🇺🇸 Começa a convenção do Partido Democrata
Guerra em Gaza é ponto sensível, com ameaça de protestos do lado externo do evento
Do editor (Maurício Ferro),
Uma colher de chá. 🫖 Você, que tem o e-mail cadastrado no site do Correio Sabiá, recebe novamente o nosso tradicional resumo de notícias essenciais por e-mail e bem cedinho (às 6h). Moleza, hein? Em breve, este será um privilégio de membros do Correio Sabiá. Torne-se um membro por aqui, ajude a tornar nosso jornalismo independente ainda mais útil para você e ainda obtenha vantagens. Receba também no WhatsApp.
- Além disso, fale pra sua galera cadastrar o e-mail por aqui. (Só enviamos mensagens relevantes, porque também detestamos aquele monte de e-mail na caixa de entrada). 😉📥
➡️ Essencial para quem tem pressa: Guerra em Gaza é ponto sensível, com ameaça de protestos do lado externo do evento 🪖 Após reuniões em Israel (🇮🇱), Blinken diz que Netanyahu apoia proposta norte-americana de cessar-fogo em Gaza 👀 X/Twitter anuncia fechamento de escritório no Brasil; entenda o contexto e as potenciais consequências 💻
🗓️ Agenda de terça-feira (20.ago.2024):
- Senado analisa a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia
- O ministro Rui Costa (Casa Civil) tem almoço com representantes dos 3 Poderes na sede do STF (Supremo Tribunal Federal).
Acesse a Agenda da Semana (19 a 25.ago) para ter previsibilidade do noticiário.
🇺🇸 Estados Unidos. Começou ontem (19) a Convenção Nacional do Partido Democrata, em Chicago. 📯 O evento deve durar até quinta-feira (22). Marca a formalização da chapa constituída pela atual vice-presidente Kamala Harris, candidata à Presidência, e pelo governador de Minnesota Tim Walz. ✊🏽 - NYTimes (Leitura: tempo real, em inglês) + The Guardian (Leitura: tempo real, em inglês)
➕ Mais. O ator Anthony Goldwyn, que foi um dos oradores da convenção, disse: “Não é apenas uma discussão sobre 2 candidatos diferentes, mas sim sobre 2 futuros muito distintos.” Chegamos a assistir alguns trechos do evento até o fechamento desta edição do Correio Sabiá. 📽️ Kamala Harris discursou e pregou união, que é o tema central da convenção. 🤝 Quem também falou foi Steve Kerr, treinador do Golden State Warriors e do time campeão olímpico em Paris. 🏀🗼🥇
“Estou aqui porque acredito num certo tipo de lideranças. Acredito que líderes devem mostrar dignidade. Líderes devem falar a verdade. Líderes devem rir de si mesmos. Líderes precisam cuidar e se preocupar com as pessoas”, falou.
- 🐙 Participe do Pulpo Eleitoral para fazer descobertas sobre eleições no mundo 🌍
💬 Continuando… Apesar do mote de união, há 1 problema para os democratas: a guerra em Gaza. 🏴🪖 Eram esperados protestos do lado de fora, mesmo com as mobilizações da campanha para contê-los. 👀 Até o fechamento desta edição do Correio Sabiá, não detectamos ocorrência de protestos. ➡️ (O que não significa que não possam ter ocorrido. Só não vimos mesmo. Caso tenham ocorrido, te atualizaremos na edição de amanhã, ok?). 🙂 - NYTimes (Leitura: 4min, em inglês)
🗺️ Oriente Médio. Secretário de Estado dos Estados Unidos (🇺🇸), Antony Blinken cumpriu agenda em Israel (🇮🇱) para discutir um eventual cessar-fogo. 🕊️ Depois dos encontros oficiais, disse que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu apoia a proposta norte-americana. 🤝 Falou também que esta talvez seja a última oportunidade de uma libertação dos reféns até hoje com o Hamas. 🔚 - The Guardian (Leitura: 3min, em inglês)
🔙 Voltando à convenção do Partido Democrata… Um pediatra responsável por atender crianças em Gaza discursou num painel do evento. 👨🏻⚕️🩺 Foi a 1ª vez que um tópico como esse ocorreu nesse tipo de evento. ⛑️👦🏽 É um avanço justamente no sentido de tentar conter a escalada da guerra no Oriente Médio, assim como um esforço para segurar a base do partido que está descontente com a condução da guerra. ✌🏻 - The Guardian (Leitura: 3min, em inglês)
📍 No Brasil... O Ibovespa, principal índice de ações, passou pela 1ª vez da marca de 135 mil pontos, fechando a 135.777 pontos (alta diária de 1,36%). Um recorde. 🏆📈 Motivo: pelo que andamos vendo, a razão disso, supostamente, seria a perspectiva de que o Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos Estados Unidos (🇺🇸), comece a reduzir a taxa básica de juros a partir do mês que vem, somada com uma temporada de resultados positivos de empresas brasileiras. ✂️ O dólar caiu para R$ 5,41 (-1,03% num único dia). - G1 (Leitura: 3min, com gráficos)
💻 X/Twitter. A plataforma anunciou sábado (17) o encerramento do seu escritório no Brasil. 👨🏻💻👨🏽💼 (A rede continuará ativa no país, mas sem escritório). ➡️ O efeito disso é que, sem escritório, o X/Twitter terá atuação menos direta no mercado, sendo que o Brasil (🇧🇷) é um país relevante para esse nicho. 🛜 O vácuo de representação legal *pode deixar a plataforma exposta a punições do Judiciário* por falta de resposta, como mostrou a newsletter Brasis de ontem (19). ⚖️ - Núcleo (Leitura: 2min)
💭 Contexto. O encerramento ocorre num momento em que o bilionário Elon Musk se posiciona explicitamente a favor de políticos de extrema direita e até critica diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a quem acusa de “censura”. 👨🏻⚖️👉🏻😤 Aliás, o X afirmou em sua conta oficial que o fechamento ocorre porque Moraes ameaçou prender o representante legal da plataforma se não cumprisse “suas ordens de censura”. 🤐 O Netlab da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) diz que a falta de transparência da plataforma afeta processos eleitorais e democracias. 📃
⚠️ Valoriza nosso trabalho? Torne-se membro do Correio Sabiá 🙂🪪 De quebra, ganhe privilégios. Recentemente, mudamos o site para o sistema mais veloz que conhecemos. 👨🏻💻 Desenvolvemos novas ferramentas informativas, como Pulpo Eleitoral, Fórum e platō. ⚙️🛜 Tudo sem anúncios para sua experiência ser melhor. Agora, precisamos de você para seguir voando.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.