Resumo de notícias #734 do Sabiá (09.mar) - Comece o dia voando

Resumo de notícias #734 do Sabiá (09.mar) - Comece o dia voando

Resumo de notícias #734 do Sabiá (09.mar) – Comece o dia voando

Pelo 2º dia seguido, cessar-fogo temporário permite saída de civis da Ucrânia por corredores humanitários
President Joe Biden meets with the COVID-19 Response Team on the latest developments on the omicron variant, Tuesday, January 4, 2022 in the South Court Auditorium of the Eisenhower Executive Office Building at the White House. Foto: Erin Scott/White House
Foto: Erin Scott/White House

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Pelo 2º dia consecutivo, cessar-fogo temporário permite que civis deixem Ucrânia por corredores humanitários; refugiados da guerra já passam de 2 milhões;
  • Biden anuncia embargo à importação de petróleo, gás e carvão russos; Putin edita decreto no qual restringe exportação de ‘bens’ e ‘matérias-primas’ para garantir ‘segurança’ da Federação Russa;
  • Barril do petróleo continua a subir, e Senado volta a tentar discutir nesta quarta os 2 projetos que tratam do barateamento dos combustíveis no país

Este resumo foi enviado por volta das 7h para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp. Clique aqui para receber.

Clique aqui para acessar a notícia da Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para os próximos dias.

Clique aqui para se INSCREVER no Sabiá no Ar, o podcast diário do Correio Sabiá no Spotify.

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade.

Para ficar de olho hoje:

  • Produção Industrial. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a produção industrial de janeiro, às 9h. 
  • Combustíveis. O Senado pautou para votação os 2 PLs (projetos de lei) que tratam de tentar baratear o valor dos combustíveis no país. Os 2 textos são relatados pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN).
  • EUA. Divulgação dos números sobre estoques de petróleo bruto, o que deve mexer com os preços das commodities. 

Agora, pegue seu café e vamos ao resumo de notícias:

Ucrânia. Pelo 2º dia seguido, a Rússia está fazendo um cessar-fogo temporário para que civis ucranianos possam deixar as áreas de conflitos onde estão. São os chamados corredores humanitários, que ocorrem em 5 cidades, entre elas a capital Kiev.

Corredor humanitário. Na terça-feira (8), milhares de pessoas já conseguiram deixar as cidades por causa desses corredores, embora haja denúncias de que soldados russos tenham rompido a promessa de cessar-fogo em Mariupol, cidade que estava sem energia e sem abastecimento de água desde a tomada da Rússia. Além de Mariupol e Kiev, há corredores humanitários em Sumy, Kharkiv e Chernigov. 

Racismo. Vale lembrar que, durante o final de semana, houve a promessa de estabelecer corredores humanitários, mas, como os ataques continuaram a ocorrer, as tentativas foram frustradas. Também vale lembrar que essa saída de civis não é idêntica para todos eles. Já houve diversas denúncias de racismo, com negros tendo muito mais dificuldades para deixar as zonas de conflito. 

Refugiados. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o número de refugiados pela guerra entre Rússia e Ucrânia já ultrapassa 2 milhões de pessoas. É o maior ataque a um país europeu desde a Segunda Guerra Mundial. 

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade.

Petróleo. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, proibiu a importação de petróleo, gás natural e carvão russos, na maior ofensiva econômica já feita até agora contra o presidente russo Vladimir Putin. Biden disse que a decisão tinha amplo apoio dos 2 partidos do Congresso norte-americano, o Democrata e o Republicano.

União Europeia. Biden ainda falou que a decisão foi tomada em comum acordo com países aliados. Entende-se por isso, países europeus integrantes da Otan, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma aliança militar liderada pelos Estados Unidos. Aliás, a Comissão Europeia, braço executivo da UE (União Europeia), lançou nesta terça-feira um plano para ser independente do gás russo até 2030. O objetivo disso também é acelerar a transição para fontes de energia renovável. 

Rússia. Já a Rússia respondeu às sanções e sinalizou que pode deixar de fornecer gás à Europa de imediato. Putin assinou um decreto que restringe a importação e exportação de bens e matérias-primas com objetivo de “garantir a segurança da Federação Russa”. Só que ainda não se sabe ao certo quais são esses bens e matérias-primas. 

Vale lembrar que a Rússia é o 3º maior produtor de petróleo do mundo, além de ser o maior exportador de óleo e gás natural do mundo também. Até então, apesar das sanções, as exportações para energia haviam sido poupadas.

Combustíveis. No meio disso tudo, o valor do barril de petróleo continua numa escalada. Na terça, passou dos US$ 130. A gente sempre menciona aqui que, como a política de preços da Petrobras é baseada nas cotações do mercado internacional, sempre que ocorre um aumento no valor do barril do petróleo, isso tende invariavelmente a ser repassado ao consumidor brasileiro. Mais cedo ou mais tarde. É uma questão de tempo. Só que isso ainda não ocorreu. 

Contexto. Vai ser nesse contexto que o Senado tenta voltar a discutir nesta quarta os 2 projetos que tratam da tentativa de baratear o valor dos combustíveis no país, após 2 adiamentos. Os 2 textos são relatados pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN). O PLP 11/2020  determina alíquota unificada e em valor fixo para o ICMS sobre combustíveis em todo o país, enquanto que  o PL 1.472/2021 cria uma conta para financiar a estabilização dos preços.

Guerra. Para concluir o assunto de guerra entre Rússia e Ucrânia no episódio desta quarta-feira… O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que as operações estão correndo exatamente como o esperado e que não é de interesse russo tomar o governo ucraniano. O ataque seria para desmilitarizar a Ucrânia. Segundo Lavrov, seria melhor se os objetivos fossem alcançados por meio da diplomacia. Enquanto isso, o McDonalds anunciou o fechamento de 850 unidades que mantinha na Rússia. A Coca-Cola e o Starbucks também interromperam as vendas na Rússia.

Mamãe Falei. O deputado estadual Arthur do Val (sem partido), mais conhecido como Mamãe Falei, anunciou a saída do MBL, o Movimento Brasil Livre, após declarar que ucranianas “são fáceis porque são pobres”, num áudio vazado de um grupo do WhatsApp. O Podemos, partido ao qual ele era filiado, acolheu nesta terça-feira o pedido de desfiliação do deputado. 

Eleição. O presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu nesta terça-feira, no Palácio da Alvorada, um grupo de mais de 20 pastores evangélicos, além de deputados, senadores e ministros do governo. O encontro foi marcado por acenos entre o presidente e os religiosos, que compõem parte importante do seu eleitorado. No mesmo evento, Bolsonaro declarou que dirige a nação para o lado que os evangélicos desejarem e que somente Deus o tiraria do poder. O pastor e deputado Sóstenes Cavalcante (União Brasil-RJ), afirmou que “fica mais fácil” ter um presidente alinhado aos valores dos evangélicos.

Campanha de apoio do Correio Sabiá: Vacina contra a desinformação

leia mais