X/Twitter continua bloqueado no Brasil; veja o histórico
STF diz que plataforma deve indicar representante legal em até 24h, terminadas nesta sexta-feira (20.set.2024)
➡️ Outros highlights desta edição:
- Alexandre de Moraes estabelece multa diária de R$ 5 milhões para cada dia de bloqueio burlado
- Fogo em terras indígenas é o maior em 20 anos; cerca de 1/4 em áreas próximas de rodovias
- Comitê do governo recomenda volta do horário de verão para conter aumento da conta de luz
- Por que a conta de luz aumenta em período de seca? Saiba abaixo
- Pulpo Eleitoral terá newsletter por e-mail a partir de hoje (20.set). Participe do grupo de WhatsApp.
🛜 Justiça 🆚 X/Twitter
Um histórico da rede social X (antigo Twitter) no Brasil nos últimos dias:
- Voltou a funcionar para vários usuários na manhã de quarta-feira (18.set.2024), mesmo sem usarem VPN (Virtual Private Network, que é Rede Virtual Privada). 🤳🏻
- Primeiro, as pessoas se perguntaram: “Ué, a decisão do STF (Supremo tribunal Federal) caiu?” ⚖️
- Em seguida, cogitou-se uma “instabilidade no bloqueio” do STF. ⚠️
- Depois, as notícias diziam que a rede social de propriedade do bilionário Elon Musk usou um recurso para redirecionar o tráfego e furar o bloqueio. ♨️
💭 Contexto. Houve uma mudança no registro de servidores do X/Twitter. A plataforma passou a usar um sistema terceirizado da empresa Cloudflare, que distribui o tráfego por novas rotas.
- Essa redistribuição faz com que o X/Twitter não use mais os seus endereços de IP, mas sim os da Cloudflare. O bloqueio fica mais difícil (por isso, caiu temporariamente). 📵 - The Guardian (Leitura: 3min, em inglês)
💬 Continuando… O X/Twitter falou que foi sem querer. Já o diretor da Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), Basilio Perez disse:
“Acredito que a mudança provavelmente foi intencional. Por que o X usaria um serviço terceirizado que acaba sendo mais lento do que o seu próprio?”
💻 Como está agora?
Por conta própria, o X/Twitter deixou de usar a Cloudflare no Brasil e já ficou indisponível de novo. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou uma multa diária de quase R$ 5 milhões à plataforma por burlar bloqueio. Também disse que o X deveria indicar um representante legal no Brasil em até 24h. Ou seja, espera-se essa indicação para hoje (20.set). ⏳ - Mobile Time (Leitura: 30s)
♻️ Fogo em terras indígenas da Amazônia
Foram 8.164 focos de calor, de acordo com a reportagem da InfoAmazonia, sendo mais de 1/4 (27,6%) concentrado numa faixa de até 40km, ao redor de 3 rodovias. É o maior número já registrado nos últimos 20 anos (desde 2003), no período de julho a setembro. 🛣️ - InfoAmazonia (Leitura: 3min, com infográficos)
☀️ Volta do horário de verão?
⏰ O CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), ligado ao governo federal, recomendou a volta do “horário de verão” por causa das secas. 🚱 - G1 (Leitura: 2min)
👨🏻🏫 O que acontece: a maior parte da matriz energética brasileira é de hidrelétricas. Com escassez hídrica, esse potencial fica prejudicado, então é preciso acionar as termelétricas, cujo custo de produção é mais caro. Por isso, sobe a conta de luz. 💡
- Quando publicamos a previsão de notícias para esta semana no último domingo (15.set), esta foi uma das coisas que mencionamos: eventuais desdobramentos da seca na conta de luz.
📚 Sugestão de leitura
“Quem são os eleitores de Pablo Marçal?” Um artigo de opinião (portanto, sem a menor pretensão de imparcialidade) faz uma reflexão sobre quem compõe esse eleitorado do coach e candidato à Prefeitura de São Paulo. 🤓 - UOL (Leitura: 2min30s)
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.