Newsletter Brasis compartilha conteúdo do Correio Sabiá sobre acústica oceânica
Ajor faz a curadoria diária de conteúdos do jornalismo independente
A reportagem do Correio Sabiá sobre mapeamento acústico subaquático na Bacia de Santos (SP), publicada no dia 23.jun.2024, foi compartilhada pela newsletter Brasis na manhã desta terça-feira (25.jun).
A Brasis é um produto gratuito da Ajor (Associação de Jornalismo Digital), com a curadoria dos melhores conteúdos do jornalismo independente, produzido por mais de 150 associadas em todas as regiões do Brasil.
- O Correio Sabiá recomenda fortemente a inscrição na Brasis. 📬
O recebimento dessa newsletter é uma maneira de acessar conteúdos diferentes daqueles transmitidos pela mídia tradicional. Ao mesmo tempo, esses conteúdos contemplam variedade de temas de interesse público que retratam o país.
A reportagem do Correio Sabiá citada no título da edição do dia 25.jun.2024 mostrava uma grande pesquisa conduzida no estado de São Paulo por mais de 6 anos, com objetivo de retratar os sons debaixo d'água numa área de 251.ooo km².
O mapeamento acústico é essencial para coletar dados fundamentais para estudos de impacto ambiental das atividades humanas e orientação de políticas públicas. Isso porque o som é parte importante da vida marinha.
Ocean Noise Pollution, o projeto do Correio Sabiá sobre poluição sonora marinha
Anteriormente no Correio Sabiá, por meio do projeto Ocean Noise Pollution (um dos 9 selecionados no mundo pelo Earth Journalism Network para reportar sobre poluição marinha), mostramos os impactos da poluição sonora na vida marinha.
Fizemos mergulhos e entrevistas com pesquisadores para mostrar como o ruído criado pelo ser humano mudava os hábitos de uma espécie pequena de peixe comum na costa brasileira, abrindo espaço para grandes impactos ambientais.
Acompanhe nosso projeto oceânico, o @ocean.correiosabia, no Instagram.
Outras citações na Brasis
O Correio Sabiá também foi mencionado na Brasis no dia 19.jun.2024, por causa da entrevista com pesqquisadores do Netlab da Eco-UFRJ (Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
A conversa foi sobre desinformação, eleições em 2024 e potenciais impactos da IA (inteligência artificial), medidas de segurança para quem combate fake news, regulação das plataformas digitais e uso do WhatsApp.
Lembrando: o Correio Sabiá é a 1ª empresa de mídia do Brasil lançada no app de mensagens, em 2018, a partir de uma estratégia inovadora de distribuição de conteúdo e combate à desinformação.
O sucesso dessa iniciativa independente permitiu que o Correio Sabiá desenvolvesse outros produtos, como este site. Criamos platō, Pulpo Eleitoral e Ocean.
Damos mentorias e consultorias para jornalistas, pesquisadores e empresas interessadas em melhorar sua presença no WhatsApp, aumentar o contato com audiências ou até construir produtos do zero.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.