Hoje é a posse do Trump
Bolsonaro foi barrado de comparecer pela Justiça brasileira. Saiba alguns convidados.
Trump toma posse
O presidente eleito dos Estados Unidos 🇺🇸, Donald Trump, toma posse nesta segunda-feira (20.jan.2025). A expectativa é que ele publique cerca de 100 decretos nestes dias (talvez, ainda hoje).
Será crucial acompanhar de perto as ações e declarações de Trump. Em campanha, ele prometeu taxar outros países, como o Brasil 🇧🇷, e promover mudanças imigratórias.
Principalmente a taxação deve provocar oscilações no dólar (US$), com fortalecimento provável da divisa norte-americana em relação a outras moedas, como o real (R$).
Moraes nega pedido de Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para participar da cerimônia de posse de Trump em Washington, D.C.
No lugar, viajou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Eles foram fotografados se despedindo no Aeroporto Internacional de Brasília.
Bolsonaro está com o passaporte retido pela Justiça brasileira. Ele é investigado por supostamente tramar um golpe de Estado, tentando impedir a posse do presidente eleito (naquele momento) Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Vice na chapa de Bolsonaro em 2022 e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, o general Walter Braga Netto foi preso por causa da mesma investigação.
Lista de convidados para a posse de Trump
A posse de Trump conta com uma lista de convidados que inclui líderes mundiais e CEOs de grandes empresas de tecnologia:
- O vice-presidente da China 🇨🇳, Han Zheng.
- O presidente da Argentina 🇦🇷, Javier Milei
- A primeira-ministra da Itália 🇮🇹, Giorgia Meloni.
- O presidente do Equador 🇪🇨, Daniel Noboa
- Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX
- Mark Zuckerberg, CEO da Meta
- Jeff Bezos, fundador da Amazon
- Tim Cook, CEO da Apple
- Shou Chew, CEO do TikTok
- Sundar Pichai, CEO do Google
- Sam Altman, CEO da OpenAI
- Dara Khosrowshahi, CEO da Uber
Cessar-fogo em Gaza
Começou a valer o acordo de cessar-fogo entre Israel 🇮🇱 e o Hamas, que envolve a pausa nos bombardeios com libertação de reféns e prisioneiros para ambos os lados. Explicamos mais neste conteúdo.
Aliás, os primeiros 3 reféns já foram soltos pelo Hamas, de acordo com a Força de Defesa de Israel.
Histórico de notícias
Antes de tomar posse, Trump deu diversas declarações em tom expansionista. A Groelândia, que pertence ao Reino da Dinamarca 🇩🇰, foi um dos principais alvos.
Por meio do Pulpo Eleitoral, informamos sobre como é o sistema eleitoral da Groelândia. O Pulpo é um projeto do Correio Sabiá para promover descobertas sobre eleições no mundo.
Na última edição, informamos quais são as eleições marcadas para 2025. O Pulpo é enviado toda sexta-feira, por e-mail. Para receber, cadastre-se aqui.
Agenda de eventos políticos da semana
Para saber quais são os principais eventos políticos, ambientais e econômicos destes dias, acesse a Agenda da Semana, enviada com exclusividade para apoiadores do Correio Sabiá.
☞ Para apoiar nosso trabalho, clique aqui.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.