⚡️ #965: Notícias essenciais da semana (15 a 21 de maio)

⚡️ #965: Notícias essenciais da semana (15 a 21 de maio)
Link copiado!

#965: Saiba as notícias essenciais da semana (15 a 21 de maio) em 4 minutos de leitura

Esta curadoria do Correio Sabiá tem atualizações diárias para concentrar as notícias num lugar só e te manter bem informado/a
Correio Sabiá lista notícias mais importantes destes dias para você acompanhar / ? macrovector/Freepik
Correio Sabiá lista notícias mais importantes destes dias para você acompanhar / ? macrovector/Freepik

Assobio: esta curadoria foi publicada, originalmente, no dia 14 de maio de 2023, às 23h54, mas recebeu atualizações para te manter bem informado/a.

Já te contei que tive algumas intercorrências na publicação do meu podcast diário e da minha curadoria de notícias via WhatsApp, na semana passada. Isso porque fui a Arraial do Cabo (RJ) para produzir uma reportagem sobre poluição marinha, que envolveu dias de mergulho de cilindro, com captura de imagens debaixo d’água. Agora, estou de volta. Conto abaixo o que você deve acompanhar nos próximos dias para estar bem informada/o.

Ao menos 2 grandes assuntos devem movimentar o noticiário nestes dias:

  1. Lembra da proposta de arcabouço fiscal que o governo federal enviou à Câmara? Então, já te expliquei tudo o que você precisa saber sobre esse assunto numa reportagem aqui no site que tem atualizações constantes. A novidade: o deputado federal e relator do projeto Cláudio Cajado (PP-BA) apresentou o parecer da proposta nesta segunda-feira (15.mai).
    • O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que o novo marco fiscal deveria passar por ajustes. A oposição aproveita a proposta para endurecer regras para o governo federal. Já o governo Lula quer garantir que a valorização do salário mínimo seja garantida.
    • A Conorf (Consultoria de Orçamento) do Senado lançou no dia 11 de maio de 2023, quinta-feira, o texto “Novo Arcabouço Fiscal: Avaliação da proposta do Poder Executivo”. O documento analisa os principais pontos do PLP (projeto de lei complementar) 93/2023 enviado pelo governo federal à Câmara e faz parte da série “Orçamento em Discussão”.
  2. Também na Câmara, deve ocorrer a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Apostas Esportivas. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse no dia 10 de maio que a PF (Polícia Federal) vai apurar suspeitas de manipulação nos resultados de partidas de futebol. Os jogadores “forçariam” até recebimento de cartões para lucrar por fora da partida.
  • Saiba o cronograma completo de eventos políticos, econômicos e ambientais deste e dos próximos dias na Agenda da Semana do Correio Sabiá, que contempla o período de 15 a 21 de maio de 2023.

Outras CPIs também devem ser instaladas na quarta-feira (17) –ambas criadas no final de abril. Elas vão apurar:

  1. Fraude nas lojas Americanas;
  2. Atuação do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Ainda devem continuar as notícias e debates sobre o PL das Fake News. Aliás, contei em detalhes, de um jeito didático e amigável, os principais pontos dessa proposta. A Agência Pública, por exemplo, reportou na semana passada que o Google gastou mais de R$ 500 mil em anúncios contra a proposta… no Facebook. Isso tornou o Google o maior anunciante do Facebook.

São esses desdobramentos políticos que mais devem movimentar a semana de notícias, já que o noticiário econômico está esvaziado (ao menos em relação às agendas divulgadas até o momento). Nota-se que Lula vai viajar ao Japão, onde participará como convidado da Cúpula do G7 (grupo das 7 maiores economias do mundo).

Aqui no Correio Sabiá, mostrei que o peixe-leão (aquele “peixe devorador” que invadiu o Oceano Atlântico e causa severas preocupações aos ambientalistas) já foi encontrado em Atol das Rocas, santuário marinho. Por ser uma espécie invasora, o peixe-leão não tem predadores naturais por aqui. Além disso, “come muito” e se reproduz facilmente. Isso pode desequilibrar os biomas e afetar a pesca.

Na semana passada, você viu aqui no Correio Sabiá várias notícias que envolviam o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Moraes:

  1. Concedeu liberdade provisória ao ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres, no dia 11 de maio. Torres é ex-ministro da Justiça e Segurança Pública no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Estava preso por suposta omissão nos atos extremistas do dia 8 de janeiro de 2023.
  2. Decidiu no dia 12 de maio pela retirada das medidas cautelares contra o deputado federal bolsonarista Zé Trovão (PL-SC), que estava usando tornozeleira eletrônica e tinha acesso proibido às suas redes sociais. O ministro entendeu que o congressista havia parado de publicar conteúdo ilícito nos seus perfis. Ainda concordou que era necessário que Zé Trovão pudesse se locomover livremente pelo país por causa de seu exercício como deputado federal eleito.
  3. Suspendeu uma publicação feita pelo Telegram contra o PL das Fake News. O app enviou uma mensagem que dizia que a democracia estava “sob ataque” com a eventual aprovação do projeto. A mensagem também estimulava que os usuários falassem com deputados federais nos quais votaram, para pressioná-los a ficar contra o projeto. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), diz que as big techs têm feito uma campanha abusiva contra o PL das Fake News. Moraes decidiu abrir um inquérito para investigar Telegram e Google.

Relembre abaixo outra curadoria de notícias anterior do Correio Sabiá:

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.