🍳 #988: 'Fritura': entenda os assuntos que desgatam Bolsonaro

🍳 #988: 'Fritura': entenda os assuntos que desgatam Bolsonaro
Link copiado!

? #988: ‘Fritura’: entenda os assuntos que desgatam Bolsonaro

Esta curadoria do Correio Sabiá pode receber atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Em Toritama (PE), no dia 21 de outubro de 2021, Bolsonaro fez uma parada não programada e comeu pastel com aliados / ? Isac Nóbrega/PR
Em Toritama (PE), no dia 21 de outubro de 2021, Bolsonaro fez uma parada não programada e comeu pastel com aliados / ? Isac Nóbrega/PR

? Fritura de Bolsonaro. Como dissemos que deveria ocorrer numa de nossas curadorias, continuam as notícias que desgatam a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), relacionadas a pessoas de seu entorno. Por exemplo:

  1. A PF (Polícia Federal) começou a perícia nos celulares do advogado da família Bolsonaro, Frederick Wasseff, que comprou nos Estados Unidos –em espécie (US$ 49 mil)– um relógio de luxo Rolex dado pelas autoridades sauditas. Ao todo, foram encontrados 4 aparelhos com o advogado.
  2. Outra preocupação para o ex-presidente é o tenente-coronel Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), que está preso por falsificar carteira de vacinação dele, da família e do ex-presidente para que ficassem nos Estados Unidos. O advogado de Cid já disse que seu cliente fará confissão, como mostramos em outra curadoria de notícias do Correio Sabiá.
  3. O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), também autorizou as quebras de sigilo bancário e fiscal do ex-presidente, da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e de mais algumas pessoas do entorno deles, como o próprio Cid. Aliás, a PF teria encontrado uma determinação de disparo de fake news, da parte de Bolsonaro, segundo o G1, que tem divulgado informações das investigações.
  4. Enquanto isso, continuam ainda as notícias que envolvem o hacker Walter Delgatti, condenado a 20 anos de prisão por vazar informações de autoridades envolvidas na Lava-Jato (essa é uma outra história: o hacker atingiu a credibilidade da operação ao vazar conversas de procuradores e juízes, como o atual senador Sergio Moro [União Brasil-PR]).

? Contexto. Delgatti disse à PF, num outro depoimento, que entrava pela porta dos fundos no edifício do Ministério da Defesa do governo Bolsonaro. Ele falou que o ex-presidente prometeu lhe dar indulto (perdão) caso fosse condenado por atacar o sistema eleitoral. Essa história também atinge a imagem das Forças Armadas. Agora, o Ministério da Defesa sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou um ofício pedindo à PF o nome dos militares que se reuniram com Delgatti.

Mais. Todo esse contexto tem feito o PL (Partido Liberal) já pensar num cenário em que Bolsonaro pode estar preso no ano que vem (2024), quando ocorrem as eleições municipais. No entanto, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, falou que não vê “razão para prender Bolsonaro agora”. Isso porque, segundo ele “(…) a prisão preventiva tem requisitos específicos, entre os quais materialidade de um crime â€“nesse caso, já existe. Em 2º lugar, indícios de autoria; como já mencionei, há indícios de autoria. Porém, há outros requisitos que estão nos artigos 311 e 312 do Código do Processo Penal”.

Fora isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na África do Sul, ?? onde participa da Reunião do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Depois, passa por Angola ?? e São Tomé e Príncipe. ??

  • ✈️ A lista de todas as viagens do Lula ao exterior em 2023 está nesta reportagem do Correio Sabiá.

Já a pauta econômica deve ser destravada. Lembra que dissemos que ocorreria ontem (21) uma reunião de líderes para tratar do arcabouço fiscal? Então, a reunião ocorreu e o arcabouço deve ser votado ainda nesta semana na Câmara. Se você não sabe o que é isso (é difícil entender, assim como é complicado explicar), preparamos uma reportagem no Correio Sabiá que mostra os detalhes do assunto. 

  • ?️ A previsão das notícias está listada por data na Agenda da Semana do Correio Sabiá

Relembre abaixo a previsão de notícias desta semana (21 a 27 de agosto):

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.