Lula assina decretos da área de Transparência 🔍
Lula assina decretos da área de Transparência ?
Atualizei meu conteúdo que lista as principais medidas do governo Lula 2023 para informar que o presidente assinou 3 decretos sobre Transparência no dia 16 de maio de 2023, em comemoração aos 11 anos da LAI (Lei de Acesso à Informação). São eles:
- Decreto nº 15.527, de 16 de maio de 2023. Faz mudanças na questão dos 100 anos de sigilo, cuja possibilidade fica mantido. No entanto, deixa claro que sempre isso não implica a restrição ao inteiro teor do documento. Sempre que viável, o órgão público responsável por esse documento deverá fazer a ocultação das pessoas ali envolvidas. Assim, o texto “aperfeiçoa a LAI”, segundo o governo federal.
- Decreto nº 15.528, de 16 de maio de 2023. Cria o CTICC (Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção) no Poder Executivo Federal. Trata-se de um órgão consultivo na estrutura básica da CGU (Controladoria-Geral da União). A proposta normativa avança ao ampliar as temáticas de atuação e a representatividade da sociedade civil na formulação de políticas públicas e de diretrizes sobre os temas de competência da CGU. O objetivo é promover maior diálogo do governo federal com movimentos sociais e a população.
- Decreto nº 15.529, de 16 de maio de 2023. Institui o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação e a Política de Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal, para consolidar princípios e diretrizes de transparência pública que devem ser observadas em todas as ações do governo, seja pela administração direta seja pela administração indireta, inclusive estatais.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.