#1217: Líder do Irã fala em ataque direto a Israel
Declaração ocorre após mortes de lideranças do Hezbollah e do Hamas
Bem-vindo ao resumo de notícias essenciais do Correio Sabiá. Receba antes no WhatsApp, gratuitamente. Saia quando quiser, se quiser.
Essencial para quem tem pressa: Líder do Irã promete resposta contra Israel 🤯 Venezuela tem mais de 700 pessoas detidas e ao menos 12 mortes desde a reeleição de Maduro 🇻🇪 Abstenções de Brasil e Colômbia dificultam aprovação de resolução da OEA para revisão de votos na Venezuela 🗳️ Copom mantém taxa de juros no mesmo patamar pela 2ª vez seguida 🟰💰
🐙 Mais de 200 pessoas já participam do Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para conversar e fazer descobertas sobre eleições no mundo. 🌎🗳️ O grupo é interativo, e a interação, respeitosa.
🗺️ Oriente Médio. Os assassinatos do principal líder político do Hamas (num ataque localizado no Irã 🇮🇷) e de uma liderança do Hezbollah (num outro ataque localizado no Líbano 🇱🇧) fizeram crescer a probabilidade de um conflito maior no Oriente Médio. No 1º caso, Israel (🇮🇱) assumiu a autoria. No 2º, não disse que “sim” ✅ nem que “não”. ❌ Em resposta, o líder do Irã, Imam Sayyid Ali Khamenei, teria determinado um ataque direto a Israel. 🤯 - G1 (Leitura: 2min30s)
➕ Mais. O presidente dos Estados Unidos (🇺🇸), Joe Biden, tinha planos de acabar com a guerra na Faixa de Gaza ainda até o final do seu mandato. 🕊️ Num texto de análise publicado no New York Times, o autor diz: “mas isso era na segunda-feira (29)”. Ou seja, as coisas mudaram bastante em apenas 2 dias. 🏳️🏴☠️ - NYTimes (Leitura: 3min, em inglês)
💬 Falando nos EUA (🇺🇸)…. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional do país, John Kirby, disse estar perdendo a paciência com a Venezuela (🇻🇪) após um resultado eleitoral contestado por vários países. ⏳😤 Até agora, mais de 700 pessoas foram detidas em apenas alguns dias, desde que começaram protestos contra o governo do presidente Nicolás Maduro. ✊🏽 Ao menos 12 pessoas morreram. 😞 - El Pitazo (Leitura: 2min, em espanhol)
➕ Mais. A OEA (Organização dos Estados Americanos) não conseguiu os votos necessários para aprovar uma resolução que exigiria transparência do governo da Venezuela (🇻🇪). Entre outros países, Brasil (🇧🇷) e Colômbia (🇨🇴) se abstiveram de votar. A lista completa está no El Pitazo.
💭 Contexto. Até agora, o resultado oficial da eleição ainda é aquele anunciado pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral), na madrugada de segunda-feira (29). 📊 Números: com 80% das urnas apuradas, Maduro reeleito por 5,1 milhões de votos (51,2%) 🥇 contra 4,4 milhões (44,2%) 🥈 do candidato opositor, Edmundo González. 🗳️ A oposição diz que seu candidato recebeu cerca de 6 milhões de votos contra só 2,7 milhões de Maduro. 👀
💰 Economia. É tanta coisa de geopolítica e eleições internacionais que ficamos com pouco espaço para falar do Brasil. ⏰ Por aqui, o Copom (Comitê de Política Monetária) manteve ontem (31), mais uma vez, a taxa básica de juros, a Selic, no mesmo patamar: 10,5% ao ano. 🟰 A decisão foi unânime. 🪙 Ou seja, até os diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entenderam nesse sentido. 🤝🦑 - G1 (Leitura: 3min)
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.