#1219: Congresso volta de recesso, e regular a reforma tributária tende a ser prioridade
Calendário de votação tende a sofrer interferência do calendário eleitoral; saiba datas relevantes
Bem-vindo ao resumo de notícias essenciais do Correio Sabiá. Receba antes no WhatsApp, gratuitamente. Saia quando quiser, se quiser.
Essencial para quem tem pressa: Congresso volta do recesso 📑 Regulamentação da reforma tributária está entre as prioridades 🎯 Organizações sobem o tom contra Venezuela (🇻🇪) por, até hoje, não ter mostrado atas 📋 Seguimos monitorando a escalada da guerra no Oriente Médio 🗺️ Lula está em viagem ao Chile (🇨🇱) e prometeu responder perguntas da imprensa hoje (5) ✈️
- 🐙 Acompanhe eleições no mundo pelo Pulpo Eleitoral, projeto interativo do Correio Sabiá. Participe.
🎩 Legislativo. Estamos de volta do recesso parlamentar. Por isso, na edição de hoje (5) do Correio Sabiá, mostramos projetos que podem/devem ser votados neste 2º semestre de 2024, que é também período eleitoral. ➡️ Entre as prioridades do governo federal está a regulamentação da reforma tributária. 🎯📑 Existem 2 projetos só para essa finalidade, um no Senado, outra na Câmara. 🧩 Já a oposição quer criar limite de 8 anos para o mandato de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). 👨🏻⚖️⚖️ Também quer o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito, aumentando o mandato para 5 anos. 🔚 - Senado (Leitura: 1min) + Câmara (Leitura: 2min30s)
- 🗳️ Eleições 2024: separamos as principais datas do calendário eleitoral 🗓️ - Correio Sabiá (Leitura: no seu tempo)
- 🐙 Faça descobertas sobre eleições no mundo pelo Pulpo Eleitoral
➕ Mais. Há vários outros projetos que também estão em discussão no Congresso, mas ainda precisam da construção de consenso entre os congressistas até que sejam levados à votação. 🤝♟️ Casos, por exemplo, dos textos que tratam do funcionamento de cassinos 🎰, do uso de cigarros eletrônicos 🚬, dos terrenos de marinha 🏖️ e da autonomia orçamentária do Banco Central. 🏦 - Senado (Leitura: 5min)
- 💭 Relembre: projeto que fala de “terrenos de marinha” ficou conhecido pela possível “privatização de praias” 🌊 - Correio Sabiá (Leitura: 4min)
🇻🇪 Venezuela. Diretor da Transparencia Electoral, Jesús Valery disse (em vídeo 📹) que, neste momento, é “insuficiente” exigir que o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela publique as atas, pois já se passaram mais de 7 dias da eleição. 📋 Por isso, segundo ele, o presidente Nicolás Maduro deveria aceitar os resultados ditos pela oposição. 👀 Um texto do Viento Sur diz: “sem atas, não há legalidade na eleição presidencial”. - Instagram (Vídeo: 1min) + Viento Sur (Leitura: 2min30s, em espanhol)
🗺️ Oriente Médio. Continuamos monitorando desdobramentos das mortes de lideranças no Hamas. Tanto Irã (🇮🇷) quanto o grupo Hezbollah, baseado no Líbano (🇱🇧), prometeram respostas a Israel (🇮🇱). 📡 Agora, estamos procurando informações sobre os esforços de outros atores para conter a escalada da guerra na região. 🪖 - The Guardian (Leitura: 3min, em inglês)
ℹ️ Infográfico mostra quais lideranças do Hamas foram mortas - O Globo
🗓️ Agenda. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em viagem ao Chile (🇨🇱), com uma série de compromissos. ✈️ Prometeu ontem (4), ao chegar no país, que falaria hoje (5) com a imprensa e responderia a perguntas (por exemplo, sobre a Venezuela). 📰
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.