#1192: Após STF decidir descriminalizar maconha, Lira avança PEC que criminaliza qualquer quantidade de droga

Congressistas consideram que entendimento do STF entra em competência do Legislativo

#1192: Após STF decidir descriminalizar maconha, Lira avança PEC que criminaliza qualquer quantidade de droga
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) determinou instalação de comissão para analisar PEC das Drogas / Imagem: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Table of Content
Bem-vindo ao resumo de notícias enviado pelo Correio Sabiá no WhatsApp. Receba gratuitamente aqui. Saia quando quiser, se quiser.

🍁 Porte de maconha. O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem (25) que o porte de maconha para uso pessoal não é crime. ⚖️ A Corte também decidiu que será definida uma quantidade para diferenciar usuário de traficante. 🆚 O caso será detalhado hoje (26.jun). 🗓️👨🏻‍⚖️ Para o ministro Dias Toffoli, “nenhum usuário de nenhuma droga pode ser criminalizado”. Atenção: isso é diferente de legalizar o consumo de maconha. ⚠️ - G1 (Leitura: 3min)

🎩 Legislativo. No mesmo dia em que o STF descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), determinou a criação de uma comissão especial para analisar uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga. ♟️⚔️📌 - Câmara (Leitura: 30s)

Mais. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também mostrou descontentamento com a decisão do STF, dizendo que o julgamento era uma invasão à competência do Congresso Nacional. 🤨

  • Pacheco ainda anunciou alguns projetos que terão prioridade de votação antes do recesso parlamentar (previsto para o dia 17.jul). 🎯📃 O foco será em pautas econômicas, em sintonia com as necessidades do governo federal de aumentar a arrecadação. 💰 - Senado (Leitura: 4min) 

🗳️ Eleições. Ainda ontem (25), o ministro André Mendonça, indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tomou posse no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no lugar do ministro Alexandre de Moraes, o magistrado que mais entrou em atritos com bolsonaristas. 👨🏻‍⚖️

  • 🪑 A Corte Eleitoral é presidida pela ministra Cármen Lúcia. O vice é Kassio Nunes Marques. Um dos maiores desafios deste ano será conter o potencial impacto da desinformação causada por IA (inteligência artificial). 🤖💻🛜 - TSE (Leitura: 2min)

📬 Brasis. Fomos referenciados pela 2ª vez em 7 dias na newsletter Brasis, que reúne o melhor do jornalismo independente brasileiro, considerando as mais de 150 organizações jornalísticas que integram a Ajor (Associação de Jornalismo Digital). 🧡 Desta vez, por causa da nossa reportagem sobre mapeamento acústico marinho na Bacia de Santos (SP). 🎛️🔉🐋 Se você perdeu o texto na sua caixa de entrada, a gente relembra para você. 🖥️ - Correio Sabiá (Leitura: 4min) 

🌊 Ocean. Somos a 1ª empresa de mídia do Brasil a dar independência para sua seção de oceanos. Participe em @ocean.correiosabia. ⤵️

Conheça nossos outros produtos:

👨🏻‍🚀 platō: uma platōforma interativa (rede social mesmo) só de perguntas e respostas sobre notícias. ❓ Você pergunta. Um jornalista responde. Tem grupo no WhatsApp, que funciona da mesma maneira. 🚀 Participe aqui.
🐙 Pulpo Eleitoral: uma base de dados e diálogos sobre eleições em diferentes países. 🗳️📊 Nesta semana, há pleitos na Mongólia (🇲🇳), Mauritânia (🇲🇷) e França (🇫🇷). Nossos tentáculos chegam em todos os países e queremos você com a gente.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.