Cobertura jornal√≠stica de ataques a escolas ūüďö

Link copiado!

Cobertura jornalística de ataques a escolas ?

Assobio: Considerando as melhores pr√°ticas jornal√≠sticas que temos conhecimento at√© o momento e o crescimento de ataques a escolas (incluindo o mais recente epis√≥dio desse tipo nesta quarta-feira, dia 5 de abril de 2023, em Santa Catarina), eu, o Sabi√°, manifesto que n√£o vou divulgar fotos, v√≠deos, nomes ou quaisquer outras informa√ß√Ķes sobre pessoas que pratiquem atos violentos desse tipo.

Esta reportagem do Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) aponta relatórios científicos que mostram os pontos de atenção quando tratamos, na imprensa, de ataques a escolas. Para quem quiser se aprofundar, recomendo.

O amplo entendimento no meio jornal√≠stico √© que a divulga√ß√£o dessas pessoas √© vista como um “trof√©u”. ? Um pr√™mio. Assim, acaba “contagiando” outras pessoas com tend√™ncias semelhantes. O resultado prov√°vel: mais ataques.

Obs.: Ao n√£o divulgar essas informa√ß√Ķes, n√£o estou dizendo que n√£o haver√° ataques. No entanto, afirmo que o amplo entendimento √© que n√£o divulgar essas informa√ß√Ķes tende a, pelo menos, mitigar o incentivo a novos ataques.

Vale lembrar: nossa miss√£o no Correio Sabi√° √© assobiar para que voc√™ seja s√°bio ‚Äďe realmente consiga entender o notici√°rio. Acreditamos em Jornalismo interativo. Voc√™ pode nos perguntar o que quiser (n√£o hesite em mandar uma mensagem: redacao@correiosabia.com.br).

Temos uma se√ß√£o Quem Somos com documentos de transpar√™ncia, em PDF; quem participa deste jornal; qual a nossa hist√≥ria… Mas tamb√©m j√° produzimos uma reportagem para contar um pouquinho de tudo isso. √Č um prazer receber voc√™ aqui no nosso ninho.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientiza√ß√£o sobre a preserva√ß√£o ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decis√Ķes melhores, baseadas em fatos, dados e evid√™ncias. Empoderamos a audi√™ncia pela informa√ß√£o de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabi√°. Cancele quando quiser.