⚡️ #979: As notícias essenciais da semana (17 a 23.jul) num lugar só
⚡️ #979: As notícias essenciais da semana (17 a 23.jul) num lugar só
Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Começou o recesso parlamentar. Até 1º de agosto, os congressistas ficam de “folga”. Por isso, o noticiário sobre projetos no legislativo deve se limitar a negociações para que as propostas andem quando as atividades forem retomadas. No radar, estão as votações, por exemplo:
- da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias);
- do arcabouço fiscal, que está na Câmara;
- da reforma tributária, que está no Senado; e
- do PL das Fake News, na Câmara.
➡️ Todas essas questões ficam para agosto. Da mesma forma, segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, também ficou para agosto o lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A informação anterior, dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é de que o PAC seria lançado em julho.
- Clique aqui para receber a curadoria de notícias do Correio Sabiá no seu WhatsApp.
- Clique aqui para se INSCREVER no podcast do Correio Sabiá.
- Apoie os voos do Correio Sabiá.
Aliás, Lula cumpre viagem à Bélgica na segunda (17.jul.2023) e terça (18.jul). Ele participa da Cúpula Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos)-União Europeia. Todas as viagens internacionais do Lula em 2023 estão listadas nesta reportagem do Correio Sabiá, que recebe atualizações constantes.
Por outro lado, o programa Desenrola, do governo federal, começa na segunda (17) e vale para renegociação de dívidas. Cerca de 30 milhões de pessoas devem ser beneficiadas. Nesta reportagem do Correio Sabiá, mostramos as principais medidas do governo Lula 2023.
Eis o vídeo da coletiva de imprensa do ministro da Fazenda Fernando Haddad, transmitida no canal do governo no YouTube:
Agenda. A viagem do Lula e o lançamento do Desenrola constavam na Agenda da Semana do Correio Sabiá, que lista os principais eventos, todos separados por data. É um jeito de dar mais previsibilidade ao noticiário.
IBC-Br. Na mesma Agenda da Semana, constava a divulgação na segunda (17), pelo Banco Central, do IBC-Br, que é considerado a prévia do PIB (Produto Interno Bruto). Neste caso, houve uma queda de 2% em relação a maio (mês anterior). Foi o pior resultado para junho desde 2018. Eis a íntegra da divulgação do Banco Central.
De acordo com o ministro Fernando Haddad, a queda no indicador é resultado do alto patamar da taxa básica de juros no país, a Selic, que o Copom (Comitê de Política Monetária) tem, sucessivamente, mantido em 13,75% ao ano. Integrantes do governo, incluindo o próprio Lula, criticam o patamar da taxa desde o início do ano.
- ? Contexto: Como a inflação já deu sinais de estar controlada, a tendência é que comece um ciclo de redução da taxa básica de juros a partir da próxima reunião do Copom. Principalmente no início do ano, houve tensão (e muitas notícias) envolvendo o presidente do Banco Central, Roberto Campo Neto, e o governo federal. Campos Neto foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o cargo. Por causa da lei que definiu a “independência do Banco Central”, o mandato dele continua a durar mesmo no governo Lula. Foi nesse contexto que Campos Neto, em fevereiro, deu entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Saiba como foi a entrevista nesta reportagem do Correio Sabiá.
Nos próximos dias, ainda será relevante acompanhar os desdobramentos das ofensas contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), quando estava em Roma, na Itália. 3 suspeitos teriam chamado o ministro de “bandido, comunista e comprado”.
Relembre como foi a semana anterior nesta curadoria de notícias do Correio Sabiá.
- Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:
- ?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (15 a 21.jan)
- Quiz no Instagram do Correio Sabiá ?
- ⚡️ #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
- Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises ?
- ? Israel x Hamas: tudo o que sabemos até agora (atualizações constantes)
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.