Lula sanciona desoneração da folha de pagamentos

Sanção põe fim a longo processo de negociações entre Executivo e Legislativo

Lula sanciona desoneração da folha de pagamentos
Lula em cerimônia de inauguração do Complexo de Energias Boaventura, antigo Comperj, em Itaboraí (RJ), no dia 13.set.2024 / Imagem: Ricardo Stuckert/Presidência
Link copiado!

➡️ Outros highlights desta edição: 

  • Hoje (17): Lula recebe atletas paralímpicos; Marina Silva deve falar sobre incêndios no "Bom Dia, Ministra"; Começam as reuniões que definirão patamar da taxa básica de juros no Brasil e nos Estados Unidos. Consulte a Agenda da Semana (16 a 22.set), que dá previsibilidade ao noticiário
  • Flávio Dino autoriza gastos fora da meta fiscal para conter incêndios
  • Polícia Civil de São Paulo abre investigação sobre "cadeirada" de Datena em Marçal
  • Suposto atentado contra Trump: câmeras corporais em agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos mostram detenção de suspeito
  • Comício de candidato do PT é interrompido a tiros no interior de São Paulo

🎩 Executivo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou ontem (16.set.2024) a desoneração da folha de pagamentos, que dá vantagens tributárias para 17 setores produtivos. Foi uma longa disputa entre o governo federal (que não queria dar isenções para perseguir a meta fiscal) e o Legislativo (que queria dar os benefícios, diante da pressão desses setores). ♟️

💬 Aliás… Para aprovar a desoneração da folha de pagamentos e manter o respeito aos compromissos fiscais, uma das negociações foi a aprovação de um projeto que destina ao Tesouro Nacional os valores “esquecidos” há mais de de 25 anos em instituições financeiras. 🏦

  • Esta aprovação foi uma tarefa do Congresso, a partir de negociações com o governo. No entanto, alguns blogs tentaram emplacar a narrativa falsa de que a medida era do governo Lula e equivalia ao “confisco” da poupança do governo Collor. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Desmentimos essa fake news em nosso site.
➡️ É fundamental que você apoie nosso jornalismo. Somos independentes porque dependemos de você. Cancele quando quiser. 

👋🏻 Aceno religioso. Lula também sancionou 3 projetos de lei relacionados à religião. 🙏 Eis a lista:

  • PL 4.029/2021, que institui o Dia Nacional da Pastora Evangélica e do Pastor Evangélico. A data será comemorada anualmente no 2º domingo de junho. 
  • PL 4168/2021, que reconhece expressões artísticas, aspectos religiosos, além de reflexos e influências do cristianismo como manifestação cultural nacional.
  • PL 1.394/2023, que reconhece o Círio de Nazaré da cidade de São Luís, no Maranhão, como manifestação da cultura nacional. 

Mais. Hoje (17.set), Lula recebe atletas paralímpicos. ♿️🦾 O Brasil fez uma campanha histórica nos Jogos Paralímpicos de Paris, na França (🇫🇷), encerrados no dia 8 de setembro. 💙 Conquistou a 5ª colocação geral, com 89 medalhas, sendo 25 ouros (🥇), 26 pratas (🥈) e 38 bronzes (🥉). A programação de eventos destes dias está na Agenda da Semana do Correio Sabiá, que dá previsibilidade ao noticiário. 🗓️

🗓️ Calendário. Aliás, esta terça-feira (17) tende a ser cheia. A ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) é a entrevistada do programa “Bom Dia, Ministra”. Vai falar de incêndios florestais. A Câmara discute crise hídrica no Acre. Começam as reuniões que definirão a taxa básica de juros no Brasil (🇧🇷) e nos Estados Unidos (🇺🇸). Tudo previsto na Agenda da Semana do Correio Sabiá.

🇺🇸 Estados Unidos. O Serviço Secreto dos Estados Unidos passa por mais questionamentos depois de o ex-presidente Donald Trump, aparentemente, ter sido alvo de nova tentativa de assassinato. Anteriormente, nesta mesma campanha, Trump sofreu um atentado. Na ocasião, levou um tiro de raspão na orelha. 👂🏻 - NYTimes (tempo real, em inglês)

  • Agentes do serviço secreto, a partir de câmeras corporais, filmaram o momento em que prenderam o suspeito de preparar o atentado.

🔥 Incêndios. O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou gastos extras fora da meta fiscal para conter os incêndios ambientais. Assim, governo federal pode editar MP (medida provisória) com créditos extraordinários, como fez com as enchentes no Rio Grande do Sul. ⛈️ - Conjur (Leitura: 3min)

  • Observação: Falamos que notícias assim deveriam aparecer no noticiário da semana num artigo que publicamos no domingo (15). Fizemos a conexão entre o que tem ocorrido e o que estava previsto para ocorrer num texto fluido. Leia aqui.

🗳️ Eleições municipais. Um comício do candidato à Prefeitura de Bagé (SP) Luiz Fernando Mainardi (PT) foi interrompido por tiros no domingo (15). Ninguém ficou ferido nem foi preso. O suspeito fugiu. Esta notícia foi divulgada ainda ontem (16) no grupo do Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá para fazer descobertas sobre eleições no mundo (e no Brasil também). 🌐 - Correio do Povo (Leitura: 2min)

🪑 Cadeirada. O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) deixou o Hospital Sírio Libanês no final da manhã de ontem (16), depois de levar uma cadeirada do outro candidato José Luiz Datena (PSDB). Marçal fez exame no IML (Instituto Médico Legal) depois da agressão. A Polícia Civil de São Paulo abriu uma investigação. 👮🏻‍♂️

  • 🗳️ Urnas eletrônicas. O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) começou uma série de vídeos que mostra o que você precisa saber sobre as urnas. Veja abaixo:

🛜 Tecnologia. A Meta admitiu na Austrália (🇦🇺) que usa textos e fotos de posts públicos desde 2007 para treinar modelos de IA (inteligência artificial). A diretora global de Privacidade da Meta, Melinda Claybaugh, inicialmente negou o uso desses dados. Depois de ser pressionada por um senador, admitiu a prática. Disse também que, apesar de não coletar fotos de menores de 18 anos, imagens de crianças presentes em contas de adultos podem ser usadas. 🤖 - ABC News (Leitura: 3min, em inglês)


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.