do pós-eleição no grupo do Pulpo Eleitoral, dentro da Comunidade do Correio Sabiá

🇻🇪 Justiça da Venezuela manda prender opositor Edmundo González
Edmundo González tem mandado de prisão / Imagem: Reprodução/Instagram
Link copiado!

➡️ Outros highlights desta edição do resumo: Primeira Turma do STF confirma determinação de Moraes e mantém suspensão do X/Twitter por unanimidade 👨🏻‍⚖️🔆 BlueSky tem disparada de downloads 📈 Nós, do Correio Sabiá, já criamos e verificamos nossa conta por lá 😉

⚠️ Seja membro do Correio Sabiá. De quebra, ganhe privilégios que tornarão sua experiência ainda melhor.

🗓️ Agenda de terça-feira (3.set.2024):

  • Economia. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o PIB (Produto Interno Bruto) do país no 2º trimestre de 2024.

Acesse a Agenda da Semana (2 a 8.set) para ter previsibilidade do noticiário.


🇻🇪 Venezuela. O MP (Ministério Público) da Venezuela pediu a prisão do opositor Edmundo González, que se candidatou à Presidência contra o presidente Nicolás Maduro. 🚓 A Justiça do país aceitou o pedido. ⚖️ González diz ter vencido as eleições, algo que boa parte da comunidade internacional concorda. 🌐🥇 - G1 (Leitura: 2min)

  • ➡️ Obs.: Quando fechamos esta edição do Correio Sabiá, às 2h11 da madrugada desta terça-feira (3.set.2024), ainda não tínhamos notícia da consumação do mandado de prisão. Seguiremos atentos no grupo do Pulpo Eleitoral ao longo do dia. Participe.

Mais. A oposição divulgou atas eleitorais que indicam a vitória de González. 📋 Maduro diz que as atas são forjadas. O Centro Carter, respeitada instituição que atua em observações eleitorais, diz que as provas mostradas pelo oposição são consistentes. 👍🏻 O órgão supremo de justiça venezuelano proibiu a divulgação das atas, numa decisão tomada quase 1 mês depois do pleito. 🚫 Ao mesmo tempo, disse que Maduro foi reeleito. Neste momento, após uma sucessão de acontecimentos amplamente relatos nos resumos do Correio Sabiá, quase ninguém crê na vitória de Maduro. 🧐

  • 🐙 Participe do Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para fazer descobertas sobre eleições no mundo 🌍⬇️ 

🛜 X/Twitter. O STF (Supremo Tribunal Federal), por meio de sua Primeira Turma, confirmou ontem –por unanimidade– a suspensão do X/Twitter. Placar: 5 a 0. ☑️ - STF (Leitura: 3min)

  • Obs.: Cada Turma do STF tem 5 membros. O presidente da Corte não participa de nenhuma delas. Até então, a decisão de suspender a plataforma era individual, do ministro Alexandre de Moraes. Agora, com 5 ministros ratificando o mesmo entendimento, há um peso maior na medida. É como se desse mais credibilidade, retirando parte do personalismo da ordem.👨🏻‍⚖️⚖

💬 Aliás… Jogar o caso para a Primeira Turma foi uma maneira de driblar os ministros indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Se o caso fosse para julgamento no plenário (formado por 11 ministros, incluindo o presidente do STF), por mais que a maioria da Corte tendesse a confirmar a determinação de Moraes, um dos 2 poderia pedir vista do caso (fazendo o julgamento ficar parado). 👀

➕ Mais. A Lupa mostrou que, desde a decisão de suspensão do X/Twitter, houve uma enxurrada de anúncios nas plataformas da Meta e do Google com promoções de uso da Starlink, empresa também de propriedade do bilionário Elon Musk. 💳

  • Detalhe importante: a mesma decisão do Moraes que suspendeu o X/Twitter também determinou congelamento de bens da Starlink para garantir cumprimento de multas do X/Twitter (em torno de R$ 18 milhões àquela altura). - Lupa (Leitura: 3min)
  • Outro detalhe importante: Moraes argumentou que as empresas constituíam "o mesmo grupo econômico". Alguns argumentaram que são empresas independentes.

💬 Continuando… A Starlink prometeu internet gratuita aos brasileiros enquanto durar a suspensão do X/Twitter e informou à Anatel que não vai obedecer à determinação judicial de bloquear a rede social. 🤳🏻 A Starlink tem ao menos 215 mil clientes no Brasil (🇧🇷).

  • 📰 Artigo de opinião (é quando o autor do artigo dá sua opinião, portanto sem qualquer objetivo de imparcialidade) publicado no The Guardian diz que “Musk está fora de controle”, mas lista meios de travá-lo. - The Guardian (Leitura: 3min, em inglês)

💬 Enquanto isso… A rede social Bluesky, que é basicamente um X/Twitter, tem recebido uma migração em massa. A rede quadruplicou seus downloads diários no Brasil desde a suspensão do X/Twitter. Até o fechamento desta edição do Correio Sabiá, era oapp mais baixado no país. - Mobile Time (Leitura: 2min) 

  • Nós nos rendemos. Criamos uma conta (já verificada) para o Correio Sabiá no BlueSky. Siga aqui.

➡️ Por outro lado… O jornal digital Poder360 informou que o BlueSky ainda não tem representante legal no Brasil. O mesmo Poder360 decidiu driblar a decisão do ministro Alexandre de Moraes e continuar publicando no X/Twitter, mas a partir de Portugal (🇵🇹). Como o bloqueio determinado pelo ministro só vale para o Brasil, a decisão do jornal não é ilegal. - Poder360 (Leitura: 2min)


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.