Motta e Alcolumbre são eleitos para presidir a Câmara e o Senado

Mais: Trump taxa principais parceiros comerciais dos Estados Unidos: México, Canadá e China

Motta e Alcolumbre são eleitos para presidir a Câmara e o Senado
À esquerda, Rodrigo Pachedo (PSD-MG), agora ex-presidente do Senado; à direita, Davi Alcolumbro, que retorna ao cargo / Imagem: Pedro Gontijo/Senado Federal
Table of Content

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e o deputado federal Hugo Mota (Republicanos-PB) foram eleitos para presidir o Senado e a Câmara, respectivamente, no biênio 2025-2026.

Senado: Alcolumbre foi eleito com 73 votos.

Todos os 81 senadores registraram presença e votaram.

O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e senador Eduardo Girão (Novo-CE) tiveram 4 votos cada.

Antes inscritos como candidatos, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram suas candidaturas durante a reunião preparatória.

3 senadores afastados para exercer cargos de ministro de Estado retornaram temporariamente para participar da votação:

  • Camilo Santana (Educação)
  • Carlos Fávaro (Agricultura)
  • Wellington Dias (Desenvolvimento Social)

O lugar deixado pelos 3 ministros têm sido ocupados pelas senadoras suplentes Augusta Brito (PT-CE), Margareth Buzetti (PSD-MT) e Jussara Lima (PSD-PI), respectivamente.

Câmara: Motta foi eleito com 444 votos.

Motta concorreu com os deputados:

  • Marcel Van Hattem (Novo-RS), 31 votos; e
  • Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), 22 votos.
  • Outros 2 votos foram em branco.

Motta foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos: PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.

No centro da foto, Arthur Lira (PP-AL) e Hugo Motta (Republicanos-PB) / Imagem: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O que vem agora?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta segunda-feira (3.fev.2025) de uma reunião com os presidentes da Câmara e do Senado. O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) também está na agenda.

O Congresso Nacional tem nesta mesma segunda (3.fev) uma sessão solene para marcar, oficialmente, o retorno dos trabalhos legislativos em 2025. Cerimônia semelhante ocorre no STF (Supremo Tribunal Federal), com presença de Lula, para marcar o início do ano para o Judiciário.

Especificamente sobre Padilha, é possível que troque de pasta e vá para a Saúde, cargo que já ocupou anteriormente. Já Rodrigo Pacheco tem sido cotado para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, atualmente ocupado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Lula declarou na semana passada que gostaria de ver Pacheco ser governador de Minas Gerais, estado que é essencial na disputa eleitoral em 2026. Assumir um ministério tende a ajudar.

Já no Congresso, uma das principais pautas para votação é o Orçamento de 2025, que ainda não foi definido já que os congressistas se dedicaram no final do ano anterior à aprovação de medidas do pacote fiscal do governo federal.

EUA: Trump implementa tarifas

O presidente dos Estados Unidos 🇺🇸, Donald Trump, determinou nesta sábado (1.fev) a imposição de tarifas de 25% (já em vigor) para importações de México 🇲🇽 e Canadá 🇨🇦.

A justificativa para as tarifas: atender a uma emergência nacional sobre a entrada de fentanil e estrangeiros ilegais nos Estados Unidos. Ou seja, o presidente dos EUA responsabilizou os vizinhos por essas entradas em território norte-americano.

Trump também determinou a implementação de 10% adicionais ao que já está em vigor para os produtos da China 🇨🇳, a partir de terça-feira (4).

"Haverá alguma dor? Sim, talvez (e talvez não!)", declarou Trump em sua própria rede social, a plataforma Truth Social.

Juntos, os 3 países representam mais de 40% das importações feitas pelos Estados Unidos. O primeiro-ministro do Canadá determinou reciprocidade na taxação aos EUA.

Na noite de domingo (2.fev), em entrevista a jornalistas, Trump declarou que não recuaria de sua decisão de taxar os vizinhos. No entanto, falou que ambos poderiam ter suas tarifas revertidas se resolverem as questões relacionadas ao fentanil e à imigração.

O presidente dos EUA ainda sugeriu que pode tomar medidas tarifárias contra a União Europeia 🇪🇺, aliada histórica de seu país.

O aumento das tarifas deve também aumentar os custos para empresas norte-americanas que importam produtos desses países.

Esse aumento do custo pode ser repassado aos consumidores (aumentando os preços, ou seja, inflação) ou até causar um corte de vagas de empregos e demissões.

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.