#1175: Trump condenado e eleição da 1ª mulher presidente no México

Também mostramos uma investigação jornalística transfronteiriça sobre desinformação eleitoral e os impactos da IA na Índia

#1175: Trump condenado e eleição da 1ª mulher presidente no México
Vista da bandeira dos Estados Unidos na Casa Branca, em Washington / Imagem: Official White House Photo/Carlos Fyfe
Link copiado!

🇺🇸 Estados Unidos. O ex-presidente Donald Trump foi condenado criminalmente por fraude numa tentativa de suborno à atriz pornô Stormy Daniels. 💵⚖️🔞 Ainda na campanha de 2016, quando foi eleito, o advogado de Trump pagou US$ 130 mil a Stormy para que ela ficasse em silêncio sobre um caso extraconjugal entre os 2.* 🤫🤐 O objetivo era evitar que a história manchasse a candidatura do conservador. O valor foi reembolsado por Trump e registrado como “gasto advocatício”. 🤑💼 - G1 (Leitura: no seu tempo)

Mais. Trump disse que vai recorrer da condenação. De qualquer forma, ter sido condenado não o impede de se candidatar e até de tomar posse, se eleito. 🗳️📜 Isso porque a Constituição dos Estados Unidos não impõe restrições a candidaturas à Presidência (exceto: nascer nos EUA; ser maior de 35 anos; e ter vivido nos EUA por pelo menos 14 anos). 🇺🇸🏠

➡️ Para saber mais. A sentença de Trump só será oficialmente conhecida no dia 11.jul.2024, mas há muitas dúvidas sobre os desdobramentos dela, como por exemplo a possibilidade (ou não) de viajar em campanha. ✈️⁉️- Washington Post (Leitura: no seu tempo, em inglês) 

🗳️ Ainda falando de eleições… O México (🇲🇽) elegeu ontem (2.jun.2024) a sua 1ª presidente mulher da História. 📜 Os mexicanos também escolheram 500 deputados e 128 senadores, além de aproximadamente 20 mil políticos em nível local. 🗳️ A eleita Claudia Sheinbaum é ex-cientista ambiental. 👩🏻‍🔬🧪♻️ Ela tem 61 anos e perfil progressista. 👤 É do mesmo partido do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, considerado de centro-esquerda. Ele governa o México desde 2018. 🎩 - Animal Politico (Leitura: no seu tempo, em espanhol) 

  • 🐙 Para entender as eleições no mundo, a Comunidade do Correio Sabiá criou o Pulpo Eleitoral. Participe.

🔍 Desinformação. Sheinbaum sofreu ataques de desinformação na internet. 🤥 Uma investigação jornalística transfronteiriço mostrou que o consultor mexicano Alexis Sánchez fez campanhas eleitorais em 3 países distintos, sempre com manipulação. 💻 República Dominicana (🇩🇴) e Equador (🇪🇨) também estiveram no foco dele. 🎯 - Centro Latino Americano de Investigação Periodística (Leitura: no seu tempo, em espanhol)

🇮🇳 Índia. Situação semelhante ocorre por lá. 🤥 Aliás, estamos alertando há tempos sobre os perigos da IA na eleição. Agora, imagine um país com mais de 1 bilhão de eleitores. 🤖 Vídeos gerados com inteligência artificial estão circulando no WhatsApp e é, simplesmente, muito difícil de entender se é real ou não. 📲 São as chamadas “deepfakes”. 🕳️ - New York Times (Leitura: no seu tempo, cheio de vídeos, em inglês)


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.