⚖️ STF dá 24h para X/Twitter indicar representante no Brasil

Corte deu ultimato na própria plataforma ao publicar a intimação

⚖️ STF dá 24h para X/Twitter indicar representante no Brasil
O ministro Alexandre de Moraes tem tido atritos públicos com o bilionário Elon Musk / Foto: Rosinei Coutinho/STF
Link copiado!

➡️ Tá com pressa? Outros highlights do resumo: Acordo entre governo e oposição retira de pauta projeto sobre armas no Senado 🔫 No Pulpo Eleitoral, mais notícias sobre a Venezuela (participe por este link) 🐙 Leste da Ucrânia (🇺🇦) tem sido destruído por bombas russas 💣


🤳🏻 Twitter. O STF (Supremo Tribunal Federal) publicou ontem (28) uma intimação para o X/Twitter indicar um representante legal da empresa no Brasil (🇧🇷) em até 24h, sob pena de suspender a plataforma no país. ⚖️👨🏻‍⚖️ A publicação ocorreu no próprio X/Twitter. 🫵🏻 - Núcleo (Leitura: 1min) + G1 (Leitura: 2min)

💭 Contexto. A intimação ocorre em meio a diversos atritos entre o ministro Alexandre de Moraes e o bilionário Elon Musk, dono do X/Twitter, que anunciou a retirada do escritório da empresa no Brasil. ⚔️👔 Ele já havia demitido diversos funcionários anteriormente. 💼👨🏻‍💻

🔫 Armas. Um acordo entre governo federal e oposição retirou de pauta no Senado um projeto sobre armas. 📂📄 O governo combinou que vai editar um novo decreto para garantir a manutenção de clubes de tiros já instalados próximos de escolas, concordando com o argumento do "direito adquirido". 🤝 - Senado (Leitura: 3min)   

Mais. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) elogiou o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). 🗣️ "Tem mais de 3 mil clubes de tiro no Brasil. 94% deles estão a menos de 1km das escolas. 📏 E como estava no decreto, realmente uma insanidade, eles teriam 18 meses para se adaptar, no caso, sair. Esse acordo acerta nesse ponto", disse Flávio. 👨🏻‍🏫🏫

🇻🇪 Venezuela. A ONG Human Rights Watch publicou uma carta dirigida aos governos do Brasil (🇧🇷), da Colômbia (🇨🇴) e do México (🇲🇽) em que questiona a postura que adotaram sobre a eleição na Venezuela (🇻🇪). A organização lembra que os 3 não reconheceram a reeleição do presidente Nicolás Maduro, mas recomendaram novas eleições, o que pressupõe confiança na capacidade das instituições venezuelanas resolverem a situação. 👀 - CNN (Leitura: 3min, em espanhol)

Mais. O departamento de dados do jornal argentino (🇦🇷) La Nación fez uma visualização, mesa por mesa, com o mapa das atas recompiladas pela oposição. Mostrou onde há dados e onde não há. 📋 - La Nación (Leitura: no seu tempo, em espanhol + infográfico)

🇺🇦 Ucrânia. O leste ucraniano tem sofrido uma destruição quase total por causa de bombas planadoras guiadas da Rússia (🇷🇺). 💣🗣️ “Quando você entra numa cidade em ruínas, é como se não houvesse esperança”, disse um soldado da Ucrânia (🇺🇦) para uma reportagem do New York Times. 🚀📰 São cidades reduzidas a pó, como falou um leitor do Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para descobertas sobre eleições no mundo. 🐙 - NYTimes (Leitura: no seu tempo, em inglês)

🐙 Participe do Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para fazer descobertas sobre eleições no mundo. Acesse por este link. 🌍

Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.