⚡️ #972: Resumão das notícias essenciais da semana (5 a 11.jun)

⚡️ #972: Resumão das notícias essenciais da semana (5 a 11.jun)

⚡️ #972: Resumão das notícias essenciais desta semana (5 a 11.jun) em 3 minutos de leitura

Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Correio Sabiá lista os principais destaques do noticiário num lugar só / ? Andrew Neel/Unsplash
Correio Sabiá lista os principais destaques do noticiário num lugar só / ? Andrew Neel/Unsplash

*Assobio: esta curadoria foi publicada, originalmente, no dia 4 de junho de 2023, às 20h14, mas recebeu atualizações para te manter bem informado/a.

As notícias essenciais desta terça (6.jun.2023)

? No radar, para ficar de olho hoje (6.jun):

  1. STF (Supremo Tribunal Federal) analisa um recurso do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que pode torná-lo réu; ⚖️
  2. Lula viaja à Bahia, onde participa da abertura da 17ª Bahia Farm Show, e a Recife, onde visita instalações do Polo Automotivo de Goiana; ? e
  3. Relator da reforma tributária, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), deve apresentar um relatório com o apanhado geral do que foi tratado pelo grupo de trabalho que analisa a proposta. ?

?️ Tudo isso está listado na Agenda da Semana, conteúdo atualizado diariamente para mostrar, por data, os principais eventos de cada dia.

Falando em Lula e Lira… Ontem (5) os 2 conversaram. Trataram da articulação política do governo federal no Legislativo, num momento em que Lula tem perdido votações relevantes, sendo as mais relevantes aquelas relacionadas à agenda ambiental. ? Parênteses: ontem (5) foi também Dia Mundial do Meio Ambiente e houve evento no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, para marcar a data. ✍?♻️ Lula assinou atos na ocasião, e a ministra da pasta, Marina Silva, foi prestigiada. Marina também fez pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV. ??

Eis o vídeo da cerimônia no Planalto em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente:

  • Eis a íntegra do pronunciamento do Lula no evento acima.

Eis o vídeo da entrevista coletiva da Marina Silva depois do evento:

Eis o vídeo do pronunciamento da Marina Silva em rede nacional de rádio e TV:

  • Eis a íntegra do discurso de Marina Silva.
  • A ministra destacou a importância de acabar com a poluição plástica para construção de um futuro sustentável.

Já em relação à conversa com Lira, a reforma tributária foi assunto. Lira disse que a Câmara tem dado tempo para que o governo forme sua base e voltou a criticar o trabalho dos articuladores políticos governistas nesse sentido. ?⏳ À tarde, Lula também teve reunião com senadores e com seu ministro das Relações Institucionais. ? Participaram os seguintes congressistas:

  • Jaques Wagner (PT-BA)
  • Randolfe Rodrigues (sem partido-AP)
  • Otto Alencar (PSD-BA)
  • Fabiano Contarato (PT-ES)
  • Jorge Kajuru (PSB-GO)
  • Renan Calheiros (MDB-AL)
  • Izalci Lucas (PSDB-DF)
  • Marcelo Castro (MDB-PI)

É o Senado que ainda precisa aprovar a proposta de arcabouço fiscal. Saiba tudo sobre esse assunto nesta reportagem do Correio Sabiá.

Pontapé inicial para as notícias desta semana (5 a 11.jun)

Nesta semana, temos datas relevantes. Primeiro (e importante), um feriado bem na quinta-feira (8.jun). ? Corpus Christi. Bom, né? A semana de muita gente vai ser mais curta. ? Mesmo assim, deve haver muitas notícias pelos seguintes motivos:

  • Esta é a Semana do Meio Ambiente, sendo o Dia Mundial do Meio Ambiente nesta segunda-feira (5). O Correio Sabiá vai fazer ampla cobertura, porque é um dos nossos pilares. (Tanto é assim que fomos uma das 40 organizações selecionadas em âmbito nacional para integrar o Lab de Sustentabilidade do Google, que reúne um grupo de veículos de notícias preocupados com causas ambientais. Também fomos um dos 9 selecionados num edital global para fazer uma reportagem sobre poluição marinha para o Earth Journalism Network.)
  • Tem divulgação da inflação do país em maio, na quarta-feira (7), pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
  • Na mesma quarta (7), o STF (Supremo Tribunal Federal) deve retomar um julgamento bem antigo que pode mudar o entendimento sobre o marco temporal para terras indígenas.
    • Você deve lembrar que, na semana passada, a Câmara aprovou o PL (projeto de lei) nº 490/2007, que limita a demarcação de novas terras. Ficou clara a disputa política entre ruralistas e ambientalistas.
    • Aliás, falando em STF, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou na semana passada a indicação do seu advogado, Cristiano Zanin, para uma vaga na Corte. A oposição criticou a indicação, apontando potencial conflito de interesses. No entanto, o mundo jurídico de maneira geral aceitou bem a indicação. Até os ministros indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (André Mendonça e Kassio Nunes Marques) elogiaram Zanin.

Ainda na semana passada (e falando novamente sobre Meio Ambiente), você deve lembrar que Câmara e Senado aprovaram a MP (medida provisória) que mantém a estrutura do governo federal com 37 ministérios, mas retira atribuições de pastas ambientais, como o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério dos Povos Indígenas.

  • Ainda recriaram a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), conhecida historicamente por receber indicações políticas de integrantes do centrão (grupo de partidos mais alinhado pelo interesse em cargos do que pela afinidade ideológica, em si).

Agora, nesta semana, você deve prestar atenção, principalmente, em duas pautas no Legislativo:

  • As discussões sobre o arcabouço fiscal no Senado (o texto já foi aprovado na Câmara).
  • Os debates sobre a reforma tributária, até porque um relatório sobre esse assunto deve ser apresentado na Câmara nesta terça-feira (6.jun).

Para relembrar outros assuntos, veja a curadoria de notícias anterior do Correio Sabiá.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais