Trump tem nova 'aparente' tentativa de assassinato, diz FBI

Houve barulho de tiros, mas nada ocorreu com o ex-presidente desta vez; caso está sendo investigado

Trump tem nova 'aparente' tentativa de assassinato, diz FBI
O ex-presidente Donald Trump teria sido alvo mais uma vez, quando estava num campo de golfe / Imagem: Reprodução/Truth Social
Table of Content

➡️ Outros highlights desta edição: 

  • Datena dá cadeirada em Marçal, ao vivo, durante debate pela Prefeitura de São Paulo; assista abaixo
  • Marina Silva diz que Brasil vive 'terrorismo climático'
  • Governo fala que reduziu o desmatamento na Amazônia, mas principal questão do momento são as queimadas
  • Destinação do dinheiro do petróleo para proteger Amazônia deve ser discutida no Senado
  • Nesta semana, Banco Central anuncia patamar da taxa básica de juros
  • Saiba como o Correio Sabiá acredita que será a semana informativa
  • Agenda da Semana (16 a 22.set) dá previsibilidade ao noticiário

🇺🇸 Estados Unidos. Ex-presidente e candidato à Presidência, Donald Trump teria sido, supostamente, alvo de nova tentativa de assassinato neste domingo (15.set.2024). Foi o que disse o FBI. Nada ocorreu com Trump. 🔫 - G1 (Leitura: 3min)

O que ocorreu, segundo o FBI, num briefing à imprensa:

Trump estava no seu próprio campo de golfe na Flórida. A algumas centenas de metros de distância dele, agentes do Serviço Secreto avistaram uma pessoa escondida nos arbustos e abriram fogo. O suspeito fugiu do local num veículo e foi detido durante uma blitz de trânsito. Um rifle com mira foi recuperado dos arbustos, junto com uma câmera e duas mochilas.

💭 Contexto. Até o momento de fechamento desta edição de notícias essenciais do Correio Sabiá, às 00h35 de segunda-feira (16.set), muitas informações ainda estavam vagas. O jornal britânico The Guardian abriu uma transmissão em tempo real que recomendamos. O New York Times fez o mesmo. 📰

➕ Mais. Trump já foi alvo de um atentado nesta campanha. Na ocasião, sofreu um tiro de raspão na orelha. O presidente Joe Biden emitiu uma nota dizendo que não há espaço no país para violência política e que dará todos os recursos necessários para o serviço secreto garantir a segurança de Trump. 👂🏻

Eis abaixo a nota completa de Biden:

"Fui informado pela minha equipe sobre o que está sendo investigado como uma possível tentativa de assassinato do ex-presidente Trump hoje. Um suspeito está sob custódia, e elogio o trabalho do Serviço Secreto e seus parceiros policiais por sua vigilância e seus esforços para manter o ex-presidente e aqueles ao seu redor seguros. Estou aliviado que o ex-presidente esteja ileso. Há uma investigação ativa sobre este incidente enquanto a polícia reúne mais detalhes sobre o que aconteceu. Como eu disse muitas vezes, não há lugar para violência política ou para qualquer violência em nosso país, e eu orientei minha equipe a continuar a garantir que o Serviço Secreto tenha todos os recursos, capacidades e medidas de proteção necessárias para garantir a segurança contínua do ex-presidente."


🗳️ Eleições municipais. Enquanto isso... no debate pela Prefeitura de São Paulo, o candidato José Luiz Datena (PSDB) arremessou uma cadeira no outro candidato Pablo Marçal (PRTB).

📽️ Eis o momento da agressão, conforme vídeo do canal UOL no YouTube:

📽️ Eis a troca de acusações entre os 2, que dá contexto à agressão, conforme vídeo do canal da TV Cultura no YouTube:


♻️ Meio Ambiente. A ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) falou neste sábado (14.set) que o Brasil vive um “terrorismo climático”, por causa dos incêndios criminosos no país. 🔥 - G1 (Vídeo: 3min48s)

“São pessoas atuando deliberadamente para causar o caos no Brasil. Parece que é uma aliança do crime com a emergência climática.”

Mais. O governo federal divulgou na última sexta-feira (13.set) que houve queda de 10,6% do desmatamento da Amazônia em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. De janeiro a agosto, a queda foi 24% em comparação com o mesmo período de 2023. 🪵 - GOV (Leitura: 3min) 

💭 Contexto. Desmatou-se menos, mas queimou-se mais. Neste momento, o país se preocupa com o aumento das queimadas, da seca e da piora na qualidade do ar, problemas que estão interligados. Mostramos dados sobre diferentes biomas em edições anteriores do Correio Sabiá: Amazônia, Pantanal e Cerrado. 🌳

💬 Aliás… Senadores devem incluir nas discussões da CMA (Comissão de Meio Ambiente) um projeto que trata da destinação de 20% do dinheiro do petróleo para proteção da Amazônia. 🛢️ - Senado (Leitura: 3min)

💭 Contexto. A autoria do texto é do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), que deixou a Rede depois de se dizer favorável à exploração pela Petrobras da Margem Equatorial (motivo de atrito entre a estatal e o Ibama). ⛽️

Mais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve na última sexta-feira (13) no evento de inauguração do "Complexo de Energias Boaventura" –novo nome do Comperj, obra-símbolo da Lava-Jato. Na ocasião, disse que quem defende a venda da Petrobras “porque o petróleo vai acabar” é “imbecil”. 🤪

O dia que acabar o petróleo, a Petrobras será a maior empresa produtora de biocombustível, de etanol e de hidrogênio verde desse país. A Petrobras é mais do que uma indústria de óleo e petróleo, é uma indústria de energia e ela vai produzir o que for necessário.”

Mais. O presidente também criticou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por vincular o aumento da inflação ao aumento do salário mínimo. Lula declarou que “não é possível” que alguém que diz ser cristão seja “tão insensato” e “tão desumano”. Nesta semana, o Banco Central volta à cena ao anunciar na quarta-feira (18) o patamar da taxa básica de juros, a Selic. 💳


👀 Observação. É mentira a notícia de que o governo fará confisco do seu dinheiro. Houve blog dizendo que o governo “olha para o seu dinheiro e fala” que, se você esqueceu, agora é dele. 🤥 - GOV (Leitura: 1min)

  • ➡️ A verdade: o Congresso aprovou um projeto que define que recursos esquecidos, não reclamados e não movimentados por mais de 25 anos serão incorporados ao Tesouro (algo que já está até previsto em lei).
  • Mesmo assim, cidadãos poderão reclamar o valor.
  • São quantias irrisórias para a esmagadora maioria dos brasileiros (por isso mesmo foram esquecidas por mais de 25 anos). Se somadas, formam um valor robusto capaz de cobrir o gasto da desoneração de 17 setores produtivos.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.