🔥 Sobe para 6 o número de presos suspeitos de participar dos incêndios criminosos no estado de SP
1 brigadista do Prevfogo, do Ibama, morreu em combate
➡️ Tá com pressa? Outros highlights do resumo: Ibama aciona PF para investigar incêndios criminosos 🔍 País passa por uma das piores secas das últimas décadas 💧 Na Venezuela (🇻🇪), membro do Conselho Nacional Eleitoral diz ao New York Times que não viu evidências da vitória de Maduro 🐙 Participe do Pulpo Eleitoral por este link para fazer descobertas sobre eleições no mundo
🗓️ Agenda de terça-feira (27.ago.2024):
- Inflação. Divulgação do IPCA-15, prévia da inflação oficial do país. É um dado relevante, especialmente neste momento, em que há incerteza sobre a trajetória da taxa básica de juros.
- Educação. Prazo final para se inscrever no processo seletivo do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do 2º semestre de 2024.
Acesse a Agenda da Semana (26 a 1º.set) para ter previsibilidade do noticiário.
🔥 Fogo. O Ibama acionou a PF (Polícia Federal) para investigar incêndios supostamente criminosos no estado de São Paulo. 🧯🔍 Houve alerta de queimadas em 46 municípios. ⚠️ Um dos principais motivos da suspeita de crime é que quase todos os focos ocorreram praticamente no mesmo horário. ⏰ Parece uma ação coordenada, como aquela que ocorreu em 2019 na Amazônia e no Pantanal. 🌳 Ficou conhecido como “Dia do Fogo”. 🗓️
➕ Mais. São dezenas de cidades do interior do estado de São Paulo que estão, literalmente, pegando fogo. 🔥 Para se ter ideia, houve até um “tornado de fogo”. 🌪️ É tanta fumaça que chegou a se alastrar pelos céus de Brasilia e Goiânia, ambos nublados no domingo (25). 💨 6 pessoas suspeitas de causar incêndios foram presas. 🚓 O brigadista Uellinton Lopes dos Santos, de 39 anos, morreu enquanto combatia incêndios florestais no Mato Grosso. 😔🏴 Ele integrava o Prevfogo, Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama. 👨🏻🚒 - O Globo (Leitura: 2min)
💬 Continuando… Outros estados passam por uma das piores secas da História. 🍂 A InfoAmazonia registrou imagens aéreas de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, em sobrevoos realizados junto com a equipe do Greenpeace. 🚁📸 A reportagem diz que a fumaça que se alastra por 10 estados “tem origem em queimadas criminosas em áreas protegidas, florestas públicas e até mesmo em fazendas que receberam crédito rural de bancos públicos e privados”. 🌳🚜💵 - InfoAmazonia (Leitura: no seu tempo)
➕ Mais. Esta seria a pior seca dos últimos 80 anos para 16 estados mais Distrito Federal, considerando o período de maio a agosto. 🚰💧 Como a maior parte da energia no país é gerada por hidrelétricas, deve ter necessidade de acionar as termelétricas para sustentar a demanda da população. 💡🔌 Como o custo de produção de energia pelas termelétricas é maior, a conta de luz deve ficar mais cara. 💵🕯️ - G1 (Leitura: 4min)
🇻🇪 Venezuela. Membro do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), Juan Carlos Delpino disse ao New York Times que “não recebeu evidências” da vitória do presidente Nicolás Maduro na última eleição. 🗳️ Por que isso importa? Porque é a 1ª vez que alguém do sistema eleitoral fala algo assim, reforçando a hipótese de que houve uma grande fraude. 👀 - O Globo (Leitura: 2min)
- 🐙 Acompanhe os diálogos sobre eleições no mundo pelo Pulpo Eleitoral 🌍
🗺️ Oriente Médio. O Irã (🇮🇷) prometeu dar uma resposta definitiva e calculada contra Israel (🇮🇱) pela morte de um líder político do Hamas. Esta é mais uma notícia relacionada à escalada das tensões na região. 💥 - O Globo (Leitura: 2min)
🎩 Agências. O governo federal entrou em atrito com agências reguladoras. 💥 O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) criticou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). 🔋 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 🏥 Motivo principal: querem mais agilidade na análise de processos e autorização de medicamentos. 🧐🗂️💊 Nos 2 casos, receberam respostas duras dos diretores. - G1 (Leitura: 2min30s)
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.