⚡️ #973: Resumão das notícias essenciais da semana (12 a 18.jun)

Resumo das notícias essenciais com atualizações diárias / 📸 Rochak Shukla/Freepik
Table of Content

⚡️ #972: Resumão das notícias essenciais desta semana (12 a 18.jun) em 3 minutos de leitura

Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Resumo das notícias essenciais com atualizações diárias / ? Rochak Shukla/Freepik
Resumo das notícias essenciais com atualizações diárias / ? Rochak Shukla/Freepik

*Assobio: esta curadoria foi publicada, originalmente, no dia 13 de junho de 2023, às 11h19, mas recebeu atualizações para te manter bem informado/a.

Você já sabe que é necessário manter no radar os andamentos:

Há, no entanto, mais itens a acompanhar no noticiário. Na segunda (12), Lula lançou a nova política de alfabetização e se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen. Leia a íntegra do pronunciamento do presidente. Eis os tópicos que eles trataram:

  • Parcerias comerciais entre o Brasil e a União Europeia
  • Avanço de um acordo entre o Mercosul e a União Europeia
  • Iniciativas para combater o desmatamento e frear as mudanças climáticas
  • Tratativas pelo fim da guerra entre Rússia e Ucrânia

Especificamente sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia:

  • Esta é uma das principais pautas internacionais do governo federal brasileiro;
  • O acordo deve sair até o fim do ano, segundo as duas autoridades;
  • No entanto, Lula criticou explicitamente alguns termos colocados pela União Europeia, segundo os quais há várias sanções ao Brasil em caso de descumprimento. Para Lula, uma parceria deve se balizar na “confiança”, e não na presunção de que a outra parte não cumprirá os termos.

➡️ Ursula von der Leyen anunciou um aporte de € 20 milhões ao Fundo Amazônia.

Continuando… você deve se lembrar das dificuldades de articulação política do governo federal, principalmente na Câmara, onde houve algumas derrotas (sobretudo na área ambiental). Lembre-se:

  • O Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas e o Ministério dos Povos Indígenas foram esvaziados por meio da aprovação de uma MP (medida provisória) que define a mudança na estrutura do governo. Essa MP manteve os 37 ministérios, mas retirou atribuições de pastas voltadas ao meio ambiente;
  • Deputados federais também aprovaram a proposta do marco temporal para terras indígenas. Entenda o que é nesta reportagem.

Novidade sobre essas dificuldades de articulação: a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, deve deixar o cargo. Entenda:

  • O atual partido de Daniela Carneiro é o União Brasil. No entanto, a concessão do ministério a ela é considerada decisão pessoal de Lula, e não indicação do partido.
  • Daniela Carneiro é esposa de Waguinho, que deu apoio a Lula na campanha eleitoral. Waguinho é prefeito de Belford Roxo, município da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Ele era do União Brasil,
  • Acontece que Waguinho foi para o Republicanos. Daniela Carneiro deve fazer o mesmo.
  • O União Brasil, que tem grande bancada na Câmara e tem votado contra o governo, faz pressão pela saída da ministra. Quer alguém realmente indicado pela legenda. O deputado federal Celso Sabino (União Brasil-BA) seria um candidato ao cargo.

➡️ Destrinchando para você: tirar Daniela Carneiro e colocar alguém indicado pelo União Brasil, mesmo que não se traduza em 100% dos votos da bancada do partido na Câmara, certamente vai melhorar as votações de Lula (consequentemente, aumenta as chances de aprovação de projetos e incrementa a articulação). No entanto, significa desagradar um aliado de 1ª hora.

  • Na terça (13), Lula conversou com a ministra. Disse que seu cargo foi demandado pelo União Brasil, mas não demitiu-a. Ela deve fazer um balanço do seu comando na posta na reunião ministerial de quinta-feira (15).

Na semana passada, Lula conversou sobre articulação política com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). É algo para ter atenção nestes dias.

➡️ Aliás, tudo o que você precisa saber de eventos essenciais ou assuntos para ter no radar está na Agenda da Semana do Correio Sabiá. O conteúdo recebe atualizações diárias. ?

  • ?️ Na agenda destes dias, note que há ajustes da taxa de juros nos Estados Unidos e no Japão, além da divulgação de indicadores.

Note ainda que o dólar despencou nesta quarta-feira (14.jun), fechando cotado a R$ 4,80. Isso ocorreu depois:

  • da decisão do Fed (Federal Reserve) em manter a taxa básica de juros dos Estados Unidos no mesmo patamar, no intervalo de 5% a 5,25%, interrompendo um ciclo de alta; e
  • da melhora da classificação de risco do Brasil pela S&P, que elevou a perspectiva do país para positiva, algo que não ocorria desde 2019.

Relembre a curadoria de notícias anterior, com o resumão da última semana.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.