#1191: Fundador do Wikileaks é solto no Reino Unido; resumimos o caso

Julian Assange vai se declarar culpado em julgamento e estará livre em seguida; entenda

#1191: Fundador do Wikileaks é solto no Reino Unido; resumimos o caso
Julian Assange, em voo com destino às Ilhas Marianas do Norte, onde será julgado / Imagem: Reprodução/X/Twitter
Link copiado!
Bem-vindo ao resumo de notícias enviado pelo Correio Sabiá no WhatsApp. Receba gratuitamente aqui. Saia quando quiser, se quiser.

🗃️ WikiLeaks. Fundador do site WikiLeaks, o ativista, jornalista e programador australiano (🇦🇺) Julian Assange deixou ontem (24) a prisão em que estava no Reino Unido (🇬🇧). 🚓💂🏻 Como parte do acordo de soltura, ele vai se declarar culpado em acusações de espionagem feitas pelos Estados Unidos (🇺🇸). Na audiência, será sentenciado a 62 meses de prisão, pena que já cumpriu. Portanto, estará livre. 🕊️ O julgamento ocorre nesta terça– feira (25) nas Ilhas Marianas do Norte, às 20h (horário de Brasília). ⚖️ - G1 (Leitura: 2min30s)

💭 Contexto. O WikiLeaks vazou cerca de 700 mil documentos confidenciais dos Estados Unidos. 🇺🇸📂 Os conteúdos vazados tinham eram sobre violações em guerras do Iraque (🇮🇶) e Afeganistão (🇦🇫), além de outros conteúdos diplomáticos. Havia abusos das Forças Armadas norte-americanas. 🪖

🐦‍⬛ Assobio. O Correio Sabiá considera criminalizar Assange é um dos casos mais graves de cerceamento da liberdade de imprensa na História. 🏛️🤐 Se o documento (sigiloso ou não) chega ao jornalista e é de interesse público, é dever do jornalista torná-lo público. 🗞️ O jornalista tem um compromisso com a sociedade pela natureza do seu ofício.

Mais. A explicação acima precisa ficar clara para os leitores do Correio Sabiá, pois é comum autoridades tentarem atacar sigilos de jornalistas, condená-los ou processá-los, na tentativa de criminalizá-los ou de criminalizar suas fontes. 👨🏻‍⚖️📚

  • 🗣️ Educação midiática: não importa se o assunto é confidencial; se chega ao conhecimento do jornalista, o profissional deve comunicar ao público. ☑️🗞️ No caso de Assange, essa história se arrastava pelo menos desde 2010. ⏰ Se fosse extraditado para os Estados Unidos anteriormente, Assange poderia ter pego até 175 anos de prisão. 🚔

🦑 Lula. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez visitas ontem (24) ao escritor Raduan Nassar, ao linguista Noam Chomsky, ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ao jornalista Mino Carta (fundador da CartaCapital). 🤝 Todos os encontros ocorreram em São Paulo. 📍 Chomsky é norte-americano, considerado um dos maiores intelectuais vivos. 🧠 É casado com uma brasileira e esteve internado há pouco tempo. Houve fake news de que ele havia morrido. 🤥 (Inclusive, um leitor nos acionou na semana passada para perguntar se era verdade que ele havia morrido. Como se vê, não morreu). 🔍🙌🏻

Mais. Chomsky tem 95 anos. Em julho do ano passado, sofreu um AVC. Está em São Paulo para cuidar da saúde. 🏥 É judeu e de esquerda. Estaria revoltado com a guerra em Gaza, embora pouco se manifeste sobre o assunto por causa de suas condições físicas atuais. 🩺 Sempre foi crítico da política israelense e solidário à causa palestina. 🇵🇸 - O Globo (Leitura: 1min30s)

🌍 Eleições no mundo. Ontem (24) respondemos perguntas de leitores nos grupos que temos na Comunidade do Correio Sabiá no WhatsApp. 📲 Eram dúvidas em eleições em vários países. Falamos sobre Estados Unidos (🇺🇸) e França (🇫🇷). A cada dia, avançamos nestes e nos outros assuntos que mais despertam a curiosidade de vocês. Tudo interativo. 😉 Escolha abaixo o que te interessa. ⤵️

👨🏻‍🚀 platō: uma platōforma interativa (rede social mesmo) só de perguntas e respostas sobre notícias. ❓ Você pergunta. Um expert responde. Tem o grupo no WhatsApp, que funciona da mesma maneira. 🚀 Participe aqui.
🐙 Pulpo Eleitoral: uma enorme base de dados e diálogos sobre eleições em diferentes países. 🗳️📊 Nesta semana, há pleitos na Mongólia (🇲🇳), Mauritânia (🇲🇷) e França (🇫🇷). Nossos tentáculos chegam em todos os países e queremos você com a gente.

🔚 Por fim… É necessário enfatizarmos que o Pantanal está em chamas, como mostramos ontem no Correio Sabiá. 🔥 Não só o Pantanal, como outros biomas. 🌳 É uma situação gravíssima. 🆘 Além disso, os servidores da área ambiental continuam com atividades de campo paralisadas, sem que seus pedidos que já duram desde o início do ano tenham sido atendidos. 👨🏻‍🌾 Ao mesmo tempo, no Rio Grande do Sul, dezenas de cidades voltaram a sentir efeitos das chuvas. ⛈️ São 2 temas constantes de nossa cobertura. Avançaremos em ambos no resumo de amanhã. 👍🏻 


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.