Senado aprova indicações de Lula ao Banco Central 🏦

Senado aprova indicações de Lula ao Banco Central ?

Por 39 votos a favor, 12 contra e 1 abstenção, o Senado aprovou nesta terça-feira (4.jul.2023) as duas indicações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Banco Central:

  1. Gabriel Galípolo, para o Departamento de Política Monetária; e
  2. Ailton Aquino, para o Departamento de Fiscalização.

Contexto: A indicação de Galípolo, próximo ao ministro da Fazenda Fernando Haddad, ocorreu num momento em que o Banco Central recebe críticas do governo federal e de seus aliados por manter a taxa básica de juros (Selic) no patamar de 13,75% ao ano. A taxa Selic é um instrumento usado pelo Banco Central para fazer sua política monetária.

Antes da aprovação em plenário no Senado, os 2 indicados de Lula foram sabatinados e aprovados na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos). A sabatina constava na Agenda da Semana do Correio Sabiá, que dá previsibilidade ao noticiário por listar, por data, os principais eventos esperados para estes dias. Recebe atualizações diárias.

Também recebeu atualizações a curadoria de notícias do Correio Sabiá, que ainda explica em detalhes este e outros assuntos do noticiário da semana.

leia mais