Vídeo: encontramos uma cobra na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro
Compartilhamos o registro em nosso Instagram: @correiosabia
Uma cena inusitada. Em plena Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o Correio Sabiá encontrou nesta sexta-feira (24.mai.2024) uma cobra comendo um peixe. A cena foi compartilhada em nossas redes sociais.
No vídeo acima, o criador do Correio Sabiá, Maurício Ferro, narra o que ocorreu: foi correr na Lagoa e se deparou com uma movimentação na grama incompatível com o vento do dia. Ao se aproximar, reparou que havia uma cobra.
- Entre no grupo ou no canal do Correio Sabiá no WhatsApp. Somos a 1ª organização de mídia do Brasil criada no app de mensagens.
A cena mostra um constraste no Rio de Janeiro: a mistura entre zonas urbanas e natureza. A cidade tem mais de 6 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística).
A reportagem do Correio Sabiá fez o registro sem interferir e sem interagir diretamente com a vida selvagem. Por responsabilidade, fazemos esta observação.
Antes da publicação da reportagem e do vídeo em redes sociais, consultamos leitores e um oceanógrafo para entender qual seria a maneira mais responsável de divulgar o conteúdo. Deram-nos 2 retornos essenciais:
- Ressaltar a mescla entre a vida urbana e selvagem; e
- Esclarecer que "a cobra não é uma vilã", mas sim um animal vivendo naturalmente.
A narração do vídeo procura mostrar um relato pessoal do que aconteceu ao mesmo tempo em que acrescenta essas duas sugestões de contexto.
Impacto desta reportagem do Correio Sabiá
A publicação deste conteúdo causou impacto. O jornal Extra, vinculado ao Grupo Globo, produziu uma reportagem dando créditos ao Correio Sabiá pelo registro da cobra.
O autor desta reportagem, Maurício Ferro, que é criador/CEO do Correio Sabiá, deu uma entrevista ao jornal exaltando o contraste entre o urbano e o natural no Rio de Janeiro.
Recebemos diversos comentários positivos de leitores, como o biólogo João Pascoli.
"Que maneiro! Lagoa está voltando com tudo. Povo tem pescado uns robalos grandes também. (...) Cobra eu não imaginava que ia aparecer assim, ainda mais de dia, próxima a pessoas. Que experiência", disse ao Correio Sabiá, por WhatsApp, após ter recebido este conteúdo.
Receba o Correio Sabiá em seu WhatsApp por grupo ou canal.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.