🔊 Ocean Noise Pollution: entenda o projeto

🔊 Ocean Noise Pollution: entenda o projeto

Ocean Noise Pollution é uma iniciativa do jornalista Maurício Ferro, criador/CEO do Correio Sabiá, com apoio do EJN (Earth Journalism Network), por meio do programa “Reporting on Marine Pollution” (2023). 

9 jornalistas no mundo foram selecionados para reportar sobre poluição marinha. Maurício Ferro foi um dos escolhidos, único brasileiro. A proposta: jogar luz sobre um problema invisível, a poluição sonora oceânica. 

Assim como outras formas de poluição mais conhecidas –plástico e óleo, por exemplo–, o barulho com origem antropogênica (ou seja, causado pelo ser humano) também é capaz de mudar drasticamente os biomas e prejudicar a biodiversidade.

Apesar do potencial de impacto na vida marinha, a poluição sonora é pouco conhecida pela sociedade. As linhas de pesquisa são recentes, sendo a maioria focada em baleias e golfinhos.

No caso de Ocean Noise Pollution, começamos com algo inédito: a partir de uma pesquisa conduzida pela cientista Aléxia Lessa, fizemos divulgação científica sobre o impacto da poluição sonora numa espécie pequena de peixe, que mede até 20cm.

Isso motivou o Correio Sabiá a querer mais. Diante da importância do tema e do seu amplo desconhecimento pelas pessoas, criamos um hub permanente para pensar oceanos, com foco em acústica e Blue Economy.

O projeto Ocean Noise Pollution nasce relacionado ao Correio Sabiá, mas com independência. Tem Instagram próprio (ocean.correiosabia). Também tem um site, a partir de um subdomínio vinculado à organização que o criou (o Correio Sabiá).

Agora, precisamos de apoio para levar adiante outras muitas reportagens que pretendemos fazer sobre o assunto (em distintos formatos: áudio, texto e vídeo), continuando a parceria de sucesso com os pesquisadores entrevistados nesta reportagem inaugural.

Por cerca de 5 meses, fizemos mergulhos de cilindro em Arraial do Cabo, um santuário marinho localizado no estado do Rio de Janeiro, com uma câmera esportiva GoPro. No mesmo período, também realizamos muitas entrevistas com algumas das maiores autoridades do Brasil em Ecologia e Acústica Oceânica.

Além da criação do site e do Instagram de Ocean Noise Pollution, o material coletado também serviu para que pudéssemos lançar um documentário de aproximadamente 18min, disponível no Youtube.

Siga o perfil do Correio Sabiá no YouTube e não esqueça de deixar o seu “joinha” 👍🏻 no vídeo. Se puder, deixe um comentário. Tudo isso é relevante para medir a qualidade do trabalho e fazer ajustes necessários para te deixar ainda mais bem-informado/a.

*Este texto foi originalmente publicado no dia 17.out.2023, às 16h53, mas recebeu atualização.

leia mais