Robert Francis Prevost: quem é o Papa Leão XIV?

Robert Francis Prevost foi escolhido como novo papa no 2º dia de conclave

Robert Francis Prevost: quem é o Papa Leão XIV?
Robert Francis Prevost é o 1º papa norte-americano da história / Imagem: Reprodução/X
Table of Content

O norte-americano Robert Francis Prevost, 69 anos, foi escolhido nesta quinta-feira (8.mai.2025) –2º dia de conclave– como novo papa. Vai liderar a Igreja Católica e adotou o nome de Leão XIV. Prevost é o 1º papa nascido nos Estados Unidos. É também o 1º pontífice de um país de maioria protestante.

Eis algumas informações sobre o novo papa, em bullet points:

  • Nascido em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955
  • Filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e Mildred Martínez, de ascendência espanhola
  • Formou-se em Matemática pela Villanova University em 1977 e em Teologia pela Catholic Theological Union de Chicago
  • Aos 27 anos, foi enviado a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, onde obteve doutorado
  • Entrou para a Ordem de Santo Agostinho em 1977, sendo também o 1º papa agostiniano da história
  • Ordenado sacerdote em 1982, Prevost iniciou sua atuação missionária no Peru em 1984, onde permaneceu por uma década, inclusive durante o governo do ex-presidente Alberto Fujimori (morto em 2024), que durou de 1990 a 2000
  • Tornou-se bispo de Chiclayo, no Peru, em 2014, e permaneceu no cargo por 9 anos
  • Atuação fortemente ligada à América Latina
  • Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável por nomear os bispos no mundo todo, e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, 2 cargos de destaque no Vaticano
  • Prevost é reformista, alinhado à linha de abertura e inclusão promovida pelo papa Francisco, com sensibilidade a temas como:
    • Justiça social
    • Imigração
    • Meio ambiente

Contexto: Leão XIV, o papa norte-americano num momento de governo Trump

A escolha do 1º papa norte-americano da história ocorre justamente num momento de tensões geopolíticas por guerras no mundo e pelas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

As 3 pautas citadas (justiça social, imigração e meio ambiente) são temas constantes no noticiário relacionado a Trump. Um dos primeiros atos do presidente dos EUA em seu 2º mandato foi retirar o país do Acordo de Paris. Outras medidas diziam respeito à deportação de imigrantes.

O próprio Prevost, antes de se tornar Leão XIV, fez críticas a Donald Trump. Já o presidente dos EUA, assim que houve a comunicação da escolha do novo papa, disse que queria encontrá-lo.

Existe expectativa sobre como Leão XIV vai lidar e se posicionar diante dos conflitos globais, tanto os bélicos como os econômicos. Essa expectativa é reforçada pela própria escolha do nome "Leão", como se vê a seguir.

Por que Robert Francis Prevost escolheu o nome Leão XIV?

Robert Francis Prevost escolheu o nome Leão XIV para seu papado principalmente como homenagem e sinal de continuidade ao legado de 2 papas históricos:

  • São Leão Magno (Leão I)
  • Leão XIII.

Usado anteriormente por 13 papas, o nome Leão está associado a valores de liderança, sabedoria e defesa da fé.

São Leão Magno (1º papa a adotar esse nome) é lembrado por sua atuação firme diante de ameaças externas, como a negociação com Átila, o Huno, que salvou Roma de uma invasão, além de sua contribuição doutrinária no Concílio de Calcedônia e seu papel centralizador na autoridade papal. 

Leão XIII é reconhecido por sua longa liderança e, sobretudo, pela encíclica Rerum Novarum, que inaugurou a Doutrina Social da Igreja, reforçando o compromisso da Igreja com justiça social e questões contemporâneas, como os direitos dos trabalhadores.

Quem foi o Papa Leão XIII?

Nascido em 1810, Itália, Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci (Leão XIII) foi o 256º papa da Igreja Católica. Exerceu o pontificado de 1878 a 1903, quando faleceu aos 93 anos. Destacou-se como intelectual, diplomata e reformador.

O papado de Leão XIII esteve à frente da Igreja num momento de transformações sociais, políticas e econômicas do século XIX, como a industrialização e o movimento operário. Leão XIII ficou conhecido como o "papa dos operários" por sua atenção às questões sociais e à defesa dos direitos dos trabalhadores.

O ponto alto de seu pontificado foi a publicação da encíclica Rerum Novarum, em 1891, considerada o marco inaugural da Doutrina Social da Igreja. O documento defendeu a justiça social, os direitos dos trabalhadores e o direito à propriedade privada. Fez críticas tanto ao socialismo quanto ao capitalismo irrestrito. Falou em intervenção do Estado em favor dos mais pobres.

Leão XIII dialogou com a ciência, incentivou o estudo de Tomás de Aquino, abriu o Arquivo Secreto do Vaticano para pesquisadores. Foi pioneiro em usar novas tecnologias, sendo o 1º papa a ter sua voz gravada e a ser filmado. Abriu diálogo com outras religiões e nações e modernizou a postura da Igreja.

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.