⚡️ #974: Pontapé inicial das notícias da semana (19 a 25.jun)

⚡️ #974: Pontapé inicial das notícias da semana (19 a 25.jun)

⚡️ #974: Resumão das notícias essenciais da semana (19 a 25.jun)

Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Correio Sabiá dá previsibilidade às notícias / ? Matthew Guay/Unsplash
Correio Sabiá dá previsibilidade às notícias / ? Matthew Guay/Unsplash

? A semana (19 a 25 de junho) vai ser cheia. Você já sabe que é necessário manter no radar os andamentos:

  • da proposta de arcabouço fiscal, no Senado, que já pode ser votada na terça-feira (20) na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos). Se for, já pode ser levada a plenário na mesma terça (20). (Não sabe o que é arcabouço fiscal? Entenda aqui nesta reportagem); e
  • das discussões sobre a reforma tributária, na Câmara. Depois de aprovado arcabouço fiscal, será a prioridade do governo no Poder Legislativo.

Há, no entanto, mais itens a acompanhar no noticiário. Na segunda (19), Lula recebe integrantes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Será o único dia dele no Brasil. Na terça (20), já vai estar na Itália. Depois, vai à França. O Correio Sabiá listou os principais compromissos do presidente em cada país na reportagem que mostra todas as viagens internacionais do Lula em 2023.

  • Itália ?? (20 a 22.jun): Lula terá reuniões com o presidente da Itália, Sergio Matarella, o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, e o Papa Francisco.
  • França ?? (22 e 23.jun): Lula vai participar da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, do Diálogo de Alto Nível da Cúpula e de um almoço oferecido pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

Enquanto isso, no Brasil, o noticiário fica aquecido.

?️ Na terça (20), o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid, vai à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura os atos extremistas do 8 de janeiro de 2023.

?️ Na quarta (21), o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), marcou a sabatina do advogado Cristiano Zanin para o STF (Supremo Tribunal Federal). Zanin era advogado de Lula. Ou seja, defendeu o presidente nos julgamentos feitos pelo então juiz federal Sergio Moro (União Brasil-PR), atualmente senador.

  • ➡️ Na sabatina, Zanin e Moro voltam a se encontrar.

?️ Na mesma quarta (21), o Copom (Comitê de Política Monetária) anuncia sua decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic, atualmente no patamar de 13,75% ao ano. O patamar deve ser mantido. A redução desse nível tende a ocorrer nos próximos encontros.

  • ➡️ Você pode esperar mais críticas de integrantes do governo ao patamar da taxa de juros e ao Banco Central nestes dias.

?️ Na quinta (22), o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), marcou o julgamento do Bolsonaro no TSE, podendo torná-lo inelegível em próximas eleições.

? Relembrando… Na semana passada, você viu que:

  • A ministra Daniela Carneiro, do Turismo, balançava no cargo. Muitas notícias de que ela deixaria o governo. Até agora, não deixou.
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, teria um passo a passo de como dar um “golpe” de Estado no seu celular, conforme encontrado pela PF (Polícia Federal).
  • O dólar despencou: bateu R$ 4,80, e a S&P revisou a recomendação de investimento no Brasil para “positiva”, algo que não ocorria desde 2019.

➡️ Não esqueça: tudo o que você precisa saber de eventos essenciais ou assuntos para ter no radar está na Agenda da Semana do Correio Sabiá. ?️ O conteúdo recebe atualizações diárias. ?

Relembre ainda o resumão de notícias anterior do Correio Sabiá.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais