#801: Embaixada erra e pede desculpas à família de Dom Phillips

#801: Embaixada erra e pede desculpas à família de Dom Phillips

Curadoria de notícias #801 do Sabiá (15.jun): Embaixada erra e pede desculpas à família de Dom Phillips

Ibovespa continua a cair; dólar sobe mais uma vez; Fed e Copom anunciam reajuste da taxa de juros
Sabiá: Pertences de Dom Phillips e Bruno Pereira / Foto: Divulgação/Polícia Federal
Pertences de Dom Phillips e Bruno Pereira / Foto: Divulgação/Polícia Federal

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Continuam as buscas por Dom Phillips e Bruno Pereira, após autoridades errarem ao dizer que corpos foram achados;
  • E Câmara continua votação de projeto que trata do limite ao ICMS dos combustíveis;
  • Ibovespa engata 8ª queda consecutiva, com investidores repercutindo possíveis aumentos nas taxas de juros no Brasil e nos EUA; anúncios ocorrem hoje

Financie o nosso jornalismo independente. Assim, você nos ajuda no combate à desinformação e ganha uma experiência ainda melhor com o Sabiá.

  • Clique aqui para acessar a Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para hoje e para os próximos dias.

Agora, pegue o seu café e vamos à curadoria das notícias essenciais:

Embaixada no Reino Unido erra sobre Dom Phillips e Bruno Pereira

Seguem as buscas nesta quarta-feira (15) pelo jornalista inglês Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Pereira. E essas buscas continuam depois de informações desencontradas sobre corpos terem ou não sido achados no Amazonas.

O que ocorreu: a embaixada brasileira no Reino Unido disse para a família do jornalista inglês desaparecido que o corpo dele e do indigenista Bruno Pereira tinham sido achados amarrados numa árvore. Só que não foram. Ao menos é essa a informação oficial que prevalece até agora.

Na manhã de segunda-feira (13), um representante da embaixada ligou para o cunhado e para a irmã de Phillips no Reino Unido para dizer que os corpos tinham sido achados. A informação foi, então, divulgada à imprensa pela mulher do jornalista, Alessandra Sampaio.

Nesta terça-feira (14), a PF (Polícia Federal) prendeu mais um suspeito no desaparecimento dos 2. Oseney da Costa de Oliveira, de 41 anos, teria atuado junto de Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como Pelado.

Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. O financiamento é voluntário e MUITO importante para continuarmos fazendo nosso trabalho. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.

Câmara aprova limite do ICMS dos combustíveis

Também prossegue nesta quarta-feira (15) a votação do projeto que limita o ICMS dos combustíveis na Câmara. O texto já tinha sido aprovado na Câmara, aí foi para o Senado, onde também foi aprovado, na última segunda-feira (13).

Só que, como houve alterações no Senado, o projeto teve que retornar à Câmara, que por sua vez colocou a matéria em votação 1 dia depois, terça-feira. E os deputados aprovaram. 

Faltam agora os chamados destaques, que são sugestões de alterações no texto principal do projeto. 

Ibovespa continua em queda, enquanto dólar sobe em relação ao real

E o Ibovespa fechou em sua 8ª queda consecutiva, desta vez de 0,55%, aos 102.063 pontos. O dólar, por sua vez, voltou a se fortalecer frente ao real, subindo 0,41%, a R$ 5,13.

Essas oscilações refletem a cautela do mercado sobre a provável elevação das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos, esperadas para esta quarta-feira, véspera de feriado.

Esses 2 eventos, como sempre, constam na Agenda da Semana que o Correio Sabiá publica a cada domingo para dar mais previsibilidade ao noticiário.

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

PGR pede extinção de pena contra Daniel Silveira

Para fechar, a PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu que o STF (Supremo Tribunal Federal) declare extinta a pena do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo STF.

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade.

leia mais