#1175: Trump condenado e eleição da 1ª mulher presidente no México

Também mostramos uma investigação jornalística transfronteiriça sobre desinformação eleitoral e os impactos da IA na Índia

#1175: Trump condenado e eleição da 1ª mulher presidente no México
Vista da bandeira dos Estados Unidos na Casa Branca, em Washington / Imagem: Official White House Photo/Carlos Fyfe
Table of Content

🇺🇸 Estados Unidos. O ex-presidente Donald Trump foi condenado criminalmente por fraude numa tentativa de suborno à atriz pornô Stormy Daniels. 💵⚖️🔞 Ainda na campanha de 2016, quando foi eleito, o advogado de Trump pagou US$ 130 mil a Stormy para que ela ficasse em silêncio sobre um caso extraconjugal entre os 2.* 🤫🤐 O objetivo era evitar que a história manchasse a candidatura do conservador. O valor foi reembolsado por Trump e registrado como “gasto advocatício”. 🤑💼 - G1 (Leitura: no seu tempo)

Mais. Trump disse que vai recorrer da condenação. De qualquer forma, ter sido condenado não o impede de se candidatar e até de tomar posse, se eleito. 🗳️📜 Isso porque a Constituição dos Estados Unidos não impõe restrições a candidaturas à Presidência (exceto: nascer nos EUA; ser maior de 35 anos; e ter vivido nos EUA por pelo menos 14 anos). 🇺🇸🏠

➡️ Para saber mais. A sentença de Trump só será oficialmente conhecida no dia 11.jul.2024, mas há muitas dúvidas sobre os desdobramentos dela, como por exemplo a possibilidade (ou não) de viajar em campanha. ✈️⁉️- Washington Post (Leitura: no seu tempo, em inglês) 

🗳️ Ainda falando de eleições… O México (🇲🇽) elegeu ontem (2.jun.2024) a sua 1ª presidente mulher da História. 📜 Os mexicanos também escolheram 500 deputados e 128 senadores, além de aproximadamente 20 mil políticos em nível local. 🗳️ A eleita Claudia Sheinbaum é ex-cientista ambiental. 👩🏻‍🔬🧪♻️ Ela tem 61 anos e perfil progressista. 👤 É do mesmo partido do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, considerado de centro-esquerda. Ele governa o México desde 2018. 🎩 - Animal Politico (Leitura: no seu tempo, em espanhol) 

  • 🐙 Para entender as eleições no mundo, a Comunidade do Correio Sabiá criou o Pulpo Eleitoral. Participe.

🔍 Desinformação. Sheinbaum sofreu ataques de desinformação na internet. 🤥 Uma investigação jornalística transfronteiriço mostrou que o consultor mexicano Alexis Sánchez fez campanhas eleitorais em 3 países distintos, sempre com manipulação. 💻 República Dominicana (🇩🇴) e Equador (🇪🇨) também estiveram no foco dele. 🎯 - Centro Latino Americano de Investigação Periodística (Leitura: no seu tempo, em espanhol)

🇮🇳 Índia. Situação semelhante ocorre por lá. 🤥 Aliás, estamos alertando há tempos sobre os perigos da IA na eleição. Agora, imagine um país com mais de 1 bilhão de eleitores. 🤖 Vídeos gerados com inteligência artificial estão circulando no WhatsApp e é, simplesmente, muito difícil de entender se é real ou não. 📲 São as chamadas “deepfakes”. 🕳️ - New York Times (Leitura: no seu tempo, cheio de vídeos, em inglês)

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.