Trump tem nova 'aparente' tentativa de assassinato, diz FBI
Houve barulho de tiros, mas nada ocorreu com o ex-presidente desta vez; caso está sendo investigado
➡️ Outros highlights desta edição:
- Datena dá cadeirada em Marçal, ao vivo, durante debate pela Prefeitura de São Paulo; assista abaixo
- Marina Silva diz que Brasil vive 'terrorismo climático'
- Governo fala que reduziu o desmatamento na Amazônia, mas principal questão do momento são as queimadas
- Destinação do dinheiro do petróleo para proteger Amazônia deve ser discutida no Senado
- Nesta semana, Banco Central anuncia patamar da taxa básica de juros
- Saiba como o Correio Sabiá acredita que será a semana informativa
- Agenda da Semana (16 a 22.set) dá previsibilidade ao noticiário
🇺🇸 Estados Unidos. Ex-presidente e candidato à Presidência, Donald Trump teria sido, supostamente, alvo de nova tentativa de assassinato neste domingo (15.set.2024). Foi o que disse o FBI. Nada ocorreu com Trump. 🔫 - G1 (Leitura: 3min)
O que ocorreu, segundo o FBI, num briefing à imprensa:
Trump estava no seu próprio campo de golfe na Flórida. A algumas centenas de metros de distância dele, agentes do Serviço Secreto avistaram uma pessoa escondida nos arbustos e abriram fogo. O suspeito fugiu do local num veículo e foi detido durante uma blitz de trânsito. Um rifle com mira foi recuperado dos arbustos, junto com uma câmera e duas mochilas.
💭 Contexto. Até o momento de fechamento desta edição de notícias essenciais do Correio Sabiá, às 00h35 de segunda-feira (16.set), muitas informações ainda estavam vagas. O jornal britânico The Guardian abriu uma transmissão em tempo real que recomendamos. O New York Times fez o mesmo. 📰
➕ Mais. Trump já foi alvo de um atentado nesta campanha. Na ocasião, sofreu um tiro de raspão na orelha. O presidente Joe Biden emitiu uma nota dizendo que não há espaço no país para violência política e que dará todos os recursos necessários para o serviço secreto garantir a segurança de Trump. 👂🏻
Eis abaixo a nota completa de Biden:
"Fui informado pela minha equipe sobre o que está sendo investigado como uma possível tentativa de assassinato do ex-presidente Trump hoje. Um suspeito está sob custódia, e elogio o trabalho do Serviço Secreto e seus parceiros policiais por sua vigilância e seus esforços para manter o ex-presidente e aqueles ao seu redor seguros. Estou aliviado que o ex-presidente esteja ileso. Há uma investigação ativa sobre este incidente enquanto a polícia reúne mais detalhes sobre o que aconteceu. Como eu disse muitas vezes, não há lugar para violência política ou para qualquer violência em nosso país, e eu orientei minha equipe a continuar a garantir que o Serviço Secreto tenha todos os recursos, capacidades e medidas de proteção necessárias para garantir a segurança contínua do ex-presidente."
🗳️ Eleições municipais. Enquanto isso... no debate pela Prefeitura de São Paulo, o candidato José Luiz Datena (PSDB) arremessou uma cadeira no outro candidato Pablo Marçal (PRTB).
📽️ Eis o momento da agressão, conforme vídeo do canal UOL no YouTube:
📽️ Eis a troca de acusações entre os 2, que dá contexto à agressão, conforme vídeo do canal da TV Cultura no YouTube:
♻️ Meio Ambiente. A ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) falou neste sábado (14.set) que o Brasil vive um “terrorismo climático”, por causa dos incêndios criminosos no país. 🔥 - G1 (Vídeo: 3min48s)
“São pessoas atuando deliberadamente para causar o caos no Brasil. Parece que é uma aliança do crime com a emergência climática.”
➕ Mais. O governo federal divulgou na última sexta-feira (13.set) que houve queda de 10,6% do desmatamento da Amazônia em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. De janeiro a agosto, a queda foi 24% em comparação com o mesmo período de 2023. 🪵 - GOV (Leitura: 3min)
💭 Contexto. Desmatou-se menos, mas queimou-se mais. Neste momento, o país se preocupa com o aumento das queimadas, da seca e da piora na qualidade do ar, problemas que estão interligados. Mostramos dados sobre diferentes biomas em edições anteriores do Correio Sabiá: Amazônia, Pantanal e Cerrado. 🌳
💬 Aliás… Senadores devem incluir nas discussões da CMA (Comissão de Meio Ambiente) um projeto que trata da destinação de 20% do dinheiro do petróleo para proteção da Amazônia. 🛢️ - Senado (Leitura: 3min)
💭 Contexto. A autoria do texto é do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), que deixou a Rede depois de se dizer favorável à exploração pela Petrobras da Margem Equatorial (motivo de atrito entre a estatal e o Ibama). ⛽️
➕ Mais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve na última sexta-feira (13) no evento de inauguração do "Complexo de Energias Boaventura" –novo nome do Comperj, obra-símbolo da Lava-Jato. Na ocasião, disse que quem defende a venda da Petrobras “porque o petróleo vai acabar” é “imbecil”. 🤪
“O dia que acabar o petróleo, a Petrobras será a maior empresa produtora de biocombustível, de etanol e de hidrogênio verde desse país. A Petrobras é mais do que uma indústria de óleo e petróleo, é uma indústria de energia e ela vai produzir o que for necessário.”
➕ Mais. O presidente também criticou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por vincular o aumento da inflação ao aumento do salário mínimo. Lula declarou que “não é possível” que alguém que diz ser cristão seja “tão insensato” e “tão desumano”. Nesta semana, o Banco Central volta à cena ao anunciar na quarta-feira (18) o patamar da taxa básica de juros, a Selic. 💳
👀 Observação. É mentira a notícia de que o governo fará confisco do seu dinheiro. Houve blog dizendo que o governo “olha para o seu dinheiro e fala” que, se você esqueceu, agora é dele. 🤥 - GOV (Leitura: 1min)
- ➡️ A verdade: o Congresso aprovou um projeto que define que recursos esquecidos, não reclamados e não movimentados por mais de 25 anos serão incorporados ao Tesouro (algo que já está até previsto em lei).
- Mesmo assim, cidadãos poderão reclamar o valor.
- São quantias irrisórias para a esmagadora maioria dos brasileiros (por isso mesmo foram esquecidas por mais de 25 anos). Se somadas, formam um valor robusto capaz de cobrir o gasto da desoneração de 17 setores produtivos.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.