Resumo de notícias #727 do Sabiá (21.fev) - Comece o dia voando

Resumo de notícias #727 do Sabiá (21.fev) - Comece o dia voando

Resumo de notícias #727 do Sabiá (21.fev) – Comece o dia voando

Eduardo Leite sinaliza que pode concorrer à Presidência; Fachin toma posse como presidente do TSE
Visita institucional dos ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco - 07/02/2022 Foto: Antonio Augusto/secom/TSE
Visita institucional dos ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco / Foto: Antonio Augusto/secom/TSE

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Eduardo Leite sinaliza que pode concorrer à Presidência após convite de filiação do PSD; Cidadania aprova federação com PSDB;
  • Nesta semana, Fachin toma posse como presidente do TSE; e projetos sobre barateamento de combustíveis entram na pauta do Senado;
  • Itamaraty publica nota na qual lamenta críticas dos Estados Unidos às declarações de Bolsonaro na Rússia; e Petrópolis tem 171 mortes confirmadas por causa das chuvas

Este resumo foi enviado antes, por volta das 7h, para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp. Clique aqui para receber.

Clique aqui para acessar a notícia da Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para os próximos dias.

Clique aqui para se INSCREVER no Sabiá no Ar, o podcast diário do Correio Sabiá no Spotify.

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade.

Para ficar de olho hoje:

  • Focus. Divulgação semanal do Boletim Focus.
  • PTB. Acusada pela oposição de integrar um suposto “gabinete paralelo” na Saúde, a médica Nise Yamaguchi deve se filiar ao PTB para concorrer ao Senado por São Paulo.
  • Executivo. Bolsonaro anuncia a Agenda Brasil Para Todos, às 17h, no Palácio do Planalto. Na cerimônia, serão lançados o SINDH (Sistema Integrado Nacional de Direitos Humanos), o Portal das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e a Escola Federativa. O SINDH é uma iniciativa que reúne todas as ações e serviços do MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) disponíveis ao cidadão. O Portal das OSCs centraliza informações de interesse das organizações, e a Escola Federativa agrega conteúdos gratuitos para a capacitação de servidores e agentes políticos municipais.
  • Europa. Divulgação da inflação na Alemanha (4h), PMI alemão (5h30), PMI na zona do euro (6h) e no Reino Unido (6h30).

Agora, pegue seu café e vamos ao resumo de notícias:

Política:

Eleição. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), indicou a empresários gaúchos na ultima 5ª feira (17) que pode concorrer à Presidência neste ano. Na semana passada, Leite tinha dito pela 1ª vez que poderia concorrer à reeleição no estado. Mas agora, já fala em “passar o bastão”. O motivo: o presidente do PSD, Gilberto Kassab, teria convidado Leite a disputar o Planalto.

Continuando… Acontece que o mesmo Kassab já declarou que não descarta apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no 1º turno. E o PSD, a princípio, também trabalha com a possibilidade de lançar a candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG).

Mais. De qualquer maneira, aliados de Eduardo Leite estão se filiando ao PSD. É o caso do secretário de Apoio à Gestão Administrativa e Política do governo gaúcho, Agostinho Meirelles, braço direito do governador, que deve se filiar hoje.

Enquanto isso No sábado (19), oCidadania aprovou a formação de uma federação com o PSDB. Já os tucanos ainda precisam tomar uma decisão nesse sentido. O MDB também tentou fazer aliança com os tucanos e com o partido União Brasil, que é a união entre o DEM e o PSL. No entanto, o PSDB também ainda não se posicionou sobre a possível federação.

Mais. Outra possível federação é a do PT e do PSB, que segue incerta por causa de impasses sobre a cabeça de chapa em alguns estados considerados cruciais pelas duas siglas. São os casos do governo de São Paulo e de outros estados, como o Espírito Santo.

TSE. O ministro Edson Fachin vai assumir a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No mesmo evento, o ministro Alexandre de Moraes tomará posse da vice-presidência. Fachin ficará no cargo até 17 de agosto. Logo em seguida, Moraes vai assumir a presidência e conduzir a Corte durante a eleição geral deste ano.

Combustíveis. Os 2 PLs (projetos de leis) que tratam do barateamento do preço dos combustíveis, ambos relatados pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), estão pautados no Senado nesta 4ª feira (23). Um deles cria um fundo de estabilização dos preços e um imposto sobre exportação do petróleo; e o outro altera a forma de cálculo do ICMS (Imposto sobre Consumo de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis.

EUA. O Itamaraty lamentou as críticas que o governo norte-americano fez sobre o pronunciamento de Bolsonaro durante a visita à Rússia, na semana passada. O presidente brasileiro, na ocasião, disse ter “solidariedade a todos aqueles países que querem e se empenham pela paz”. A afirmação foi interpretada como um endosso aos russos, num momento em que a Rússia pode entrar em confronto militar com a Ucrânia.

Mais. Aliás, os Estados Unidos anunciaram ajuda de R$ 520 mil a Petrópolis, cidade que já tem 171 mortos pelas chuvas. Até então, a maior tragédia na Cidade Imperial causada pelas chuvas havia sido em 5 de fevereiro de 1988, também com 171 mortos. 

Campanha de apoio do Correio Sabiá: Vacina contra a desinformação

leia mais