#1223: Câmara aprova texto-base de um dos projetos que regulamentam reforma tributária
Destaques desse mesmo projeto serão votados hoje (14.ago); entenda
Bem-vindo ao resumo de notícias essenciais do Correio Sabiá. Receba antes no WhatsApp, gratuitamente. Saia quando quiser, se quiser.
Essencial para quem tem pressa: Venezuela (🇻🇪) já tem cerca de 25 mortes em protestos pós-eleitorais 🇺🇸 Volta de Trump ao X/Twitter faz Trump Media perder quase US$ 400 milhões desde sexta (9)
⚠️ Valoriza nosso trabalho? Torne-se membro do Correio Sabiá 🙂
- 🐙 Acompanhe eleições no mundo pelo Pulpo Eleitoral, projeto interativo do Correio Sabiá. Participe.
🎩 Câmara. Os deputados federais aprovaram ontem (13) o texto-base de um dos projetos que regulam a reforma tributária. 📃☑️ “E aí?”, você pode estar se perguntando. ➡️ Texto-base 🟰 parte principal do projeto. Agora, os congressistas ainda precisam votar os chamados “destaques”, que são trechos apresentados em separado e alteram o texto principal. 📑 Esta votação está marcada para hoje (14). 🗓️ - Câmara (Leitura: 3min)
➕ Mais. Pelo texto principal, que já foi aprovado, fica regulamentada a gestão e fiscalização do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), criado para substituir o ICMS (estadual) e o ISS (municipal). 🔁🪙 Será gerido pelo Comitê Gestor do IBS, que terá “representantes de todos os entes federados para coordenar a arrecadação, a fiscalização, a cobrança e a distribuição desse imposto aos entes federados, elaborar a metodologia e o cálculo da alíquota; entre outras atribuições”, segundo a Agência Câmara de Notícias. 🎩💳
🇻🇪 Venezuela. Na tarde de ontem (13), duas semanas após a eleição, o site do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) seguia fora do ar. 👾🖥️ O órgão declarou o presidente Nicolás Maduro reeleito, mas até agora não apresentou as atas. 👀📋 A oposição diz que Edmundo González foi eleito com esmagadora maioria dos votos de mais de 12 milhões de venezuelanos que foram às urnas. Até agora, cerca de 2,4 mil pessoas foram detidas por protestos pós-eleitorais contra Maduro. 🚨 Ao menos 25 pessoas morreram por isso. 😔 - BBC Brasil (Leitura: no seu tempo)
➕ Mais. A BBC Brasil fez uma boa reportagem de contexto sobre possíveis fraudes na eleição da Venezuela (link acima). 🔗⬆️ A única ressalva que fazemos no Correio Sabiá, com base no que temos filtrado de dezenas de jornais nacionais e internacionais, é que o título da reportagem abre brecha para descredibiliza o sistema eleitoral venezuelano, quando é justamente a qualidade desse sistema que permite à oposição fazer críticas tão contundentes. 🗳️ De todo modo, o conteúdo é bom. 👍🏻📰
- 🐙 Participe do Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá que permite descobertas sobre eleições no mundo todo. 🌍
🇺🇸 Estados Unidos. Seguimos monitorando desdobramentos eleitorais nos Estados Unidos (🇺🇸) pelo Pulpo Eleitoral. 📡🐙 Mostramos na edição de ontem (13) do Correio Sabiá a volta do ex-presidente Donald Trump ao Twitter/X (ele estava banido há quase 4 anos), sendo entrevistado por mais de 2h, em tom amigável, por Elon Musk, o bilionário dono da plataforma. 💻🙂 Aliás, esse retorno fez Trump afundar a própria empresa, a Trump Media, pela qual criou sua rede social, a Truth Social. 📉 Cerca de US$ 400 milhões perdidos desde sexta (9). 💸 - G1 (Leitura: 2min30s)
➕ Mais. O The Guardian apontou afirmações falsas e/ou absurdos propalados pelos 2 sobre aquecimento global. 🌡️🌍 Segundo a dupla, o aumento do nível do mar criaria "mais propriedades à beira-mar”. 🏡 Disseram ainda que não haveria necessidade urgente de cortar as emissões de carbono. ✂️💨 São afirmações já amplamente rechaçadas por quase a totalidade da comunidade científica mundial. 👨🏽🔬🧬 - The Guardian (Leitura: 3min, em inglês)
- 🤳🏻 Já segue o Correio Sabiá no Instagram (@correiosabia)? Inscreva-se aqui.
⚠️ Membership. Se você valoriza o que fazemos, considere ser um membro do Correio Sabiá. 🪪 De quebra, ganhe privilégios. Recentemente, mudamos nosso site para o sistema mais veloz que conhecemos. 👨🏻💻 Desenvolvemos novas ferramentas informativas. O Pulpo Eleitoral, o Fórum e o platō tão aí para provar. 🎒🛜 Tudo é feito sem anúncios para sua experiência ser melhor, mas é preciso apoio. Veja mais aqui.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.