#1215: Protestos na Venezuela contra reeleição de Maduro têm ao menos 7 mortos
7 países que contestaram resultado eleitoral tiveram integrantes do corpo diplomático expulsos
Bem-vindo ao resumo de notícias essenciais do Correio Sabiá. Receba antes no WhatsApp, gratuitamente. Saia quando quiser, se quiser.
Essencial para quem tem pressa: 7 pessoas mortas após protestos na Venezuela contra Maduro 🌎 7 países tiveram integrantes do corpo diplomático expulsos após contestarem resultado eleitoral 🗳️ Quais chefes de Estado, até agora, reconheceram a reeleição? 🎩 Quais os próximos passos? 👀 Qual tem sido a postura do Brasil? 🇧🇷 Tudo isso tem sido conversado no Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para eleições no mundo 🐙 Participe pelo link abaixo (você pode sair quando quiser, se quiser) 🔗 Mais abaixo, o resumo tradicional do Correio Sabiá, via WhatsApp 📲
- 🐙 Somos mais de 210 pessoas no Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para acompanhar eleições no mundo. Participe por este link.
🇻🇪 Venezuela. Ao menos 7 pessoas já morreram em protestos na Venezuela desde a madrugada de segunda-feira (29), quando o presidente do país, Nicolás Maduro, foi declarado reeleito pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral) sem que todos os dados de transparência fossem divulgados. 🚓😔 - O Globo (Leitura: 2min)
🌎 Diplomacia. Já 7 países tiveram integrantes do corpo diplomático expulsos da Venezuela após contestarem o resultado eleitoral. Abaixo, a lista. - G1 (Leitura: 2min)
- Argentina (🇦🇷)
- Chile (🇨🇱)
- Costa Rica (🇨🇷)
- Peru (🇵🇪)
- Panamá (🇵🇦)
- República Dominicana (🇩🇴)
- Uruguai (🇺🇾)
➕ Mais. Vários outros países manifestaram preocupação com o processo eleitoral, entre eles o Brasil (🇧🇷). 😥 No dia da eleição, a fronteira da Venezuela com o Brasil foi fechada, impedindo que cidadãos retornassem para votar. 🚫⛔️ Assessor especial da Presidência, Celso Amorim encontrou ontem (29) com Maduro. 🎩 Na ocasião, o venezuelano teria dito que vai entregar as atas eleitorais nos próximos dias. 📑🤔 - El Pitazo (Leitura: 2min, em espanhol)
💬 Continuando… Ainda ontem (29) pela manhã, Amorim divulgou nota dizendo que acompanhava o desenrolar dos acontecimentos para conseguir chegar a uma conclusão “baseada em fatos”. 🧐 Já o Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu ontem (29) duas notas relacionadas à Venezuela. 📝 Na 1ª, “saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral”, mas diz que agora aguarda a publicação de “dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”. 📋✅ - GOV
➕ Mais. Na 2ª nota, “recomenda que brasileiros e brasileiras residentes, em trânsito ou com viagem marcada no país acompanhem a página e as mídias sociais da Embaixada do Brasil em Caracas, mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações.” 🚨🕊️ - GOV
📍 Hoje (30)… O presidente dos Estados Unidos (🇺🇸), Joe Biden, que desistiu de disputar a reeleição, deve falar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 📞🦑 Até agora, pouquíssimos chefes de Estado se manifestaram oficialmente saudando Maduro. O El Pitazo listou quem parabenizou o venezuelano. 🎂 - El Pitazo (Leitura: 2min)
👥 Da nossa Comunidade ⬇️
➡️ Estamos promovendo diálogos sobre a eleição na Venezuela por meio do Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para tratar de eleições em todos os países do mundo. 🐙 Participe do grupo por este link. Saia quando quiser, se quiser. 🔗
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.