WhatsApp anuncia 2 novos recursos: responder aos 'avisos' nas Comunidades e criar eventos

Mesmo atualizados, nossos aparelhos ainda não têm as funcionalidades

WhatsApp anuncia 2 novos recursos: responder aos 'avisos' nas Comunidades e criar eventos
WhatsApp anunciou novo recurso para Comunidades / Imagem: Divulgação
Link copiado!

O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (1º.mai.2024) a liberação de 2 novos recursos.

  1. Responder mensagens na seção de avisos das Comunidades, abrindo uma conversa entre os participantes.
  2. Criar eventos, em que os participantes do grupo podem assinalar se vão ou não.

O 1º recurso acima é exclusivo para Comunidades, que são formadas por um conjunto de grupos reunidos num só lugar (a própria Comunidade).

Exemplo: o Correio Sabiá tem uma Comunidade no WhatsApp, onde reunimos diferentes grupos. Chama-se "sabiá community".

Estão reunidos nessa Comunidade os grupos dos:

  • apoiadores do Correio Sabiá (🥇), que recebem mais cedo nosso resumo de notícias essenciais enviado no WhatsApp (torne-se apoiador aqui para receber 1º);
  • primeiros participantes do Correio Sabiá (#01);
  • integrantes do Pulpo Anti Fiction.

Comunidades têm um recurso chamado "Avisos", em que o administrador (neste caso, nós) pode enviar mensagens que atingem todos os grupos de uma vez só.

Pois, esse novo recurso ora anunciado permite que os participantes de todos os grupos respondem a esse aviso, abrindo como se fosse um fórum.

➡️ Calma, as notificações são silenciosas por padrão.

Já o 2º recurso (eventos) vale para qualquer grupo do WhatsApp (independentemente das Comunidades).

Mesmo assim, a princípio, os eventos devem chegar 1º nos grupos que fazem parte de alguma Comunidade.

O recurso parece com os eventos do Facebook. Quando a data marcada se aproximar, ocorre uma notificação aos participantes.

Até onde vimos, no entanto, os recursos ainda não estão disponíveis (ao menos para nós). Fizemos testes no dia 3.mai.2024, às 00h11, e as funções ainda não apareciam (mesmo com nossos aplicativos atualizados).

O Correio Sabiá usa WhatsApp Business. O criador/CEO do Correio Sabiá, Maurício Ferro, usa o WhatsApp pessoal. Em ambos, não era possível testar as funcionalidades.

Correio Sabiá, a 1ª organização de mídia do Brasil lançada no WhatsApp

É pertinente noticiar os avanços do WhatsApp, porque o Correio Sabiá é a 1ª organização de mídia do Brasil criada no aplicativo de mensagens, em outubro/2018, com a tarefa inovadora de combater a desinformação ao levar o jornalismo mais longe do que as narrativas falsas.

Nossos esforços foram eficientes. Um artigo publicado em 2021 no IJNet (International Journalists Network) reconheceu exatamente esse esforço de levar conteúdo jornalístico adiante.

Antes, em 2020, houve o 1º reconhecimento internacional: a seleção de Maurício Ferro no programa Emerging Media Leaders do ICFJ (International Center for Journalists), para jovens líderes de mídia na América Latina e no Caribe.

O programa foi um valioso ponto de encontro entre jornalistas com viés empreendedor e permitiu que fizéssemos novos voos no Correio Sabiá, criando novos produtos e serviços focados na audiência sob o lema: "Make it cool and have fun".

A frase mostra que o jornalismo precisar ser mais interessante e provocante para poder engajar suas audiências e quebrar a rejeição das pessoas a consumir notícias. (Também mostra que precisamos nos divertir um pouquinho nesse ofício).

Por essas e outras, consideramos pertinente informar sobre atualizações no WhatsApp. Seguiremos atentos às novidades para que nossa audiência seja a maior beneficiada.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.