Criamos uma caixa de ferramentas para checar desinformação

Usamos inteligência artificial para fazer o código da aplicação, disponível na aba "Inovações" do site

Criamos uma caixa de ferramentas para checar desinformação
Usamos IA para fazer uma lista interativa de ferramentas que ajudam a verificar informações online / Imagem: Reprodução
Link copiado!

No dia 1º de abril de 2025, conhecido como Dia da Mentira, o Correio Sabiá lançou uma caixa de ferramentas para checar desinformação em diferentes formatos, texto, áudio e vídeo. Com botões na parte superior, o usuário pode filtrar que tipo de ferramenta quer usar e listar por ordem alfabética.

Batizada de Caixa de Ferramentas para Fact-Checkers (checadores de fatos), a novidade fica no Menu do site > Inovações, onde há outras funcionalidades disponíveis.

Cada ferramenta da lista tem um hiperlink que direciona para sua página oficial, assim como uma descrição da funcionalidade numa única frase.

A Caixa de Ferramentas de Fact-Checking foi criada por um humano, o jornalista Maurício Ferro, que se especializa no uso de novas tecnologias a partir de inteligência artificial generativa. Saiba mais sobre como usamos ou não IA.

💡
Se possível, responda a esta pesquisa, por favor. Estamos participando de um grupo de jornais que discutem transparência com o uso de IA no jornalismo. É muito importante entender o que você pensa sobre o assunto.
⚠️
A Caixa de Ferramentas para Fact-Checkers ainda deve passar por várias atualizações. Por isso, é importante que tenhamos feedback. Se tivermos esquecido alguma funcionalidade, fale pra gente: redacao@correiosabia.com.br

Eis abaixo a 1ª versão para testes:

Caixa de Ferramentas para Fact-Checkers

Caixa de Ferramentas para Fact-Checkers

Recursos e ferramentas de IA para verificação de fatos e combate à desinformação


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.