Agenda: Recesso parlamentar começa nesta sexta-feira (23)

Agenda: Recesso parlamentar começa nesta sexta-feira (23)

Agenda da Semana (19 a 25): o que acompanhar no noticiário

Continuam no radar as novidades da transição de governo, com possíveis anúncios de ministros
Agenda da Semana do Correio Sabiá dá previsibilidade a noticiário / Foto: Clay Banks/Unsplash
Agenda da Semana do Correio Sabiá dá previsibilidade a noticiário / Foto: Clay Banks/Unsplash
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br. Esta reportagem foi publicada, originalmente, no dia 18 de dezembro de 2022, às 20h28, mas recebe atualizações frequentes. 

Abaixo, eis alguns tópicos para manter no radar:

  • Câmara discute (e deve votar) a PEC (proposta de emenda à Constituição) da Transição (entenda a proposta nesta reportagem);
  • Enquanto isso, há possibilidade de novos anúncios de ministros do governo eleito;
  • Conflitos entre Ucrânia e Rússia.

Veja abaixo a Agenda da Semana:

Segunda-feira (19):

  • Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Baco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país. 
  • Orçamento secreto”. O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (19) o julgamento sobre a constitucionalidade das emendas de relator, que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”. Entenda tudo sobre este assunto nesta reportagem do Correio Sabiá.
  • Fazenda. Futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) faz o anúncio de mais um integrante da sua equipe no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede da transição de governo. Ocorre apenas um breve pronunciamento, às 12h30.

Terça-feira (20):

  • PEC da Transição. Câmara pode votar a PEC da Transição.
  • Senado. Sessão deliberativa semipresencial, às 10h, com a seguinte pauta:
    1. PEC 42/2022 (Deputado André Figueiredo e outros): Dispõe sobre a assistência financeira complementar da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios e às entidades filantrópicas, para o cumprimento dos pisos salariais profissionais nacionais para o enfermeiro, o técnico de enfermagem, o auxiliar de enfermagem e a parteira.
    2. PLC 70/2014 (Deputado Ricardo Izar): Dispõe sobre a vedação da utilização de animais em testes visando ao desenvolvimento de produtos acabados ou ingredientes que componham ou venham a compor produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
    3. PL 1293/2021 (Presidência da República): Dispõe sobre os programas de autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária e sobre a organização e os procedimentos aplicados pela defesa agropecuária aos agentes das cadeias produtivas do setor agropecuário.
    4. MSF 93/2022 (Presidência da República): Operação de crédito externo no valor de até trezentos milhões de dólares, entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP e o New Development Bank – NDB.
    5. PL 2769/2022 (Deputado Hugo Leal): Altera a Lei nº 14.452/2022, que redefine os limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Quarta-feira (21):

  • PEC da Transição. Câmara continua votação da PEC da Transição, em sessão marcada para começar às 10h. Senado também pode votar a PEC da Transição com modificações propostas na Câmara.
  • Senado. Sessão deliberativa semipresencial, às 12h. *(Inicialmente, a sessão estava marcada para as 9h).
  • Economia. Divulgação pelo Banco Central da balança de pagamentos de novembro.
  • Estados Unidos. Divulgação dos dados de Confiança do Consumidor do Conference Board.

Quinta-feira (22):

  • Congresso. Última sessão antes do recesso.
  • Orçamento. Votação do Orçamento de 2023.

Sexta-feira (23):

  • Inflação. Divulgação do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a prévia da inflação de dezembro.
  • Congresso. Início do recesso parlamentar.

Sábado (24):

  • -x-x-x-

Domingo (25):

  • -x-x-x-

Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:

Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.

Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.

O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.

Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.

leia mais